ALIMENTOS COM AGROTÓXICOS: OS MAIS PERIGOSOS

Alimentos com agrotóxicos são perigosos sabiam?

Sendo assim, que tal conhecer um pouco mais sobre essa periculosidade que nos rodeia?

Vamos nessa!

Para ser saudável, recomenda-se comer 5 frutas e vegetais por dia. Mas quando comemos alguns desses alimentos, ingerimos muitas substâncias tóxicas. 

De acordo com especialistas, quase três quartos das frutas e 41% dos vegetais não orgânicos carregam traços de pesticidas quantificáveis que podem causar estragos no ecossistema, na saúde e nos agricultores.

ALIMENTOS COM AGROTÓXICOS

As frutas e vegetais sofrem bastante com a presença e concentração de diferentes resíduos de pesticidas. Estes podem ser encontrados em nossas prateleiras desde que nós comemos e também importamos de outros países. 

A lista das frutas e hortaliças mais contaminadas é determinada pela presença de diferentes resíduos de agrotóxicos e pela concentração ali encontrada.

PESTICIDAS EM NOSSOS PRATOS

Muitos poluentes são encontrados em nossos alimentos: além dos pesticidas em questão, PCB, clordecona, mercúrio, alumínio, micotoxinas, acrilamida, cádmio, enfim, podem ser encontrados em certos alimentos.

PESTICIDAS E COMIDA, QUAIS SÃO OS RISCOS?

Estudos realizados na Alemanha já haviam destacado que metade de nossas frutas e legumes continha resíduos de pesticidas e até 10% em proporções superiores aos padrões legais. Aipo, pimenta ou pêssegos também estavam entre os alimentos com agrotóxicos em maior quantidade.

Os pesticidas penetram as plantas, frutas e vegetais que os processam. É comendo alimentos processados que os consumidores estão expostos a pesticidas. Por enquanto, é difícil ter uma ideia clara sobre os riscos incorridos pelo consumidor. De fato, existem poucos estudos sobre o assunto.

ALIMENTOS COM AGROTÓXICOS EM MAIOR QUANTIDADE

MORANGO

Morango, Frutas, Red, Fundo, Dieta, Alimentos

99% das amostras testadas continham resíduos de pelo menos um pesticida. Cerca de 20% das amostras continham resíduos de 10 ou mais pesticidas. Sendo o morango o top 1 dos alimentos com agrotóxicos mais perigosos.

ESPINAFRE 

97% das amostras testadas continham resíduos de pesticidas. Por peso, as amostras de espinafre continham mais resíduos de pesticidas do que todos os outros produtos testados.

NECTARINA 

Quase 94% das amostras testadas continham resíduos de dois ou mais pesticidas. Uma das amostras continha resíduos de pesticidas.

MAÇÃ

90% das amostras testadas continham resíduos de pesticidas. Estas amostras continham uma média de 4,4 pesticidas.

Red, Maçãs, Alimentos, Vitaminas, Frutas, Apple

UVAS 

Mais de 96% das amostras testadas continham resíduos de pesticidas. Estas amostras continham, em média, 5 pesticidas.

FRUTAS E LEGUMES COM POUCO OU NENHUM RESÍDUO DE PESTICIDAS

Embora a alta contaminação dos alimentos com agrotóxicos venha ser uma preocupação para muitos, a solução não é parar de comer frutas e vegetais, mas sim diversificar aqueles que são consumidos.

Assim também, podemos procurar consumir alimentos orgânicos.

CLASSIFICAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO

Todas as frutas e vegetais não são iguais em termos de nocividade: a multiplicação de estudos científicos tornou possível o uso de grandes amostras para determinar quais os principais alimentos com agrotóxicos.

Para começar, saiba que os vegetais que crescem no subsolo (batatas, rabanetes, etc.) são muito menos propensos a pulverização e, portanto, são menos perigosos.

Além disso, entre os mais bem classificados na lista, ou seja, os vegetais menos contaminados, também encontramos cebola, alho e alho-poró.

Por outro lado, algumas frutas e vegetais chegam tarde na classe, potencialmente carregando mais pesticidas do que outros.

Entre eles, pepinos e abobrinhas, leguminosas (ervilhas e feijões), frutas de caroço (abacate, damasco, manga), maçãs e peras, frutas cítricas, pimentões, saladas, morangos e framboesas.

Leia também: ALIMENTOS FERMENTADOS – BENEFÍCIOS

PESTICIDAS, ESTE PROGRESSO CIENTÍFICO TORNA-SE UM PERIGO PARA O HOMEM

A generalização da agricultura intensiva certamente aumentou os rendimentos e a produtividade, mas também apresenta desvantagens. Entre eles, a presença de alimentos com agrotóxicos cada vez mais frequentes em nossa alimentação.

Um pesticida é um produto químico usado pelos agricultores para evitar a deterioração ou destruição de culturas por insetos (inseticidas), fungos parasitas (fungicidas) e ervas daninhas (herbicidas).

Na ideia, isto parece ser um grande passo em frente para a agricultura. O problema é que mais e mais estudos tendem a demonstrar as ligações entre o uso desses produtos químicos e o esgotamento do solo, bem como sérios problemas de saúde em seres humanos.

ALIMENTOS COM AGROTÓXICOS

A pesquisa científica está preocupada, entre outras coisas, com a relação causal entre agrotóxicos e câncer, infertilidade e desenvolvimento fetal.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTO!

REFERÊNCIAS:

Alimentos apresentam agrotóxicos acima do recomendado;

Quais são os piores agrotóxicos para saúde humana.

Deixe um comentário