10 BENEFÍCIOS DO KEFIR PARA A SAÚDE

Atualmente o Kefir é conhecido como um dos probióticos mais potentes que existe. Por isso, estamos falando de uma fantástica fonte de nutrientes, entre as quais estão as vitaminas do complexo B, vitamina K, triptofano, cálcio, magnésio, fósforo, além de conter biocinas, antioxidantes e ser rico em proteínas. Quem consome o Kefir regularmente, conta com um forte aliado ao sistema imunológico, pois ele traz uma série de benefícios à saúde.

Abaixo está uma lista com 10 benefícios do Kefir ao nosso organismo:

1. EXCELENTE FONTE DE VITAMINAS

Síntese de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12), síntese de vitamina K.

A deficiência das vitaminas do complexo B pode provocar doenças neurológicas, dermatológicas, bem como, gastrointestinais. Enquanto que a deficiência de vitamina K, pode provocar distúrbio de coagulação sanguínea.

2. BENEFÍCIOS DO KEFIR PARA O SISTEMA DIGESTIVO

A ingestão de Kefir ajuda na síntese de enzimas digestivas como a lactase. Regula os movimentos intestinais (peristaltismo), bem como a absorção de nutrientes. Promove a desintoxicação da microbiota intestinal, reduzindo a absorção de toxinas alimentares.

Leia também um artigo sobre:  O Kefir e a melhora do paladar.

3. PROBLEMAS EMOCIONAIS

O Kefir contém o triptofano, um aminoácido essencial que não é produzido pelo nosso organismo, ele precisa ser obtido pela alimentação. Por sua vez, o triptofano atua como precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar no indivíduo. Dessa forma, a ingestão de Kefir ajuda nos sintomas da depressão, ansiedade, TPM, insônia, entre outros.

4. PROMOVE A SAÚDE ÓSSEA

benefícios do kefir: saúde óssea da mulher

Ingerir uma quantidade adequada de cálcio é uma das melhores maneiras de promover a proteção da saúde óssea e retardar doenças como a osteoporose, osteopenia e reumatismo. Essa ingestão diária, pode ser realizada a partir do Kefir, que contém o cálcio em sua composição matricial.

5. BENEFÍCIOS DO KEFIR PARA OS MÚSCULOS

Sabe-se que as proteínas são agentes importantes na construção muscular. O Kefir é um alimento rico em proteínas e, por isso, incluí-lo na dieta diária tem bastante relevância para o indivíduo. A ingestão de Kefir também potencializa a absorção de glicose pelas células musculares, aumentando, desta forma, o rendimento físico.

 

6. POTENTES PROPRIEDADES ANTIBACTERIANAS

As biocinas, segundo a nutricionista Anna Christina Castilho, são compostos bioativos, sintetizados como metabólitos secundários por várias bactérias ácido lácticas. Essas biocinas exercem efeito bactericida (que mata o microrganismo) e bacteriostático (que impede o crescimento), contra microrganismos causadores de doenças. Essas bactérias ácido lácticas estão presentes no Kefir e por consequência, as biocinas sintetizadas por elas. Então, a ingestão de Kefir dá ao indivíduo, uma proteção natural contra microrganismos patogênicos, bem como diminui o risco do uso de antibióticos comerciais e todos os efeitos prejudiciais que eles trazem.

Kefir auxilia no combate a microrganismos patogênicos.

7. PREVINE O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Estudos comprovam que o Kefir possui atividade antioxidante. Essa propriedade previne o indivíduo do envelhecimento precoce. Sabe-se que a formação de radicais livres em nosso organismo é natural. Contudo, o excesso dessas moléculas é danoso, pois nosso sistema natural de defesa antioxidante não consegue neutralizar as moléculas em excesso. Esse excesso de radicais livres pode estar ligado a fatores como, poluição, exposição ao sol (radiação ultravioleta – UV), bem como, contaminação por bactérias e fungos, entre outros. Os radicais livres são responsáveis diretos pelo envelhecimento precoce do indivíduo. Desta forma, o Kefir se apresenta como um reforço ao sistema de defesa antioxidante para atenuar este processo.

 

8. MELHORA OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE

O Kefir tem baixo nível glicêmico, tendo em vista que os microrganismos presentes nele, utilizam o açúcar como fonte de carbono no processo de fermentação. Alimentos como o Kefir, ajudam a regular a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas e, por conseguinte, melhora os níveis de açúcar no sangue. Além dessa regulação de açúcar no sangue, os alimentos com baixos níveis glicêmicos, estão sendo associados à melhora da saciedade e, dessa forma, o Kefir também pode ajudar na perda de peso.

Kefir ajuda a regular a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas.

9. PERDA DE PESO

Como mencionado no item anterior, o Kefir é um forte aliado para quem deseja perder peso. Além de regular o trânsito intestinal, diminuindo a sensação de sobrepeso, os probióticos do Kefir aceleram o metabolismo, fazendo com que o indivíduo queime gordura com mais facilidade. A ingestão de Kefir, proporciona a sensação de saciedade e, por isso, o indivíduo diminui o consumo de outros alimentos. Mas, lembre-se, o Kefir sozinho não faz milagres, é preciso manter uma alimentação balanceada e adotar outros hábitos saudáveis, como por exemplo, a prática de exercícios físicos.

10. BENEFÍCIOS DO KEFIR NA PROTEÇÃO CONTRA O CÂNCER

Hoje em dia, o câncer é uma das principais causas de morte no mundo. Ele ocorre quando acontece um descontrole no crescimento das células no corpo, dando origem a um tumor.

A ingestão de Kefir, fortalece o sistema imunológico. Seus probióticos podem ser apontados como redutores na formação de compostos carcinogênicos, bem como, inibidores de crescimento tumoral. Além de ajudar na prevenção do câncer de cólon, um estudo publicado no Diário dos Alimentos Medicinais em 2007, demonstrou que os extratos de Kefir têm componentes que se dirigem especificamente às células humanas de câncer de mama e detêm seu crescimento.

A ingestão de Kefir fortalece o sistema imunológico.

FIQUE LIGADO!!!

Sabendo de todos esses benefícios do Kefir, o que você está esperando para começar a consumir Kefir diariamente?

Probióticos do Kefir, o exército do bem que nosso organismo precisa para se manter firme!

→ Visite nosso Facebook

→Visite nosso Instagram

2 comentários em “10 BENEFÍCIOS DO KEFIR PARA A SAÚDE”

    • Bom dia, Valéria! Bom, como os microrganismos presentes no Kefir de leite consomem parte da lactose, dependendo do grau da sua intolerância, vc pode consumir sim. Uma vez que, o teor de lactose é bem menor. Além disso, vou deixar um post do nosso blog que fala de um microrganismo específico que tem como produto da fermentação a lactase, a enzima que quebra a lactose https://blog.biologicus.com.br/lactobacillus-acidophilus-saiba-um-pouco-mais/ . Você ainda tem como opção, consumir o kefir de frutas, nele tem zero lactose.

Deixe um comentário