EQUILÍBRIO DA MICROBIOTA INTESTINAL

Muitas pessoas reclamam que não possuem equilíbrio da microbiota intestinal. Mas, afinal o que é isso? Essas pessoas costumam se queixar de problemas gastrointestinais, que podem ser resumidos a desconfortos.

Elas sentem dificuldade de ir no banheiro, queimação, sensação de inchaço bem como distensão abdominal, dentre outros problemas. E muitas pessoas acreditam que esses desconfortos são normais, embora eles não sejam.

Ter uma microbiota intestinal equilibrada é muito importante para a saúde do nosso corpo. As suas bactérias intestinais bem como a sua saúde geral podem ser impactadas, de forma negativa, caso você não tenha um estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis.

Além disso, fatores ambientais também podem influenciar negativamente a sua microbiota intestinal. E foi pensando nisso que preparamos esse artigo para você. Abaixo você vai conferir o que é microbiota intestinal, quais suas funções e como mantê-la equilibrada. Boa leitura!

EQUILÍBRIO DA MICROBIOTA INTESTINAL: O QUE É ISSO?

As bactérias que estão no nosso intestino, são conhecidas como ajudantes de um órgão que tem um funcionamento bem ativo chamado intestino. Essa microbiota intestinal pode ser dividida de duas formas:

microrganismos

MICROBIOTA PROBIÓTICA

Essa microbiota intestinal fica localizada de forma mais diversificada e numerosa no intestino grosso. Sendo assim, isso significa que ela é constituída de bactérias que são benéficas para o nosso organismo.

MICROBIOTA PATOGÊNICA

Essa é o contrário da microbiota probiótica. Se essa, por sua vez, é benéfica para o nosso corpo, a patogênica possui potencial nocivo. Dessa forma, essas microbiotas são representadas por gêneros. Abaixo você conhece alguns:

  • Clostridium;
  • Pseudonomas;
  • Klebsiella.

POR QUE AS BACTÉRIAS SÃO IMPORTANTES PARA O NOSSO ORGANISMOS?

O equilíbrio da microbiota intestinal é fundamental para manter a nossa saúde em dia. E como já vimos, há algumas bactérias que possuem essa responsabilidade e contribuem para que não apareça doenças no nosso corpo.

bactérias

SAIBA MAIS!

Essas bactérias amigas são importantes para a digestão. Isso acontece porque elas retiram as bactérias que são nocivas para o nosso corpo, assim como também outros microrganismos. Além disso, essas bactérias também produzem folato, vitamina K e ácidos graxos de cadeia curta.

O desequilíbrio da microbiota intestinal e a diminuição das bactérias intestinais estão sendo associadas a vários problemas de saúde, como por exemplo:

  • Ganho de peso;
  • Inflamação;
  • Obesidade;
  • Resistência à insulina;
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Câncer colo retal.

E COMO ESSE DESEQUILÍBRIO AFETA NOSSO CORPO?

Os micróbios, com o passar do tempo, aprenderam a desempenhar papéis importantes para o nosso corpo. Sendo assim, caso não existisse a microbiota intestinal, provavelmente, não conseguiríamos sobreviver ou, no mínimo, seria muito difícil.

De acordo com o nosso crescimento, a microbiota intestinal passa a se diversificar. Sendo assim, ela desenvolve vários tipos de espécies, excelente para a nossa saúde.

Sendo assim, ao longo da nossa vida, a microbiota intestinal afeta o nosso corpo, sendo responsável por várias funções, como:

  • Controla a digestão de alimentos;
  • Controla o sistema imunológico;
  • Controla o sistema nervoso central;
  • Assim como outros processos corporais.

Ela também afeta o nosso corpo de várias formas, como por exemplo:

  • Digestão do leite materno;
  • Digerem fibras;
  • Controla a saúde do cérebro;
  • Aumenta o peso;
  • Se não estiver equilibrada, prejudica a saúde intestinal;
  • Beneficia a saúde do coração;
  • Controla o açúcar no sangue e diminui o risco de diabetes.

COMO MANTER O EQUILÍBRIO DA MICROBIOTA INTESTINAL?

Abaixo você confere algumas mudanças que você pode fazer nos seus hábitos diários para manter o equilíbrio da microbiota intestinal:

  • Inclua na sua alimentação fibras solúveis, fibras insolúveis, amido resistente, oligossacarídeos. Esses componentes podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal, como o alho, o tomate, a cebola, a banana bem como aveia;
  • Assim também, a suplementação de probióticos também pode ajudar a manter o equilíbrio da microbiota intestinal;
  • Além disso, incluir alimentos e bebidas fermentadas na sua dieta, como o Kefir.

Agora você sabe como manter o equilíbrio da microbiota intestinal. Siga nossas dicas para que sua saúde esteja sempre em dia. Até mais!

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