ÁCIDO MÁLICO – VAMOS CONHECER?

O ácido málico é achado de forma natural em frutas como as maçãs. Se trata de um composto orgânico que muitas vezes é consumido como um suplemento.

ácido málico e maçãs

É tradicionalmente utilizado no tratamento de fibromialgia e na síndrome de fadiga crônica. 

Ele é conhecido devido a sua capacidade de conseguir aumentar a energia e a tolerância aos exercícios físicos.

Trata-se de um ácido que é um componente fundamental no ciclo Krebs. Que por sua vez, é a forma de conversão dos alimentos em energia. 

Considerado alfa-hidroxi, uma categoria de ácidos naturais que são comumente usados em produtos para os cuidados da pele.

É também comercializado como suplemento dietético, sendo assim famoso por proporcionar diversos benefícios. 

ÁCIDO MÁLICO – QUAL SUA FUNCIONALIDADE?

Possui benefícios significativos é o maior dele é a capacidade de estimulação do metabolismo e no aumento de produção energética. 

Esse ácido possui um papel essencial na melhoria de desempenho muscular global. Ajuda a combater a fadiga muscular após atividades físicas, o que auxilia na redução do cansaço. Além disso, também auxilia no restabelecimento dos níveis de energia. 

Ao proporcionar essa ajuda, o ácido acaba proporcionando melhorias na clareza mental.

Essas ações são importantes, pois ajudam também no tratamento de quem sofre de fibromialgia, que envolve dores nos músculos, baixos níveis de energia e sensibilidade conjunta.

Leia também: ÁCIDOS ORGÂNICOS – IMPORTÂNCIA PARA SAÚDE 

De acordo com uma pesquisa realizada durante seis meses por cientistas que trabalham no Departamento de Medicina da Universidade de Ciência da Saúde Centro Texas nos Estados Unidos esse ácido é muito eficaz.

O êxito foi comprovado após 1.200 mg de ácido málico e mais 300 mg de magnésio terem sido utilizados em 24 pacientes que sofriam de fibromialgia. 

Metade dos pacientes receberam tratamento ativo, enquanto apenas a outra metade recebeu placebo. 

Ao fim dos estudos, todos os pacientes que foram tratados com o ácido málico e com magnésio apresentaram melhoras no quadro de seus sintomas de fibromialgia e sem efeitos colaterais. 

ÁCIDO MÁLICO E SEUS BENEFÍCIOS

O ácido málico proporciona alguns benefícios na vida das pessoas. Sendo assim, torna-se uma ótima opção de componente no dia a dia da população.

1 – AUXÍLIO DE RESISTÊNCIA AOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

Àquela pessoa que sofre de fibromialgia e síndrome da fadiga crônica possui grandes dificuldades em fazer as atividades físicas, já que o sentimento de fadiga é rápido.

exercícios físicos e ácido málico

Por mais que a execução dos exercícios aconteça de forma moderada, esse pode ser um problema. Sendo assim, o ácido málico auxilia esses pacientes e outras pessoas na melhoria da resistência aos exercícios físicos. 

2 – BENEFÍCIOS PARA A PELE

De acordo com alguns estudos feitos nos anos 90 e no início dos anos 2000, o ácido málico apresenta benefícios quando é aplicado à pele.

Nos testes realizados com animais e células humanas, os pesquisadores concluíram que o ácido pode auxiliar no aumento de produção do colágeno. Assim também no combate aos efeitos do sol que envelhecem a pele. 

Resultado de imagem para ácido málico e pele"

3 – SAÚDE CARDÍACA

O ácido málico também é benéfico à saúde cardiovascular de uma pessoa. Testes realizados com ratos, determinaram que nesse ácido há propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Resultado de imagem para saúde cardiovascular"

 

Desta maneira, o ácido málico apresenta benefícios no tratamento de isquemia do miocárdio. 

4 – COLABORA NA PRODUÇÃO DE SALIVA

O ácido málico faz parte da composição e é constantemente utilizado em cremes dentais, pois ajuda na estimulação a produção de saliva, sendo assim, a quantidade de bactérias nocivas na boca é reduzida.

A IMPORTÂNCIA DO ÁCIDO MÁLICO

Devido aos benefícios, principalmente como um grande auxiliador em doenças como a fibromialgia, ele possui bastante importância no setor da medicina, pois é utilizado no desenvolvimento de vários remédios. 

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário