10 principais (comprovados) benefícios do Kefir para a saúde

Você conhece os benefícios do Kefir para a saúde? Se já leu o nosso artigo sobre o que é Kefir e qual o melhor tipo, certamente sabe que a sua popularidade vem justamente do bem que ele faz.

Os benefícios do Kefir mais comuns estão ligados ao equilíbrio da flora intestinal, mas na verdade vão muito além disso. Não é à toa que os grãos de Kefir são considerados um superalimento e são tão procurados por quem deseja adotar hábitos mais saudáveis de alimentação.

Continue lendo e descubra quais são os 10 principais – e comprovados – benefícios do Kefir para a saúde!

1. O Kefir é antibacteriano

Por estimular a produção de anticorpos e enzimas, os microrganismos benéficos do Kefir são fundamentais no combate contra bactérias maléficas, bem como de fungos, parasitas e vírus que constantemente agem contra o organismo.

Um deles é o probiótico Lactobacillus kefiri, que causa um potente efeito antibacteriano capaz de combater bactérias prejudiciais à saúde, como a salmonela, contraída por meio da ingestão de alimentos contaminados com resquícios de fezes de animais.

2. Reduz o risco de osteoporose

A osteoporose acontece quando os ossos ficam fracos e porosos devido à perda de massa óssea. Essa doença é um problema que afeta principalmente idosos, pois provoca a diminuição da absorção de magnésio e de cálcio.

Como um dos benefícios do Kefir é fornecer uma boa quantidade de cálcio e de magnésio ao organismo, ele ajuda a tratar e prevenir a osteoporose, servindo como um suplemento probiótico.

3. É melhor que o iogurte

Antes do Kefir de leite se popularizar, os alimentos considerados bons para a flora intestinal por conta dos lactobacilos que fornecem sempre foram o iogurte, a coalhada e o leite fermentado vendido no supermercado. Mas nenhum deles se compara ao Kefir.

Por conta da grande variedade de microrganismos presentes neste probiótico, o Kefir fornece mais efeitos benéficos para a saúde do que outros fermentados lácteos, principalmente os que passam por diversos processos industriais antes de chegar à sua casa.

4. Alivia problemas estomacais e hepáticos

Da mesma forma que agem no intestino, onde está localizado mais de 75% do sistema imunológico humano, os probióticos do Kefir também atuam em benefício da saúde estomacal, evitando a acidez excessiva e evitando problemas como úlceras, gastrite e refluxo. Além disso, atua na saúde do fígado, rins e vesícula, restabelecendo as funções desses órgãos.

5. Pode ser inserido numa dieta fitness

Quem leva a sério uma rotina fitness, com uma alimentação balanceada e treinos, preza pelo consumo de proteínas que são fundamentais para a regeneração e crescimento muscular. É por isso que o Kefir pode ser um grande aliado de esportistas e atletas: em 175ml da bebida é possível encontrar 6 gramas de proteínas. Além disso, é possível utilizar o alimento como parte de shakes saudáveis e proteicos.

6. É usado para emagrecer com saúde

O emagrecimento acontece como uma consequência de uma reeducação alimentar e o estabelecimento de uma rotina saudável com exercícios.

Ao consumir Kefir regularmente é possível equilibrar o bom funcionamento do organismo, reduzindo a retenção de líquidos e o acúmulo de gordura. Também é possível conseguir prolongar a sensação de saciedade, o que ajuda àqueles que precisam se alimentar em horários certos.

7. Tem propriedades anticancerígenas

Um estudo publicado no National Center of Biotechnology Information mostrou que o Kefir de leite foi capaz de diminuir o crescimento de células do câncer de mama humano em laboratório.

A renovação celular é importantíssima para o combate ao câncer, já que evita o excesso de radicais livres que acontece quando o sistema imunológico não está trabalhando de forma saudável.

Além de fortalecer o sistema imunológico, outros estudos revelam que o Kefir pode atuar na inibição de tumores, já que promove o aumento de células exterminadoras naturais (NK). Portanto, esse é um alimento com grande potencial no auxílio à prevenção do câncer.

8. Combate problemas intestinais

Um dos principais benefícios do Kefir é atuar para o bom funcionamento da flora intestinal, já que ele é um alimento probiótico, ou seja, composto por microrganismos benéficos que se concentram no intestino.

Eles facilitam a absorção de nutrientes e estimulam a cura de infecções e inflamações de forma natural. Como resultado, o Kefir melhora o funcionamento do intestino, seja para quem está com ele muito preso ou muito solto.

Além disso, é recomendado para quem passou por um longo tratamento com antibióticos e é ótimo aliado no tratamento da síndrome do intestino irritável, alergias gastrointestinais e disbiose intestinal.

9. Auxilia no tratamento de asma e alergias

Outro estudo realizado e publicado no Natural Center of Biotechnology Information apontou efeitos benéficos do Kefir contra a asma e alergias quando testado em ratos de laboratório, sendo um potencial terapêutico para o tratamento de asma brônquica alérgica.

Para ser utilizado como apoio para tratamentos, é indicado que o uso seja associado à prescrição médica e uma ótima maneira de fazer isso é por meio do suplemento probiótico em cápsulas.

10. É um superalimento, fonte de nutrientes variados

Quando falamos em superalimentos, estamos nos referindo àqueles que fornecem uma grande variedade de nutrientes e em quantidades consideráveis para o valor diário recomendado.

Sendo assim, o os benefícios do Kefir de leite, por exemplo, são tão poderosos que ele chegou até esse patamar. A cada 175ml, ele fornece:

  • 5% do valor diário recomendado de Magnésio;

  • 19% do valor diário recomendado de vitamina B2;

  • 14% do valor diário recomendado de vitamina B12;

  • 20% do valor diário recomendado de Fósforo;

  • 20% do valor diário recomendado de Cálcio.

Mais benefícios do Kefir para a saúde…

Além de tantos benefícios do Kefir para todos os sistemas do corpo, a boa notícia é que esse alimento é indicado para todas as idades, sem restrições, já que pode ser feito de leite, de água ou suco de frutas.

Recomendamos fortemente que você considere também investir em uma alimentação mais saudável, rica em probióticos como o Kefir, além de muitas frutas, verduras, legumes, oleaginosas, ovos e outras fontes proteicas, se possível, todos orgânicos.

Este conteúdo foi útil para você? Quer se tornar nosso leitor e ser avisado quando publicarmos conteúdos novos toda semana? É só assinar a nossa newsletter. Garantimos que não enviaremos spam!

4 comentários em “10 principais (comprovados) benefícios do Kefir para a saúde”

  1. Sou diabetica e estou fazendo uso do kefir há aproximadamente 4 meses, gostaria de obter informações referente ao meu caso e quais os beneficio?

    • Bom dia Monica, você pode entrar em nosso site https://www.biologicus.com.br/ e ir na opção pontos de venda. Ver qual local mais próximo da sua casa e entrar em contato com a loja para saber sobre descontos. Ou ainda pode ir na nossa BIOLOJA, e observar descontos e promoções. Abraço.

Deixe um comentário