BACTÉRIAS: TODAS ELAS SÃO RUINS?

Será que todas as bactérias são ruins?

Vamos pensar um pouco!!!

bactérias

O QUE SÃO BACTÉRIAS?

Bactérias são os microrganismos vivos mais abundantes em toda superfície do planeta. Assim também, são consideradas os seres vivos mais antigos na natureza (evidências encontradas em rochas de 3,8 bilhões de anos). São também os mais simples do ponto de vista estrutural bem como os mais bem sucedidos em relação ao número de indivíduos. São seres microscópicos e podem ter várias formas.

TODAS AS BACTÉRIAS SÃO UMA POTENCIAL AMEAÇA PARA NOSSA SAÚDE?

Segundo o gastroenterologista e presidente da Kansas Medical Clinic, o Dr. Shekah K. Challa, a palavra bactéria provoca a resposta “eca” e um desejo de lavar as mãos com sabonete bactericida. Assim também, vem logo à cabeça, microrganismos perigosos à saúde.

bactérias.

Contudo, ainda segundo Challa, as bactérias são essenciais para a manutenção da boa saúde. Dessa maneira, elas podem ser classificadas como benéficas e nocivas.

Além de permear toda superfície do planeta, elas também fazem moradia em nós.

Nós somos mais elas do que nós mesmos!

Somente nosso intestino abriga 100 trilhões desses microrganismos, como um recife de coral no leito escarpado que é nosso intestino.

Cada pessoa é um superorganismo, uma coletividade de espécies vivendo lado a lado, em cooperação, para controlar o corpo que nos sustenta.

Muitas vezes se não fossem pelas bactérias benéficas presentes no sistema digestivo, as bactérias nocivas assumiriam o controle e o deixariam doente. Por isso é importante manter o equilíbrio entre as espécies.

E não é somente nossos coabitantes que se beneficiam em viver em nosso corpo, nós também. Nosso relacionamento com eles não é só de tolerância, mas de encorajamento.

Portanto, precisamos nos livrar da ideia de que todas elas são ruins. Pois, muitas delas são benéficas e a essas chamamos de probióticos.

O QUE SÃO PROBIÓTICOS?

São bactérias benéficas  que ajudam a manter a saúde digestiva, auxiliando no fortalecimento da imunidade, ajudando na prevenção de infecções urogenitais e participando do controle de alergias bem como sendo um forte aliado na luta contra o câncer.

Não estamos sozinhos, e nossos “caronas” microbianos desempenham um papel bem maior em nossa humanidade do que jamais pensamos. Rowen, Lee.

Passamos a depender do equilíbrio dos nossos micróbios, e sem eles seríamos uma mera fração de quem somos.

Nem sempre as bactérias são as vilãs da história. É verdade que algumas causam doenças, mas isso ocorre quando o nosso microbioma entra em desequilíbrio.

Portanto, para manter nosso microbioma em equilíbrio constante, vários alimentos já estão sendo ofertados. De maneira que, quando ingeridos regularmente, podem nos conferir os benefícios produzidos pelas bactérias do bem, também conhecidas como probióticos.

Segundo a microbiologista Lucy Seldin, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, as bactérias podem ser usadas a favor do homem tanto para ele se alimentar, como para ficar saudável ou até mesmo para ajudar a salvar a nossa querida natureza, que a cada dia que passa está mais suja.

Na alimentação podemos encontrá-las em iogurtes, queijos, Kefir, entre outros.

Leia também: 6 ALIMENTOS PROBIÓTICOS PODEROSOS.

O objetivo deste texto é deixar claro que nem sempre as bactérias são prejudiciais ao homem como muitas pessoas ainda acreditam.

REFERÊNCIAS:

Probióticos para leigos – Dr. Shekhar K. Challa – Gastroentorologista e presidente da Kansas medical Clinic.

10% Humano – Alanna Collen.

 

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário