FIBRAS ALIMENTARES – 10 FRUTAS RICAS

Você já sabe os benefícios das fibras alimentares? Sabe quais frutas contêm maior quantidade delas? Não? Pois este é o artigo ideal para você, já que é sobre isso que falaremos aqui.

Você verá tudo o que precisa saber sobre as fibras e ver 10 frutas que são bastante ricas desse nutriente.

Curioso? Então vamos direto ao que interessa agora mesmo.

AS FIBRAS ALIMENTARES E SEUS BENEFÍCIOS

As fibras alimentares são o material básico das plantas, é de certo modo seu guardião, sua estrutura, que dá o aspecto filamentoso e fibroso às plantas. 

Elas estão presentes nas plantas (produtos de origem vegetal), daí a importância de ter uma dieta rica em vegetais.

Eles ajudarão seu intestino a absorver adequadamente todos os nutrientes ingeridos em  sua alimentação.

Infelizmente, de 1900 até os dias atuais, a ingestão diária de fibras caiu bastante. Antes era ingerido 30g por dia, hoje, menos de 10 (muitas vezes nem ingerimos).

De fato, quando analisamos mais de perto a dieta da atual população de países desenvolvidos, percebemos que ela é essencialmente feita de carne, leite, açúcar, queijo, pão, etc.

Esta dieta, infelizmente, não contém fibras, o que explica o fato de que tudo apodrece em seu intestino, que você está constipado e que todos os tipos de doenças podem se desenvolver lá. 

fibras alimentares

De fato, seu intestino está congestionado e sua imunidade cai (tudo acontece no intestino) devido à estagnação dos alimentos que enfraquecerão as paredes intestinais.

As fibras alimentares são muito importantes para a microbiota intestinal.

Além disso, ela colabora para o bom funcionamento intestinal, já que elas não são digeridas pelo nosso organismo, mas sim servem de alimento para os microrganismos existentes no nosso intestino. Eles, os microrganismos, que consomem essas fibras e fazem nosso intestino funcionar em pleno vapor.

Leia também: PREBIÓTICOS E A MICROBIOTA INTESTINAL

10 FRUTAS RICAS EM FIBRAS ALIMENTARES

Agora que você já sabe a importância da ingestão de fibras alimentares, você deve estar curioso para saber quais as frutas que pode ingerir para conseguir ter uma quantidade maior diariamente.

  1. Maçã: Promove a saciedade por maior tempo, fazendo com que você demore a ter fome. Dessa forma, a maçã promove o emagrecimento de uma forma natural;
  2. Abacate: ajuda a reduzir os níveis de colesterol e ainda melhora a saúde cardiovascular;
  3. Peras: Ótimas para hidratar o corpo e manter a saciedade;
  4. Ameixa: Devido à grande concentração de potássio, ajuda a manter a pressão sanguínea;
  5. Mirtilo: Boa quantidade de zinco, cobre, magnésio, Vitaminas A, B e C e ferro;
  6. Morango: Rica em Vitamina C, antioxidante que fortalece o sistema imunológico;
  7. Banana: Eficaz em fornecer energia, devido aos carboidratos;
  8. Framboesa: considerada uma das frutas mais saudáveis pela maioria dos pesquisadores, principalmente na prevenção e combate ao câncer;
  9. Kiwi: Rico em Vitamina C, cálcio e Vitamina E;
  10. Carambola: Fornece uma boa quantidade de fibras quando consumida com água.

Se você quer ter a quantidade correta de fibras e todos os benefícios citados, não deixe de adicionar as frutas acima em sua dieta para que possa realmente conseguir levar uma vida mais saudável.

Todas essas frutas contam com benefícios que vão além dos citados acima. Dessa forma, você pode conseguir ter uma vida bem mais tranquila, e melhora ainda mais se você aliar tudo com exercícios.

QUAL DESSAS FRUTAS VOCÊ COMEÇARÁ A COMER REGULARMENTE?

Citamos aqui 10 frutas, que é o suficiente para que você possa ter uma grande variedade a sua escolha.

Como você viu, são citadas frutas comuns, frutas doces e outras que qualquer pessoa pode plantar no quintal de casa.

Assim, não temos desculpas para não ingerirmos a quantidade correta de fibras diariamente.

À medida que vamos comendo frutas com alto teor de fibras, passamos a nos alimentar melhor e ainda ter todos os benefícios listados acima. Dessa forma, não devemos ignorar o assunto e nos dedicar a uma alimentação mais saudável.

Gostou das informações apresentadas acima? Então não deixe de mandar para seus amigos e colegas que precisam conhecer melhor a respeito das fibras alimentares e seus benefícios no organismo. Todos podem ser beneficiados igualmente.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário