AMADURECIMENTO DA IMUNIDADE E A MICROBIOTA

Entender como ocorre o amadurecimento da imunidade é um ponto muito importante não apenas para cientistas e pesquisadores, mas para qualquer pessoa que deseja ter uma vida mais saudável.

Nesse sentido, são inúmeros os artigos e investigações a respeito desse tema a fim de sanar as questões relacionadas a ele.

Um dos pontos mais interessantes talvez seja o paralelo criado entre o mesmo e a nossa microbiota. Que, por sua vez, é o conjunto de microrganismos vivos, principalmente bactérias, que habitam o nosso corpo.

Logo, para entender um pouco melhor como se dá esse processo e o que você pode fazer para assegurar o seu bem-estar, confira a o texto a seguir:

SOBRE O AMADURECIMENTO DA IMUNIDADE

Há anos o sistema imunológico, conhecido também como sistema imune ou imunitário, vem sendo estudado pela ciência. Isto devido a sua importância não só para os seres humanos, mas para os animais de modo geral.

Dito isso, de forma resumida, o mesmo consiste em uma série de processos biológicos que garantem a proteção do nosso corpo contra variados tipos de doenças.

imunidade

A grande questão, portanto, girava em torno do modo como essa estrutura se estabelecia. O que nos leva ao tema desse artigo. Onde pode ser identificada uma relação entre o mesmo e a nossa microbiota.

Logo, esqueça a ideia de que bactérias e outros microrganismos são necessariamente transmissores de doenças.

Aqui, elas serão essenciais para a realização de diversas funções, garantindo a segurança de nosso organismo.

Sendo assim, nesse caso específico, entende-se que as mesmas atuem desde o nosso nascimento. Pois, este é o primeiro momento em que nós entramos em contato direto com elas. De modo que começam a se formar as microbiotas.

Leia também: DISBIOSE E SISTEMA IMUNOLÓGICO

Esses microrganismos, portanto, irão colonizar o nosso corpo e, consequentemente, incentivar o amadurecimento da nossa imunidade. Ajudando-a a separar os agentes patógenos daquilo que é inócuo, ou seja, não nos faz mal.

Por sua vez, essa ligação permanece pelo resto de nossa vida, sendo naturalmente aperfeiçoada.

É por isso que se diz que a microbiota influencia o amadurecimento do sistema imune.

Contudo, você saberia dizer quais são as principais microbiotas que garantem esse processo?

OS PRINCIPAIS SÍTIOS

  • Microbiota bucal;
  • Microbiota da pele;
  • Microbiota do olho;
  • Microbiota do ouvido;
  • Microbiota intestinal;
  • Microbiota urinária;
  • Microbiota vaginal.

Logo, é interessante notar que esse complexo está presente em diversas partes do nosso corpo. Em menor ou maior escala, desempenhando funções específicas em cada uma delas.

Dessa forma, talvez a mais a famosa seja a microbiota intestinal, que se associa mais diretamente com a nossa alimentação e o processo digestivo.

microbiota intestinal e imunidade

Porém, todas elas merecem o devido destaque, sendo o cuidado de todas essencial para a nossa saúde.

SOBRE DOENÇAS AUTOIMUNES

Por fim, cabe ainda um adendo aqui a respeito das doenças autoimunes. Aquelas em que o sistema imune ataca células saudáveis do nosso corpo.

Nesses casos, entende-se que isso tenha uma ligação direta com o desequilíbrio dessas comunidades. O que prejudica que o nosso sistema imunológico identifique precisamente os agentes patógenos.

Entre as possíveis causas para isso, estão a má alimentação e o uso desregulado de antibióticos (pois eles atacam todo esse conjunto de microrganismos, inclusive aqueles que nos fazem bem), por exemplo.

Mas pesquisas mais recentes também têm associado o crescimento desses casos com o tipo de parto, pois o contato do bebê com a microbiota vaginal da mãe auxilia diretamente na formação dessas comunidades.

Nesse sentido, as possibilidades são muitas e ainda estão sendo devidamente estudadas.

Com isso, esperamos ter mostrado a importância da microbiota para o amadurecimento do sistema imune, valendo tomar os devidos cuidados com ela.

Se você deseja saber mais a respeito desse tema, não deixe de ler também nossos outros artigos!

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

2 comentários em “AMADURECIMENTO DA IMUNIDADE E A MICROBIOTA”

  1. Gostei do texto e estou interessada em saber mais principalmente da Micobriota Intestinal.
    estou tomando a algum tempo o KEFIR fabricado por vocês depois que assisti uma palestra do Dr Djalma mas não sei o bastante da ação do Kefir para a Micobriota Intestinal.
    Por falar nisso estou querendo comprar no site o Kefir mas não sei como tirar algumas dúvidas sobre a entrega pois não consigo manter um contato. Se for possível gostaria de saber como posso esclarecer minhas dúvidas.
    Obrigada.
    Com carinho ana Baltar

    • Boa tarde, Ana! Que bacana tê-la aqui em nosso blog. Se me permite te ajudar, então vamos lá… O Kefir é uma bebida fermentada por microrganismos benéficos bastante consumida no Oriente. Lá no Oriente eles costumam associar o consumo de Kefir com a longevidade do povo. Os microrganismos presente no Kefir funcionam como um exército de reforço para nossa microbiota intestinal. Mas é sempre bom lembrar que é importante ingerir, junto com o Kefir, frutas, legumes e verduras (Nossos microrganismos benéficos precisam de alimentos tb e esses alimentos são as fibras presentes nas frutas, legumes e verduras). A curto prazo você verá uma melhora no seu trânsito intestinal, a médio prazo perceberá um melhora na imunidade (Kefir é um ótimo auxiliador), a longo prazo terá uma qualidade de vida bem mais aprimorada. Aqui em nosso blog vc pode encontrar textos bem interessantes sobre a microbiota intestinal. Vou tb te passar o número do nosso atendimento para que você consiga tirar suas dúvidas referentes à compra do produto pelo site. Espero ter ajudado! Muito obrigada pelo feedback e um forte abraço. Atendimento BioLogicus: (81) 988294111 – Você vai falar com Raquel.

Deixe um comentário