FIBRAS ALIMENTARES – CONHEÇA ALGUMAS

Fibras alimentares, o que são? qual sua importância?

Vamos esclarecer juntos?

Então vamos nessa!

O QUE SÃO FIBRAS ALIMENTARES?

As fibras alimentares compreendem a parte comestível dos vegetais. Nosso organismo não consegue digeri-las. Sendo assim, elas passam quase intactas pelo nosso estômago, chegando ao intestino grosso inalteradas.

Além disso, também são conhecidas como prebióticos. Pois, uma vez que chegam ao intestino, servem de alimentos para as bactérias benéficas alí presentes.

Pesquisas revelam que uma dieta rica em fibras pode melhorar a saúde em vários aspectos.

TIPOS DE FIBRAS ALIMENTARES

FIBRAS SOLÚVEIS

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, as fibras solúveis são mais “macias”. Depois de ingeridas, elas se transformam em gel, permanecendo mais tempo no estômago e dando uma sensação maior de saciedade. Sendo assim, esse “gel” atrai as moléculas de gordura e de açúcar, que são eliminados pelas fezes. Então, as fibras solúveis ajudam a reduzir os níveis de colesterol e glicemia do sangue. São encontradas nas leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), nas sementes, nos farelos (aveia, cevada, arroz) bem como nas frutas e hortaliças (cenoura, batata).

As fibras prebióticas, como a inulina e os fruto-oligossacarídeos (FOS), também estimulam o aumento de bactérias consideradas boas no nosso intestino. Assim também, inibem o crescimento de bactérias consideradas ruins. Dessa forma, auxiliam no funcionamento saudável do intestino.

FIBRAS INSOLÚVEIS

Ainda segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, as fibras insolúveis dão a textura firme de alguns alimentos, como o farelo de trigo, frutas, verduras bem como as hortaliças. Estas fibras retêm uma quantidade maior de água, produzindo fezes mais macias assim também com mais volume. Desta forma, ajudam o intestino a funcionar melhor. As principais fontes são os farelos de cereais, os grãos integrais, nozes, amêndoas, amendoim, vários tipos de frutas (pera, maçã com casca, etc.) e as hortaliças (ervilha, cenoura, brócolis).

Leia também: FIBRAS – CONHEÇA ALGUNS ALIMENTOS RICOS

QUAL O CONSUMO IDEAL?

Segundo o FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador e fiscalizador americano, o consumo ideal de fibras deve ser superior a 25g por dia. O ideal é que um adulto consuma de 25 a 35g por dia.

fibras

COMO OCORRE A DEGRADAÇÃO DAS FIBRAS?

A decomposição das fibras alimentares ocorre em maior parte no cólon, onde as fibras sofrem a fermentação das bactérias benéficas presentes alí.

Não marque bobeira! Procure orientação e comece a se alimentar melhor!

Cuide da sua microbiota, o resto virá naturalmente!

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário