ANTIMICROBIANOS – USO CONSCIENTE

A Semana Mundial do Uso Consciente de Antimicrobianos ocorre todos os anos no mês de novembro. Tem como objetivo chamar a atenção para o problema da resistência aos antibióticos, que é quando bactérias se tornam resistentes aos medicamentos disponíveis. Além disso, também busca aumentar a conscientização sobre a importância do uso responsável de antibióticos.

NÃO TEMOS MAIS TEMPO PARA ESPERAR!

O QUE SÃO ANTIMICROBIANOS?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – antibióticos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e tratar doenças provocadas por elas. Mas as bactérias têm mecanismos para se defenderem quando são expostas repetidas vezes e por longos períodos aos antibióticos. 

antimicrobianos

O QUE É RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA?

A resistência aos antibióticos é uma defesa natural das bactérias, assim, pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente e para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação. Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antibióticos tanto na saúde humana quanto dos animais. 

resistência aos antibióticos

Sendo assim, está cada vez mais difícil tratar um crescente número de infecções e a resistência aos antimicrobianos é considerada uma das maiores preocupações globais em saúde pública.

Leia também: MEDICAMENTOS – FAÇA USO RACIONAL

PORQUE A RESISTÊNCIA É UMA GRAVE AMEAÇA À SAÚDE?

A resistência aos antibióticos é um processo mais rápido que o desenvolvimento de novos medicamentos. Dessa maneira, é necessário preservar a efetividade dos antimicrobianos que temos.

Profissionais da saúde, vocês são fundamentais na luta contra a resistência aos antibióticos.

TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS PELO USO PRUDENTE DE ANTIMICROBIANOS

O QUE PODEMOS FAZER PARA COMBATER A RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS?

  1. Higienizar as mãos corretamente;
  2. Participar de palestras sobre a conscientização do uso de antibióticos;
  3. Não se automedicar;
  4. Conversar com seu profissional de saúde sobre a necessidade do uso dos antibióticos.

É sempre bom lembrar que não temos apenas microrganismos potencialmente patogênicos em nossa microbiota, temos também os microrganismos que auxiliam no equilíbrio da nossa saúde como um todo. Dessa maneira, o uso abusivo de antibióticos pode gerar problemas irreversíveis.

Então, cuide da sua microbiota, o resto virá naturalmente!

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário