ÁGUA – JÁ OUVIU FALAR EM HIDROTERAPIA

A água representada para o ser como elemento essencial para a vida. Ao homem, entre outras utilidades, esse líquido tão precioso pode trazer benefícios também terapêuticos, você sabia?

A TERAPIA DA ÁGUA

A palavra hidroterapia tem origem grega “Hydor” (água) + “Therapeia” (cura). Também chamada de Aquaterapia ou Fisioterapia Aquática, é um processo terapêutico que consiste no tratamento de todo o corpo ou de algumas partes com água em temperaturas variadas.

A água pode promover ou auxiliar a cura das mais diversas doenças, através da pressão exercida sobre o corpo, dos banhos simples ou com adição de determinados produtos, do efeito de propulsão de cima para baixo e de ações localizadas. Isto porque atuam sobre o metabolismo, o sistema nervoso e a circulação sanguínea. 

VOCÊ SABIA? Quem renovou a hidroterapia moderna foi Sebastian Kneipp, que acreditava que as doenças aparecem no homem quando a sua força natural é minada por uma alimentação inadequada e um modo de vida antinatural. Assim, os métodos que criou (conhecidos até hoje como “cura de Kneipp”) sempre envolviam a cura pela água. 

Leia também: CROMOTERAPIA – PARA QUE SERVE? COMO APLICAR?

COMO FUNCIONA?

Quando o corpo faz movimentos embaixo da água, ocorre um aumento da vasodilatação e o organismo libera uma substância chamada “histamina”, que dá a sensação de alívio das dores. Sendo assim, esta técnica pode promover o relaxamento e o fortalecimento muscular, além da estabilização das articulações. No sentido psicológico, a prática contribui para o resgate da autoestima do paciente, reduz a sensação de ansiedade bem como estresse e melhora a qualidade do sono. Além disso, é uma ótima opção para idosos, pois ajuda na respiração e favorece o estímulo do equilíbrio e da coordenação motora.

Fisioterapia e hidroterapia como aliadas no pré e no pós - Jornal ...

SE LIGA! Muita gente confunde hidroterapia com hidroginástica! Apesar das duas serem na água, elas possuem finalidades diferentes. A hidroginástica é uma atividade física – aeróbica – realizada em piscina aquecida, que proporciona condicionamento físico geral, fortalecimento muscular assim também melhora da resistência cardiorrespiratória.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA TERAPIA DA ÁGUA?

  • Promove a ativação da circulação sanguínea e facilita a coordenação motora;
  • Melhora o equilíbrio e o sistema cardiorrespiratório;
  • Reduz os espasmos assim também as contrações musculares;
  • Aumenta a amplitude das articulações e a resistência muscular;
  • Produz relaxamento muscular alívio da dor e do estresse, em virtude da água aquecida;
  • Por estimular a autoconfiança do paciente, melhorando a imagem corporal, a hidroterapia aumenta a autoestima do indivíduo, levando-o conhecer melhor o seu próprio corpo;
  • As propriedades da água ajudam na redução da carga gerada pelo peso do corpo sobre as articulações e ossos, mantendo a resistência e viabilizando o crescimento muscular sem provocar novas lesões em outras áreas do corpo.

COMO APLICAR NO DIA A DIA?

Geralmente o tratamento é feito por um profissional especializado, como o fisioterapeuta, que mescla os princípios ativos da água com técnicas de movimentos corporais, de acordo com cada caso. Dependendo da necessidade de cada um, a água utilizada na hidroterapia pode apresentar diferentes temperaturas e formatos (líquido, sólido ou gasoso).

Coluna com Saúde: Hidroterapia

O tratamento pode ser feito em piscinas, onde a imersão na água auxilia os adeptos da terapia a realizarem os exercícios com menos dificuldade. Essa prática é ideal para pessoas que apresentam problemas ortopédicos ou de obesidade. Ao diminuir o peso do paciente, a natural resistência da água facilita a melhor execução de movimentos, acelerando o resultado da terapia. Além disso, a prática ainda pode ser realizada por meio de ingestão, inalação ou aplicações com duchas em áreas específicas.

E aí? Já conhecia esse processo terapêutico? 

A água é elemento essencial ao organismo! Pois, seja em forma de linfa ou de sangue transporta, dissolve, distribui os alimentos pelas células, remove resíduos… Tanto a sua ingestão e seu uso em banhos, quanto através de métodos específicos, constituem uma maneira segura de se servir da natureza para conseguir o equilíbrio do corpo! 

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário