COMO LER RÓTULOS: VEM CONFERIR

Que tal saber como ler rótulos? Que tal aprender a ser mais criterioso na compra dos seus produtos para consumo?

Vem conosco tentar esclarecer um pouco sobre isto!

Com mais ou menos energia (ou nada), às vezes somos obrigados a ir uma vez por semana ao supermercado!

Sim, quer consideremos uma saída ou uma tarefa, temos que encarar isto.

Como para qualquer atividade esportiva, é necessário equipar-se. Em primeiro lugar, é necessário trazer o acessório essencial: a lista das compras!

Mas não só ela!

como ler rótulos.

Superamos os obstáculos dos anunciantes, passamos por promoções nem sempre interessantes. E nos deparamos, enfim com o alimento que desejamos. Mas qual valor nutricional ele possui? Hoje vamos te ensinar como ler rótulos, que nem sempre são fáceis de entender.

7 PASSOS DE COMO LER RÓTULOS CORRETAMENTE

1. VERIFIQUE A ORDEM DOS INGREDIENTES

Poucas pessoas sabem disso, mas a ordem dos ingredientes diz muito sobre a qualidade do produto que você tem à sua frente.

As vezes é difícil entender como ler rótulos. Mas ai vai a primeira dica! Os ingredientes são classificados de forma decrescente de acordo com a sua importância (do seu peso) na composição do produto.

Especificamente, o primeiro da lista será o ingrediente mais utilizado no desenvolvimento do produto e o último será o menos presente.

Você deve, portanto, prestar atenção aos primeiros ingredientes da lista para ter uma ideia sobre a qualidade de um produto. Sendo assim, se os primeiros ingredientes são suspeitos, cuidado.

2. A QUALIDADE DOS PRIMEIROS INGREDIENTES

Outra dica importante de como ler rótulos: ingredientes são dispostos em ordem decrescente de peso, o primeiro da lista já dá uma indicação da qualidade do produto.

Saladas compostas com maior teor de vegetais do que as com amido (porque os vegetais têm uma densidade nutricional maior do que as batatas, por exemplo) serão valorizadas.

como ler rótulos.

Nós favoreceremos biscoitos com mais farinha que açúcar ou chocolate. Carne, peixe, bem como azeite são ingredientes caros. Quando olhamos para a composição de um prato feito de carne ou peixe, preferimos o que tem o maior teor desses ingredientes.

3. A PRESENÇA DE ADITIVOS E AROMAS

Emulsionantes, edulcorantes, realçadores de sabor, corantes, fermento em pó, bem como os conservantes são o sinal irrefutável de que você está na presença de um alimento 100% industrializado e ultra transformado.

Quanto menos houver, melhor!

O mesmo vale para os ingredientes impronunciáveis que são processados: soro em pó, em vez de leite real, por exemplo, xarope de glicose-frutose, em vez de açúcar verdadeiro.

Estes ingredientes ultra processados possuem uma função tecnológica e/ou econômica no produto.

Leia também: RÓTULOS – VOCÊS COSTUMAM LER?

4. QUANDO MENOR A LISTA DE INGREDIENTES, MELHOR! 

A quarta dica de como ler rótulos é o comprimento da lista de ingredientes, que permitirá que você saiba de relance se você tem comida ou uma bomba química em suas mãos.

como ler rótulos.

Muitas vezes, quando a lista de ingredientes é longa, muito longa, é que o produto é preenchido com aditivos químicos e vários outros produtos que, não são muito comestíveis ou prejudiciais para a saúde.

5. NÃO OLHE PARA AS CALORIAS, MAS A QUANTIDADE DE AÇÚCAR

As industrias têm o mau hábito de colocar açúcar em toda parte: refrigerantes, biscoitos, molhos, pratos preparados e até em presunto!

Eles são inteligentes porque sabem que o açúcar é mais viciante que a cocaína e que dá bom gosto às suas misturas. Assim também, é a melhor maneira de garantir uma clientela fiel.

Se você está cansado de ser manipulado como um fantoche, você tem que ir em uma caça ao açúcar! Dessa forma, o primeiro passo é simplesmente procurar açúcar na lista de ingredientes.

O açúcar pode se esconder atrás de vários nomes:

  • Sacarose;
  • Xarope de arroz;
  • Xarope de milho;
  • Xarope de malte;
  • Xarope de cevada;
  • Xarope de frutose.

6. PRESTE ATENÇÃO AOS ADITIVOS ALIMENTARES

Na busca de como ler rótulos da maneira correta, fique atento aos aditivos alimentares, que são substâncias adicionadas ao desenvolvimento de certos produtos comerciais.

Eles são usados para melhorar o sabor, a textura ou para permitir que os produtos sejam preservados por muito mais tempo. Dessa maneira, isto permite que as industrias aumentem seus rendimentos e seus lucros!

Alguns aditivos são naturais e inofensivos, enquanto outros são químicos e muito perigosos ou até mesmo cancerígenos.

7. VERIFIQUE A ORIGEM E A QUALIDADE DA SUA COMIDA

As industrias tentam nos dar a ilusão de escolha. Mas quando olhamos mais de perto, percebemos que quase todas as marcas pertencem a uma dezena de grandes grupos industriais.

Para escolher o melhor em termos de qualidade, crie o hábito de ficar longe desses produtos desinteressantes! E, em vez disso, procure alimentos certificados e rotulados.

O melhor ainda, é comer alimentos orgânicos e regionais. Pelo menos sabemos de onde vem e, em vez de financiar a residência de luxo de um grande patrão, você pode ajudar um jovem produtor de casa a alimentar seus filhos!

Creio que agora, depois de aprender como ler rótulos, vai ficar muito mais fácil ir ao supermercado e encontrar o melhor alimento para você!

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário