ALIMENTOS FERMENTADOS – BENEFÍCIOS

Os alimentos fermentados são as formas mais originais de conservação dos alimentos. Provavelmente o homem ao descobrir como as uvas fermentavam de maneira espontânea e davam origem a uma bebida tão saborosa quanto o vinho, tenham descoberto que outros alimentos poderiam ser consumidos dessa forma.

Não só as uvas fermentam, mas outras frutas como as maçãs (cidras), o abacaxi, o caju (cajuína) são exemplos de como a fermentação potencializa o valor dos alimentos “in natura”.  

ALIMENTOS FERMENTADOS E CIÊNCIA

A ciência da alimentação conseguiu controlar os processos fermentativos e tem oferecido alimentos mais nutritivos, seguros e com maior durabilidade. Sendo assim, podemos citar alguns benefícios dos alimentos fermentados:

  • Alimentos mais nutritivos e de digestão mais fácil;
  • Maior aporte de vitaminas importantes como as do grupo B e a Vitamina K que é difícil ser encontrada em alimentos não fermentados. Esta vitamina é essencial para a saúde óssea e coronária, assim como para prevenir determinados tipos de câncer;
  • Promovem a modulação do sistema imunológico. Sempre é bom lembrar que 70% das células de defesa encontram-se no intestino, por isso a importância de manter uma microbiota saudável;
  • Cada tipo de alimento fermentado aporta microrganismos próprios, enriquecendo nossa microbiana e, consequentemente, diminuindo os risco de enfermidades.

Leia também: KEFIR E IOGURTE – SAIBA A DIFERENÇA

ALIMENTOS FERMENTADOS MAIS CONHECIDOS

Alguns dos fermentados mais conhecidos são: chucrute (do repolho) que oferece uma variedade de probióticos; os picles; fermentados lácteos como o iogurte e o Kefir; a Kombucha que é uma bebida fermentada de chás.

Todos os fermentados, além dos microrganismos vivos que eles aportam, são ricos em metabólitos que são nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo.

O Kefir, proveniente do Cáucaso, é um dos fermentados que aporta maior diversidade microbiana, com efeito sinérgico, que o torna um potente probiótico, oferecendo importantes benefícios, quais sejam:

  • Capacidade anti-inflamatória;
  • Auxiliar na prevenção e tratamento do câncer;
  • Capacidade antioxidante;
  • Redução de problemas intestinais, ao regular a resposta inflamatória;

Aportar fermentados probióticos rotineiramente ao seu organismo é, sem sombra de dúvidas, uma maneira prazerosa de viver uma vida saudável!

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

REFERÊNCIA:

https://www.fitnessrevolucionario.com/2016/05/21/alimentos-fermentados/

Deixe um comentário