AGROTÓXICOS E PESTICIDAS – INOFENSIVOS?

Já parou para pensar seriamente no que são agrotóxicos e pesticidas? Além disso, já pensou nos danos que eles podem causar em sua saúde?

Vamos tentar entender?

Então vamos nessa!

O QUE SÃO AGROTÓXICOS E PESTICIDAS?

Agrotóxicos é substância ou produto químico fungicida, inseticida, herbicida, na prevenção ou no combate de pragas agrícolas. Um pesticida pode ser qualquer substância química ou um agente biológico (vírus ou bactéria), que é aplicado para o combate a pragas que estiverem destruindo uma plantação, disseminando doenças.

COMÉRCIO DE ALIMENTOS

No altamente competitivo comércio de alimentos, uma safra perdida pode ter consequências catastróficas para o bolso do produtor.

Assim sendo, os agrotóxicos e pesticidas, carinhosa e engenhosamente chamados DEFENSIVOS AGRÍCOLAS,  viraram praticamente lei. A maior vergonha de todas é saber que nosso país é o líder mundial no uso dos pesticidas.

agrotóxicos são venenos

Além disso, as estatísticas mostram que a cada ano são intoxicadas, no mundo, ao redor de 3 milhões de pessoas, o equivalente às cidades de Salvador e Jundiaí juntas, pelo uso de agrotóxicos. Morrem mais de 220 mil pessoas, o que significa 660 mortes por dia, 25 mortes por hora.

Leia também: ALIMENTOS ORGÂNICOS SÃO MAIS NUTRITIVOS?

TRÊS PROBLEMAS CAUSADOS POR ESTES “INOCENTES PRODUTOS

1. CÂNCER – Inúmeros trabalhos científicos já comprovaram. Cito apenas os índices de câncer no México que se configura como a segunda causa de morte do país. Ali há muita contaminação no milho e, dessa forma, grande população de abelhas tem sido eliminada, além de contaminação de rios e águas subterrâneas;

2. DEPRESSÃO – Além de aumentar o risco de câncer, o consumo de agrotóxicos pode oferecer espaço para o desenvolvimento de problemas de ordem neurológica. Segundo o meu colega epidemiologista Sérgio Koifman, da Fiocruz, a DEPRESSÃO é um dos exemplos mais clássicos de consequências dos agrotóxicos para o cérebro;

3. FERTILIDADE – Os pesticidas podem afetar a taxa de fertilidade e alterar a qualidade dos espermatozoides. Uma grande complicação para quem quer gerar um filho num futuro próximo.

agrotóxicos e pesticidas

CONSEQUÊNCIAS DO USO DE AGROTÓXICOS E PESTICIDAS

Hoje em dia já foi detectado em algumas cidades brasileiras uma alta concentração de agrotóxicos na água de abastecimento público. Sendo assim, acredita-se que não tardará muito para que o problema dos agrotóxicos seja considerado um assunto de Saúde Pública. 

Então, a opção mais segura é consumir produtos orgânicos, que são cultivados sem esses compostos perigosos — tanto para o nosso organismo quanto para o planeta como um todo. 

Algumas pessoas acreditam que não podem ajudar a combater esse mal, o que representa um grande equívoco. Vários países mudaram a legislação e proibiram o uso desses venenos simplesmente porque o povo optou por comprar produtos orgânicos. Assim, a conscientização da população e a influência que cada um pode exercer entre os amigos, familiares e vizinhos para incentivá-los a não consumir produtos com agrotóxico, tem sido uma ação cada dia mais observada mesmo no Brasil. Isso representa um protesto silencioso que tem mostrado em vários países resultados rápidos e eficazes. Procure as feirinhas de orgânicos na sua sua cidade e previna-se dos danos causados pelos agrotóxicos!

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário