BENEFÍCIOS DO KEFIR E COMO PREPARAR

Há várias bebidas que chegam no mercado carregada de vantagens para quem beber, mas poucas chegam no nível de refino do Kefir. Cultivado na região do Cáucaso, acabou se alastrando para outras partes do mundo – carregando os benefícios do Kefir.

cáucaso


São muitos os benefícios que a bebida carrega, sendo atuante na região gastrointestinal do corpo, mas com efeitos poderosos em quase todo o organismo. Sendo assim, é uma fonte de vantagens para sua saúde.

Interessado em saber o que é e como preparar? Então prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre os benefícios do Kefir.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO KEFIR?

“Bem-estar” ou “bem viver”, em turco. Essa é a definição do Kefir, uma bebida probiótica refrescante produzida a partir da fermentação de bactérias e leveduras. Seu poder se encontra em como regula a microbiota.

Pode ser fermentado em leite, o que retorna uma bebida próxima de um iogurte azedinho e refrescante. Os microrganismos em seus grãos consomem a lactose durante a fermentação, o que o torna um drinque ideal para quem é intolerante.

E ainda podem ser adicionados alguns elementos como ervas feitas para chá bem como frutas frescas e até mesmo secas. No entanto, não importa o Kefir, nem qual adicional aromático possui, ele sempre atua na mesma região: a microbiota.

A bebida age de forma a garantir estabilidade na região – e é de onde parte a maioria dos benefícios do kefir como:

  • Variedade de bactérias e leveduras necessários para equilíbrio intestinal;
  • Fonte de cálcio, vitamina B12, vitamina D, riboflavina, magnésio e fósforo;
  • Vitamina K2, que contém benefícios importantes para saúde óssea;
  • Regulamento do intestino;
  • Propriedades ativas contra bactérias nocivas;
  • Inibição de células cancerosas;
  • Combate aos radicais livres;
  • Antioxidante natural.

Leia também: KEFIR E IOGURTE – SAIBA A DIFERENÇA

ONDE ACHAR GRÃOS DE KEFIR?

Bom, saiba que os grãos de Kefir são produzidos na região do Cáucaso e costumam ser populares na Europa Oriental e parte do Oriente. Dessa forma, o que acaba sobrando para outras regiões do mundo é a produção excedente, que não é vendida, mas doada.

grãos de kefir


No entanto, não precisa ficar preocupado, pois há uma lista de doadores até grande dos grãos de Kefir.

Basta procurar nas redes sociais.

Contudo, é necessário cuidados específicos no trato com a colônia doada. Para que a mesma não sofra contaminação cruzada.

COMO PREPARAR – BENEFÍCIOS DO KEFIR

KEFIR DE LEITE

Primeiro, tenha em mãos um recipiente de vidro com boca larga e ponha nele 1 colher (sopa) de grãos Kefir de leite. Adicione junto 1 litro de leite fresco, que pode ser desnatado, semidesnatado, integral, de vaca ou cabra.

Cubra o recipiente com um pano branco com pequenas aberturas (como uma telinha protetora feita em tule) e prenda-o. O período de fermentação pode levar de 24 a 48h, conforme desejo do produtor.

Por fim, coe o líquido fermentado, reservando o que foi coado em outro recipiente (guardando na geladeira por 1-2 dias), e guarde os grãos. Dessa forma, pode ser reiniciado o processo.

CONTRAINDICAÇÕES

Não há nenhuma contraindicação conhecida para ingestão do Kefir, porém é necessário orientação profissional antes de inserir em suas refeições. Caso seja permitido, você ainda pode adicionar alguns toques aromáticos como frutas, mel, granola, aveia, etc.
É indicado tomar de manhã ou à noite. Dessa forma, você pode notar mais profundamente a ação e os benefícios do Kefir.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

RecebaNovidades

Deixe um comentário