FRUTAS DA ESTAÇÃO – É MAIS SEGURO COMÊ-LAS

Poucas pessoas sabem, mas as frutas da estação são não somente mais saborosas como também mais saudáveis. Isso ocorre porque essas frutas são facilmente cultivadas, não necessitando de muita interferência do homem para crescerem.

frutas da estação

Por esse mesmo motivo, é mais recomendável ingerir apenas as frutas da respectiva estação. Ademais, ao consumir apenas os produtos característicos de cada época do ano, contribui-se também para a preservação do meio ambiente.

Com o intuito de falar mais sobre o assunto, explicamos os motivos pelos quais se deve inserir na dieta apenas as frutas típicas de cada estação. Para saber mais, basta prosseguir na leitura!

RAZÕES PARA ESCOLHER AS FRUTAS DA ESTAÇÃO: O MAIOR VALOR NUTRICIONAL

Antes de qualquer coisa, devemos dizer que essas frutas costumam ter um valor nutricional bem mais alto do que as que são cultivadas fora de sua época.

Só para exemplificar, uma determinada fruta pode ter valores nutricionais diferentes em épocas distintas do ano.

Assim, algumas frutas se desenvolvem mais plenamente em determinadas épocas, o que favorece a qualidade dos produtos obtidos nas colheitas.

Isso porque, nessas épocas, algumas plantas conseguem captar melhor os nutrientes de que precisam.

Leia também: FIBRAS ALIMENTARES – 10 FRUTAS RICAS

FRUTAS COM MENOS AGROTÓXICOS

Por terem mais facilidade de conseguirem extrair do solo os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento, as plantas da estação necessitam de menos agrotóxicos.

Ademais, elas crescem mais resistentes a pragas e doenças. O que também diminui o uso de produtos tóxicos, como os pesticidas.

frutas

Ao contrário, as frutas que são cultivadas fora da estação necessitam de um volume maior de pesticidas e agrotóxicos para crescerem.

Por isso, elas podem conter uma maior quantidade desses produtos químicos, o que também prejudica o valor nutricional das frutas.

SÃO MAIS BARATAS

Comer frutas respeitando a sazonalidade é também mais seguro para o orçamento.

Isso porque elas demandam menos investimento da parte dos produtores para serem cultivadas.

De fato, por seu cultivo ocorrer na época certa, essas plantas demandam menos cuidados com agrotóxicos.

De outro modo, as frutas que são produzidas fora de sua estação têm seu preço final encarecido devido ao alto investimento em insumos necessários ao seu cultivo.

Alguns supermercados inclusive disponibilizam a seus clientes tabelas nas quais são indicadas as frutas da estação.

Para concluir esse tópico, além de propiciar alimentos mais nutritivos e saudáveis, a estação também proporciona frutas muito mais baratas.

FRUTAS COM MUITO MAIS SABOR

Fora a questão da segurança, as frutas da estação são bem mais saborosas do que as produzidas fora da época apropriada.

Isso ocorre porque a pouca adaptabilidade de determinadas espécies às estações diversas não permite o pleno desenvolvimento dos frutos. Além do que, o uso de agrotóxicos interfere no sabor original das frutas.

frutas da estação

O CONSUMO DE FRUTAS DA ESTAÇÃO É MAIS SEGURO PARA O MEIO AMBIENTE

Além de ser mais seguro para a saúde, o consumo de frutas respeitando a sazonalidade também é mais seguro para o meio ambiente.

Isso porque o cultivo de frutas que não são características de determinada estação é muitas vezes prejudicial ao solo e aos aquíferos. Mais uma vez, os culpados são os agrotóxicos, pesticidas e outros produtos.

Afora isso, o solo preparado para esse tipo de cultivo recebe um tratamento especial, com a aplicação de produtos químicos que facilitam o crescimento das plantas.

FRUTAS MAIS SABOROSAS E SAUDÁVEIS

Assim, podemos concluir que consumir frutas observando a sua sazonalidade é muito mais benéfico para a saúde. 

Além do que, as frutas da estação têm mais sabor e custam menos, haja vista que necessitam de menos agrotóxicos.

E você, costuma observar a estação ao comprar frutas? Compartilhe sua experiência!

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário