ENDORFINA – CONHEÇA A IMPORTÂNCIA

A endorfina é uma substância totalmente natural e neuro-hormonal que é produzida pela glândula hipófise que se localiza no cérebro. A etimologia da palavra possui origem das palavras endo, que significa interno, e morfina, analgésico. 

Há um grande número de pesquisas sobre a endorfina e essa quantidade de pesquisa está em constante crescimento. Contudo, devido ao fato desses estudos serem feitos, em sua maior parte, com animais, muitas dúvidas surgem. 

O que é sabido com toda certeza é que ela possui a potência atividade de funcionar como um analgésico. Além disso, quando é liberada, age como estimulador da sensação do conforto, alegria, bem-estar e melhora o estado de uma pessoa.

Continue lendo o artigo e descubra a importância da endorfina no corpo humano.

ENDORFINA – QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA SUBSTÂNCIA NATURAL PARA A VIDA HUMANA?

Como já dito, a endorfina provoca diversas sensações no corpo de uma pessoa, como a alegria e o bem-estar, portanto, estimular esses sentimentos é fundamental no dia a dia. 

AFINAL, COMO ESTIMULAR SUA PRODUÇÃO?

O que muitas pessoas não sabem é que a endorfina pode ser estimulada, ou seja, há práticas que podem ser realizadas diariamente para que a endorfina aja na vida de uma pessoa causando a sensação de felicidade. 

Estimular endorfina

REÚNA OS AMIGOS PARA MOMENTOS DE MUITAS RISADAS

O sentimento de felicidade e de relaxamento que é resultado de encontros com amigos é devido a poderosa endorfina.

Sendo assim, depois de um dia longo de trabalho, ao encontrar os amigos, dar boas gargalhadas e comer uma comida deliciosa, faz com que os problemas desapareçam de certa forma. 

amigos e risada

Entretanto, esse sentimento é por causa da endorfina, sendo assim, passar tempo conversando com amigos, muita diversão e abraços pode ser muito bom tanto para a saúde mental, quanto para a saúde física. 

Leia também: PROBIÓTICOS E BOM HUMOR

FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS

A forma mais natural de estimular a endorfina no corpo humano e, que não deve ser novidade para ninguém, é realizar as atividades físicas. 

Quando uma pessoa pratica algum exercício físico, o cérebro faz com que as suas funções se elevem e é liberado mais neurotransmissores para o sangue.

Resultado de imagem para endorfina e exercícios

A endorfina não é a única substância que atua no organismo durante uma atividade física. Outros hormônios também podem provocar sensação de prazer como a serotonina, a ocitocina bem como a dopamina. 

Portanto, os exercícios físicos proporcionam benefícios que vão além da saúde do corpo, pois o estado de felicidade e bem-estar também atuam em momentos como esse. 

MOMENTOS SIMPLES DA VIDA

A endorfina pode ser estimulada com momentos simples da vida. Sendo assim, viajar, ter contato com o meio ambiente, relações sexuais, receber carinho e saborear comidas gostosas podem ajuda na liberação de endorfina no corpo. 

Essas são algumas ações que provocam endorfina no organismo de uma pessoa, desta forma, procurar por fazer essas atividades pode ser algo muito bom, pois são hábitos saudáveis que ajudam qualquer pessoa.

A endorfina é excelente para combater a tristeza e as crises de ansiedade, por isso é recomendado encarar os problemas e cabeça erguida para que a negatividade seja evitada. 

BENEFÍCIOS DA ENDORFINA PARA O ORGANISMO

De modo geral, os benefícios de provocar a liberação de endorfina no corpo humano são:

  • Relaxa o organismo;
  • Melhora o humor;
  • Fortalece o sistema de imunidade;
  • Ajuda na concentração;
  • Diminui a tensão muscular e o estresse;
  • Regula as atividades intestinais;
  • Controla a pressão do sangue;
  • Mantem o colesterol baixo;
  • Aumenta o nível da auto estima;
  • Alivia as dores;
  • Fortalece os músculos;
  • Combate a ansiedade e a depressão;
  • Faz com que os riscos das doenças sejam diminuídos;
  • Ajuda na postura, na elasticidade bem como na flexibilidade;
  • Ajuda na perda de peso, já que queima calorias. 

Desta forma, a endorfina é muito importante para o corpo de uma pessoa, pois irá proporcionar benefícios fundamentais para o organismo e melhorias serão apresentadas no dia a dia. 

Gostou desse texto? Compartilhe-o em suas redes sociais!

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário