CASCAS DAS FRUTAS – SAIBA COMO REAPROVEITAR

Atualmente muitas pessoas não sabem, mas tem como reaproveitar as cascas das frutas. É uma ótima maneira de conseguir adquirir vitaminas que o organismo necessita. 

A Vitamina C e a Vitamina A são nutrientes presentes nas cascas das frutas, além dos minerais e das fibras.

cascas de maçã

Outras partes de uma fruta ou de um legume que podem ser aproveitados são: sementes de alguns alimentos e alguns talos. Normalmente essas partes são utilizadas para o preparo de bolos, pães, geleias e vitaminas. 

É importante entender que para utilizar as cascas para alguma receita ou outros fins, a necessidade de lavar essa parte da fruta e tirar o acúmulo de agrotóxicos e outros resíduos é muito grande. Para quem tem a possibilidade de consumir orgânicos, o reaproveitamento das cascas é ainda mais simples.

COMO REAPROVEITAR AS CASCAS DAS FRUTAS – AS MELHORES DICAS PARA VOCÊ

Aprenda como utilizar as cascas das frutas em diversos aspectos do dia a dia. Não descarte uma parte do alimento que pode ser facilmente utilizada em diversos cenários. Dentre eles, o preparo de algum alimento, para a saúde da pele e até mesmo para limpar a casa. 

1 – ALIMENTAÇÃO

Grande parte dos alimentos podem ser reaproveitados 100%. Os sabores bem como a textura diferenciada de folhas, talos assim também as cascas podem surpreender. Tornam-se opções econômicas e interessantes para deixar o cardápio variado. 

As cascas podem ser reutilizadas em pães, geleias, saladas sucos bem como chás e bolos. São ótimas opções que ajudam no controle dos níveis de açúcar assim também na gordura presente no sangue. Além disso, auxilia no funcionamento do intestino

Uma dica é fazer raspadinhas ao preparar suco de limão ou de laranja. Basta ralar as cascas utilizando um ralador e colocá-las em um recipiente fechado dentro do freezer. 

cascas das frutas

É uma excelente ideia na época do calor, pois na hora de refrescar, retire as raspas do congelador e faça a raspadinha. 

Leia também: FIBRAS ALIMENTARES – 10 FRUTAS RICAS

Além de ajudar com o calor, é um antioxidante saudável e estimula na produção de colágeno natural no organismo. 

2 – BELEZA

Há como reaproveitar as cascas das frutas como ingrediente principal para esfoliante caseiro.

Uma boa ideia é utilizar a casca de banana, por exemplo, pois possui antioxidante. Assim também propriedades cicatrizantes, potássio e quando misturadas com o açúcar podem ser utilizadas na eliminação de toxinas, tonificantes e revitalização da pele.

casca de fruta

 

É ótimo utilizar as cascas de tomate ou de pepino para a redução de inchaço que pode ocorrer ao redor dos olhos.

É simples, basta pressionar a parte úmida das cascas, que devem estar frescas, contra a pele, durante pelo menos 15 minutos. 

Sendo assim, o estímulo sanguíneo acontecerá na região dos olhos e o aspecto arroxeado das olheiras irá melhorar. 

3 – LIMPEZA DA CASA

Também há como reaproveitar as cascas das frutas para auxiliar nos serviços domésticos. As cascas de limão e laranja são eficazes na limpeza de vidros, no micro-ondas e em fornos. 

As cascas de bananas podem ser utilizadas para lustrar móveis e no polimento de pratarias, pois acrescentam brilhos aos artigos. 

Outra forma de utilizar as cascas é para a higienização e na remoção de manches de velas dos móveis. 

As cascas de frutas também podem se tornar ingredientes especiais de sprays que podem ser utilizados para diversas coisas, principalmente cascas de frutas cítricas.

Ao misturar essa parte da fruta com o vinagre, o produto torna-se uma ótima opção natural na higienização e na aromatização de uma casa. 

NÃO DESPERDICE AS CASCAS DAS FRUTAS

Há diversas alternativas para utilizar as cascas para várias ações do dia a dia, basta usar a criatividade para inserir esse alimento de forma criativa e prática.

Ao saber como reaproveitar as cascas das frutas a maior parte desse alimento é utilizada, sendo assim, muito desperdício é evitado. 

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário