ALIMENTAÇÃO PROBIÓTICA E FUNÇÃO CEREBRAL

Muitas pessoas não sabem, mas há grande relação entre uma alimentação probiótica e a função cerebral. Por isso, se você está se perguntando que relação é essa, não se preocupe, pois é disso que falaremos aqui.

Neste artigo, veremos tudo o que você precisa saber e realmente dar as informações mais importantes sobre o tema.

Curioso?

Então vamos direto ao que interessa agora mesmo.

O QUE SÃO ALIMENTOS PROBIÓTICOS?

Os probióticos são bactérias benéficas que ​quando consumidas em quantidades adequadas auxiliam no fortalecimento da saúde. 

Uma vez no cólon, as bactérias se multiplicam e ajudam a manter um equilíbrio entre as bactérias boas e ruins que vivem lá. Os probióticos são adicionados a certos alimentos.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS?

Os prebióticos são carboidratos não digeríveis que servem como “alimento” para os probióticos. 

O consumo de prebióticos permitirá que os probióticos se multipliquem e permaneçam em seu sistema digestivo. Alimentos contendo prebióticos incluem alcachofras, bananas, assim também cebolas, entre outros.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA ALIMENTAÇÃO PROBIÓTICA PARA SAÚDE?

Estudos revelam que uma alimentação probiótica pode contribuir para:

  • Reduzir a diarreia causada por antibióticos;
  • Aliviar os sintomas da colite ulcerativa, um tipo de doença inflamatória intestinal;
  • Aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável.

Além disso, a alimentação probiótica pode reduzir também:

  • Sintomas de ansiedade;
  • Sintomas depressivos;
  • Distúrbios psicológicos;
  • Estresse escolar.
alimentação probiótica

Algumas pesquisas mostram que os probióticos podem ser úteis em casos de intolerância à lactose, mas são necessários mais estudos para confirmar por completo. 

Lembre-se de que os efeitos positivos dos probióticos dependem do tipo de alimentação probiótica assim também da quantidade consumida.

Leia também: INTESTINO E CÉREBRO – COMUNICAÇÃO DIRETA

QUAIS ALIMENTOS CONTÊM PROBIÓTICOS?

Os probióticos podem ser encontrados nos seguintes alimentos:

  • Iogurte;
  • Queijo;
  • Kefir.

As bactérias probióticas mais comumente encontradas nos alimentos são Lactobacillus e Bifidobactérias

alimentação probiótica

QUAL A RECOMENDAÇÃO NO CONSUMO DE PROBIÓTICOS?

É recomendável que você o consuma de forma regular e prolongada, a fim de manter uma quantidade suficiente de boas bactérias no seu sistema digestivo. 

Sobretudo, lembre-se de que os efeitos positivos dos probióticos variam de pessoa para pessoa. Então, as pessoas que não consomem alimentos contendo probióticos ainda podem ter um sistema digestivo saudável em uma dieta balanceada.

OS ALIMENTOS PROBIÓTICOS SÃO SEGUROS PARA SUA SAÚDE?

Alimentos contendo probióticos são adequados para a maioria das pessoas, incluindo mulheres grávidas. 

Se você tem um distúrbio ou doença, ou gostaria de dar probióticos a uma criança, consulte primeiro o seu médico ou nutricionista.

Bactérias probióticas são frequentemente cultivadas usando leite. Contudo, já se pode encontrar no comércio produtos à base de frutas.

DEVO CONSUMIR ALIMENTOS PROBIÓTICOS?

Esta decisão é sua. Alimentos como iogurte, leite e queijo, que contêm probióticos, são bons para a maioria das pessoas. Sendo assim, podem ser consumidos como parte de uma dieta saudável. 

Eles também contêm cálcio bem como proteínas essenciais para a saúde. Se você não quiser comer alimentos probióticos, é importante comer alimentos ricos em cálcio. 

Mas alimentos probióticos são bem mais recomendados que suplementos, de modo que a melhor ideia é não abandonar os alimentos que contenham probióticos em sua dieta.

Gostou de saber mais da relação entre a função cerebral e a alimentação probiótica? Então não deixe de usar este conhecimento a seu favor, sem esquecer de consumir sempre alimentos realmente saudáveis, que irão lhe oferecer tudo o que seu corpo precisa.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário