ALIMENTOS ORGÂNICOS SÃO MAIS NUTRITIVOS?

Os alimentos orgânicos vêm ganhando popularidade há alguns anos e agora estão na maioria dos mercados e supermercados.

Os consumidores que recorrem a esses produtos, frequentemente o fazem para reduzir seu impacto ecológico e consumir menos pesticidas. Além disso, eles percebem que os alimentos orgânicos são mais saborosos do que os da agricultura convencional. Mas e quanto ao seu valor nutricional?

Alimentos orgânicos.

Apesar de muita pesquisa sobre o assunto, não é possível dizer agora que os alimentos orgânicos são mais nutritivos. Ou ainda que eles realmente fornecem benefícios adicionais à saúde em comparação com os alimentos não-orgânicos.

O QUE SÃO ALIMENTOS ORGÂNICOS?

alimentos orgânicos são cultivados sem pesticidas, herbicidas, fertilizantes sintéticos ou hormônios de crescimento, etc. Nos EUA, existe uma regulamentação que cuida desse novo tipo de agricultura.

ANTIOXIDANTES, VITAMINAS, MINERAIS E ETC.

Uma meta-análise publicada em 2012 de 240 estudos que analisaram o conteúdo de vários nutrientes e pesticidas de alimentos orgânicos e convencionais não encontrou diferença significativa no conteúdo vitamínico.

Por outro lado, fósforo e fenóis (antioxidantes) pareciam ser mais altos em frutas e vegetais orgânicos, mas a diferença era mínima.

Uma segunda meta-análise publicada em 2014 reuniu 343 estudos que analisaram os níveis de nutrientes e pesticidas.

Vários dos estudos incluídos foram os mesmos da meta-análise de 2012. Os autores da última meta-análise observaram uma quantidade significativamente maior nos produtos biológicos de algumas vitaminas, nomeadamente vitamina C, alguns carotenoides e vitamina E.

Em suma, muito pouco em comparação com as centenas de nutrientes nos alimentos! Como na meta-análise de 2012, os pesquisadores descobriram que a quantidade de fenóis era maior. O aumento na quantidade de antioxidantes variou de 18% a 69%, dependendo da molécula.

Alimentos orgânicos.

Em conexão com esses resultados, a atividade antioxidante de frutas e vegetais orgânicos parece ser maior.

MAS, E OS NUTRIENTES?

Vários estudos examinaram a qualidade nutricional dos alimentos orgânicos em comparação com alimentos cultivados convencionalmente. Por outro lado, no geral, eles não parecem muito mais nutritivos.

Também deve ser lembrado que existem muitos fatores que podem influenciar o valor nutricional dos alimentos: solo, clima, variedade, quantidade de luz recebida, etc. Esses fatores podem até ter mais impacto do que o cultivo em si, orgânico ou não.

Leia também: ALIMENTOS FERMENTADOS – BENEFÍCIOS

RESÍDUOS DE PESTICIDAS

Não surpreendentemente, ambas as meta-análises encontraram diferenças significativas entre alimentos orgânicos e convencionais em relação aos resíduos de pesticidas. Na qual, os orgânicos contêm significativamente menos.

Alimentos orgânicos.

Assim, embora os alimentos orgânicos não sejam melhores para a saúde do que os alimentos convencionais, a agricultura orgânica traz benefícios para o meio ambiente e para os produtores agrícolas. Portanto, é uma escolha sensata recorrer a eles quando possível.

HIPÓTESES SOBRE ANTIOXIDANTES

Recentemente foi levantada uma hipótese muito interessante sobre o teor de antioxidantes dos alimentos orgânicos. Além de ser excelente para nossa saúde, uma das funções mais importantes dos antioxidantes é proteger as plantas contra pragas de insetos.

Uma vez que os alimentos orgânicos não são pulverizados com pesticidas, alguns cientistas argumentam que esses alimentos foram de alguma forma “forçados” a desenvolver mais antioxidantes para se protegerem de pragas.

IMPACTO NA SAÚDE HUMANA

Em suma, comer alimentos orgânicos em vez de alimentos cultivados convencionalmente significa menos pesticidas e um pouco mais de vitamina (C, carotenoides e E) e antioxidantes. Essas diferenças têm impacto na saúde humana? Muito poucos estudos abordaram esta questão.

Estudos que avaliaram o impacto na saúde do consumidor não encontraram diferença significativa. No entanto, para os agricultores, seria diferente.

Parece que a exposição repentina a altas doses de pesticidas, como as enfrentadas pelos agricultores, está associada a vários problemas de saúde, como mal de Parkinson, problemas de memória, depressão, malformações congênitas, abortos espontâneos e câncer.

Vale pensar que doses de pesticidas ingeridas diariamente, com o consumo de alimentos não orgânicos, pode levar a uma susceptibilidade maior no desenvolvimento de algumas doenças como câncer.

CONCLUSÕES A SEREM TIRADAS DESSES RESULTADOS

Não é possível dizer que os alimentos orgânicos são mais nutritivos ou saudáveis do que os alimentos convencionais, pelo menos para os consumidores. Você terá um impacto mais positivo ao aumentar o consumo de frutas e vegetais, independentemente de como eles foram cultivados.

Dito isto, é bastante claro que os agricultores expostos a pesticidas em altas doses sofrem mais com problemas de saúde. Da mesma forma, consumir alimentos orgânicos pode reduzir a quantidade de produtos sintéticos encontrados na água, no ar e no solo. Esses fatos também devem pesar na balança quando se trata de escolher sua comida na mercearia.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

REFERÊNCIAS:

Alimentos orgânicos são mais nutritivos?

Orgânicos são (mesmo) mais nutritivos?

Deixe um comentário