CISTITE? OS PROBIÓTICOS PODEM AJUDAR

Você já ouviu falar em cistite, não é?

Sabe que os probióticos podem auxiliar no combate?

Que tal entendermos um pouco sobre isto?

Então vamos nessa!

O QUE É CISTITE?

Segundo o ministério da saúde, cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) bem como os rins (pielonefrite). Outros microrganismos também podem provocar cistite. Homens, mulheres assim também crianças estão sujeitos à cistite. No entanto, ela ocorre mais nas mulheres porque as características anatômicas femininas favorecem sua ocorrência. A uretra da mulher, além de muito mais curta que a do homem está mais próxima do ânus. Nos homens, depois dos 50 anos, o crescimento da próstata provoca retenção de urina na bexiga e pode causar cistite.

cistite

COMO OS PROBIÓTICOS PODEM AUXILIAR?

A capacidade de causar uma infecção depende do microrganismo, mas também das defesas da pessoa que é acometida por tal. Nesse sentido, a presença de Lactobacillus produzindo peróxido de hidrogênio, bacteriocinas bem como ácido láctico na microbiota vaginal e no períneo é um fator protetor.

Quando os Lactobacillus diminuem, microrganismos considerados patógenos oportunistas podem colonizar o períneo, a vagina e ascender pelo trato urinário, causando infecção se não forem eliminados pela urina e pelo restante das defesas locais.

Estudos apontam que produtos probióticos contendo Lactobacillus têm demonstrado, por exemplo, especialmente os que contêm L. plantarum CECT8675 CECT8677 e, L. crispatos, conseguem diminuir a infecciosidade de patógenos como E. coli.   

Leia também: MAS AFINAL, O QUE É PROBIÓTICO? 

Manter a microbiota intestinal em equilíbrio, auxilia na proteção das demais microbiotas espalhadas por todo nosso organismo.

Não brinque com sua saúde. Se informe e busque orientação profissional.

Alimente-se bem!

Cuide da sua microbiota, o resto virá naturalmente!

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

4 comentários em “CISTITE? OS PROBIÓTICOS PODEM AJUDAR”

  1. Gostaria de informações de maneiras naturais de como fazer uma limpeza intestinal (no caso de obstipação crônica) antes de iniciar o uso dos probióticos

Deixe um comentário