EQUILÍBRIO DA MICROBIOTA INTESTINAL

Muitas pessoas reclamam que não possuem equilíbrio da microbiota intestinal. Mas, afinal o que é isso? Essas pessoas costumam se queixar de problemas gastrointestinais, que podem ser resumidos a desconfortos.

Elas sentem dificuldade de ir no banheiro, queimação, sensação de inchaço bem como distensão abdominal, dentre outros problemas. E muitas pessoas acreditam que esses desconfortos são normais, embora eles não sejam.

Ter uma microbiota intestinal equilibrada é muito importante para a saúde do nosso corpo. As suas bactérias intestinais bem como a sua saúde geral podem ser impactadas, de forma negativa, caso você não tenha um estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis.

Além disso, fatores ambientais também podem influenciar negativamente a sua microbiota intestinal. E foi pensando nisso que preparamos esse artigo para você. Abaixo você vai conferir o que é microbiota intestinal, quais suas funções e como mantê-la equilibrada. Boa leitura!

EQUILÍBRIO DA MICROBIOTA INTESTINAL: O QUE É ISSO?

As bactérias que estão no nosso intestino, são conhecidas como ajudantes de um órgão que tem um funcionamento bem ativo chamado intestino. Essa microbiota intestinal pode ser dividida de duas formas:

microrganismos

MICROBIOTA PROBIÓTICA

Essa microbiota intestinal fica localizada de forma mais diversificada e numerosa no intestino grosso. Sendo assim, isso significa que ela é constituída de bactérias que são benéficas para o nosso organismo.

MICROBIOTA PATOGÊNICA

Essa é o contrário da microbiota probiótica. Se essa, por sua vez, é benéfica para o nosso corpo, a patogênica possui potencial nocivo. Dessa forma, essas microbiotas são representadas por gêneros. Abaixo você conhece alguns:

  • Clostridium;
  • Pseudonomas;
  • Klebsiella.

POR QUE AS BACTÉRIAS SÃO IMPORTANTES PARA O NOSSO ORGANISMOS?

O equilíbrio da microbiota intestinal é fundamental para manter a nossa saúde em dia. E como já vimos, há algumas bactérias que possuem essa responsabilidade e contribuem para que não apareça doenças no nosso corpo.

bactérias

SAIBA MAIS!

Essas bactérias amigas são importantes para a digestão. Isso acontece porque elas retiram as bactérias que são nocivas para o nosso corpo, assim como também outros microrganismos. Além disso, essas bactérias também produzem folato, vitamina K e ácidos graxos de cadeia curta.

O desequilíbrio da microbiota intestinal e a diminuição das bactérias intestinais estão sendo associadas a vários problemas de saúde, como por exemplo:

  • Ganho de peso;
  • Inflamação;
  • Obesidade;
  • Resistência à insulina;
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Câncer colo retal.

E COMO ESSE DESEQUILÍBRIO AFETA NOSSO CORPO?

Os micróbios, com o passar do tempo, aprenderam a desempenhar papéis importantes para o nosso corpo. Sendo assim, caso não existisse a microbiota intestinal, provavelmente, não conseguiríamos sobreviver ou, no mínimo, seria muito difícil.

De acordo com o nosso crescimento, a microbiota intestinal passa a se diversificar. Sendo assim, ela desenvolve vários tipos de espécies, excelente para a nossa saúde.

Sendo assim, ao longo da nossa vida, a microbiota intestinal afeta o nosso corpo, sendo responsável por várias funções, como:

  • Controla a digestão de alimentos;
  • Controla o sistema imunológico;
  • Controla o sistema nervoso central;
  • Assim como outros processos corporais.

Ela também afeta o nosso corpo de várias formas, como por exemplo:

  • Digestão do leite materno;
  • Digerem fibras;
  • Controla a saúde do cérebro;
  • Aumenta o peso;
  • Se não estiver equilibrada, prejudica a saúde intestinal;
  • Beneficia a saúde do coração;
  • Controla o açúcar no sangue e diminui o risco de diabetes.

COMO MANTER O EQUILÍBRIO DA MICROBIOTA INTESTINAL?

Abaixo você confere algumas mudanças que você pode fazer nos seus hábitos diários para manter o equilíbrio da microbiota intestinal:

  • Inclua na sua alimentação fibras solúveis, fibras insolúveis, amido resistente, oligossacarídeos. Esses componentes podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal, como o alho, o tomate, a cebola, a banana bem como aveia;
  • Assim também, a suplementação de probióticos também pode ajudar a manter o equilíbrio da microbiota intestinal;
  • Além disso, incluir alimentos e bebidas fermentadas na sua dieta, como o Kefir.

Agora você sabe como manter o equilíbrio da microbiota intestinal. Siga nossas dicas para que sua saúde esteja sempre em dia. Até mais!

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2 comentários em “EQUILÍBRIO DA MICROBIOTA INTESTINAL”

  1. Uma alimentação balanceada, a base de alimentos naturais, sem dúvida contribui bastante para uma boa qualidade de vida. Ocorre que nessa vida agitada que as pessoas levam, sem tempo para se alimentar corretamente, vivendo geralmente de lanches, contribui bastante para o aparecimento das doenças, não compensando em nada os benefícios financeiros que eventualmente pode ter tido.

    Sendo assim, bom seria que as pessoas tivessem a habilidade necessária para conciliar trabalho com qualidade de vida. Essa pandemia, apesar de muito negativa, dentre outras coisas, serviu para as pessoas acordarem, percebendo que é bem melhor ter menos dinheiro na conta e mais saúde no corpo…

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