ANTICONCEPCIONAL – CONHEÇA OS MALEFÍCIOS

Se você é mulher, provavelmente, já deve saber algo ou até mesmo tomar anticoncepcional. No entanto, apesar dos pontuais benefícios desse medicamento é impossível negligenciar seus efeitos nocivos à saúde da mulher.

Ou seja, apesar da revolução que surgiu com a pílula anticoncepcional, prometendo o controle da natalidade e a liberdade sexual, muitos relatos de problemas causados pelo medicamento foram sendo notificados e não podem ser esquecidos.

EM QUE CONSISTE O ANTICONCEPCIONAL

O anticoncepcional nada mais é do que uma combinação de hormônios que inibem a ovulação (estrogênio e progesterona). Ou seja, toda vez que você toma anticoncepcional está colocando em seu organismo estes hormônios.

Resultado de imagem para anticoncepcional

Assim, quando você toma um comprimido de anticoncepcional, eles alteram de forma drástica as taxas de hormônios no seu organismo. Assim, mandam mensagem ao cérebro de que seu organismo já tem em excesso estrogênio e progesterona.

Desse modo, seu organismo não verá necessidade de liberar o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), responsáveis pela ovulação. O resultado é que não corre o risco de engravidar.

Leia também: OVÁRIO POLICÍSTICO E MICROBIOTA INTESTINAL

PROBLEMAS QUE PODEM SER PROVOCADOS PELO ANTICONCEPCIONAL

Apesar dessa tranquilidade para quem acha que não está pronta para ser mãe ou acha que não está na hora de assumir essa responsabilidade, os anticoncepcionais podem causar uma série de problemas que devem ser levados em consideração como por exemplo:

TROMBOSE

A trombose cerebral é um tipo de acidente vascular cerebral que acontece em decorrência de formação de coágulos sanguíneos. Por sua vez, esses coágulos acabam bloqueando o fluxo normal de sangue nas veias. 

O coágulo sanguíneo, pode ficar tanto parado em um único lugar, como pode se movimentar e causar uma embolia (trombose). Dessa maneira, pode causar consequências graves como paralisia, cegueira, dificuldade de fala e, inclusive, levar a pessoa a óbito.

Resultado de imagem para anticoncepcional

Como o anticoncepcional costuma favorecer a formação de coágulos, o medicamento deve ser evitado tanto por mulheres que têm esse problema, como por quem já tem histórico de casos de trombose na família.

PROBLEMAS CARDIOVASCULARES

Como o anticoncepcional já favorece a formação de coágulos, seu uso já pode provocar acidentes vasculares cerebrais (AVCs), como a própria trombose – que já mencionamos.

Portanto, seu cuidado, ao fazer uso do medicamento, deve ser redobrado se você for fumante, pois as substancias presentes no cigarro favorecem a formação de placas de gordura nas artérias e a pílula pode causar a coagulação do sangue, podendo ocorrer tanto a trombose quanto infartos.

HIPERTENSÃO – ANTICONCEPCIONAL

Se você já tem hipertensão, pode não ser uma boa combinação fazer uso de anticoncepcionais, pois seu uso pode provocar AVC e trombose, além de outras patologias relacionadas a vasos sanguíneos.

Nesse caso, é extremamente imprescindível que você converse com seu médico e peça sua orientação para métodos contraceptivos.

DOENÇAS HEPÁTICAS

Não é recomendado, para mulheres que já sofrem de doenças hepáticas, a ministração de anticoncepcionais. Pois como é o fígado que processa o medicamento, poderia sobrecarregá-lo, sendo nocivo à sua saúde.

Resultado de imagem para anticoncepcional

GLAUCOMA

Estudos realizados em várias partes do mundo mostram que o uso de comprimidos anticoncepcionais por mais de 3 anos pode facilitar o desenvolvimento de glaucoma. Assim, pode causar até a cegueira irreversível.

Como o anticoncepcional inibe alguns hormônios como o estrogênio, os baixos níveis dele por período prolongado de uso do medicamento, aumentam os riscos de contrair glaucoma.

CÂNCER

Cientistas já provaram que alguns cânceres são desenvolvidos de acordo com os níveis de hormônios presentes no corpo humano. Desse modo, o uso do anticoncepcional pode promover o agravamento, facilitando a pessoa a adquirir a doença.

VARIZES

Todas as mulheres já devem saber que as varizes decorrem da má circulação do sangue. Então, esse problema associado com o uso de anticoncepcionais pode não ser uma opção muito inteligente e sobretudo recomendável.

VISITE NOSSO SITE CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário