ÁGUA – QUANTO PRECISAMOS TOMAR POR DIA?

Todos sabemos que beber água é fundamental para a nossa vida… Porém, a quantidade que deve ser consumida diariamente por cada pessoa ainda é motivo de dúvidas. 

Quem nunca ouviu dizer que precisamos tomar pelo menos dois litros por dia para que o organismo funcione bem? Mas será que essa é a quantidade adequada para todos os indivíduos? Como saber quanto devemos ingerir por dia? A verdade é que nossa quantidade necessária varia muito e diversos fatores devem ser levados em consideração. Afinal, O EQUILÍBRIO É A CHAVE DO NOSSO ORGANISMO! 

Quer saber um pouquinho mais? Continue aqui conosco! 🙂

QUANTOS LITROS DE ÁGUA DEVEMOS BEBER POR DIA?

Devemos ingerir líquidos ao longo do dia, principalmente nos dias mais quentes, sempre um pouco por vez, para não ficar muitas horas sem se hidratar. No verão, por exemplo, quando perdemos muito líquido através do suor, devemos procurar ingerir a bebida de hora em hora, mesmo sem, necessariamente, sentirmos sede. 

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Ter que beber água 8 vezes por dia é um mito. A quantidade que deve ser consumida no dia é individual. O cálculo feito é 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Por exemplo: Uma pessoa de 45 kg deve tomar 1,5 litros por dia (o equivalente a 7 ou 8 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos). 

No entanto, a quantidade de água a ser ingerida depende de uma série de fatores que vão desde a quantidade de exercício realizada até a temperatura do ambiente em que estamos.

QUAIS FATORES INFLUENCIAM NA QUANTIDADE A SER INGERIDA?

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Veja alguns fatores que influenciam e determinam a quantidade de água que devemos beber diariamente:

  • Nível de atividade física: Quem corre todos os dias necessita de mais água do que alguém que faz caminhadas três vezes por semana. Portanto, quanto mais intensa a atividade física realizada, maior a quantidade necessária. Também é importante tomar água durante e depois das atividades físicas.
  • Clima: Quem mora em cidades quentes precisa de mais, do que quem mora em locais mais frios. Também precisamos de mais água no verão, quando suamos mais e, portanto, perdemos mais água, do que no inverno.
  • Metabolismo: Quem tem um metabolismo mais acelerado necessita de mais, do quem tem o metabolismo mais lento.
  • Peso: Uma pessoa de 100 kg precisa de mais água do uma de 50 kg. Quanto maior o peso, maior a necessidade.
  • Dieta: Se você ingere muito sal, vai precisar de mais água do quem come mais frutas e verduras, que são ricas em água.
  • Estado geral: Algumas condições físicas interferem na necessidade. Se você tiver febre, por exemplo, deverá aumentar a ingestão de líquidos. A mesma dica vale para quem apresentar episódios de diarreia ou vômitos. Para repor o líquido perdido, opte por caldos e sopas em vez de líquidos açucarados. Algumas doenças, como insuficiência renal, por exemplo, exigem limitação da quantidade de água ingerida.
  • Consumo de álcool: Se for ingerir álcool, procure alternar a bebida alcoólica com água. A dica é tomar um copo de água depois de cada drinque,  já que o álcool ajuda a desidratar o organismo.

O QUE ACONTECE SE BEBERMOS ÁGUA DEMAIS?

Por mais que seja tentador se fartar de água em meio a tanto calor, tomar líquidos em excesso todos os dias não só não adianta nada, como pode atrapalhar!

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Assim como ingerir quantidade abaixo do aconselhado é ruim, em demasia a hidratação pode causar um desequilíbrio eletrolítico (dos sais minerais) e causar efeito oposto – a desidratação – que traz uma série de incômodos que só pioram o mal-estar que sentimos com o calor do verão.

A desidratação causa a sensação de fraqueza, cansaço, fadiga, a queda da pressão arterial, aumento de sede, elevação da frequência cardíaca, queda do desempenho, sensação de pernas pesadas, falta de fôlego, dores musculares e/ou falta de coordenação motora podendo provocar entorses.

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DICA: 

Para que não reste dúvidas, observe a frequência com que você urina e a cor da sua urina. O ideal é que ela seja amarelo-clara.

Se a urina estiver amarelo-escura e com odor forte e você estiver indo menos vezes do que costuma ao banheiro, é sinal de que está ingerindo pouca água. Tome dois copos para se hidratar.

Por outro lado, se estiver urinando muito e a urina estiver límpida, transparente, provavelmente você está ingerindo em excesso. Tomar muita água, além da necessidade, pode causar diluição do sangue e, em casos extremos, do sódio no organismo.

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