HOME DETOX

Você já pensou que vive rodeado de tóxicos dentro de sua própria casa? 

Dê uma olhadinha no seu material de limpeza que, às vezes, se torna até um vício comprar mais e mais tipos cada vez que faz uma nova feira.

Pois saiba que muitos produtos de limpeza acabam passando tóxicos para o organismo por meio da inalação desses compostos ou por contato com a pele. Alguns problemas são: eczemas nos dedos, mãos e braços, dermatites alérgicas, transtornos respiratórios e hipersensibilidade.

Estou falando do efeito de cada um, mas quando misturados o efeito ainda é desconhecido.

Porém essa exposição tóxica é totalmente evitável e você ainda economiza dinheiro e evita danificar sua saúde e contaminar o meio ambiente, pois milhões de toneladas de saneantes domésticos vão terminar nos rios e mares do planeta, com grande impacto nocivo sobre o meio ambiente. 

A ideia é “limpar sem sujar quimicamente”,

Com alguns materiais simples e ao alcance de todos podemos fazer a limpeza da casa (home detox) de modo mais seguro: vinagre, álcool, bicarbonato, limão, óleos essenciais.

Anote aí:

VINAGRE  – contém ácido acético, que reduz e remove gorduras, limpa manchas, é bactericida, elimina maus odores, desincrusta e é um bom anti-cal.

Modo de uso:

  • Geladeiras – limpar todo o interior com o vinagre e deixar por uns 20 minutos e depois enxaguar com água morna.
  • ¼ de xícara de vinagre misturar com 4 de água e limpar vidros e espelhos. Com o uso de jornal velho ficam mais reluzentes.
  • ¼ de xícara de vinagre, 1 colher de bicarbonato e 4 xícaras de água é uma mistura para limpar qualquer superfície. O ideal é usar algum óleo essencial para não ficar tão ativo o cheiro de vinagre.

BICARBONATO – é biodegradável, barato e não tóxico, bactericida, abrasivo para as manchas e desodorante. 

Melhor que compre em lojas que vendem a granel. Aqui em Recife, costumo comprar no Empório Puravida.

    Modo de uso:

  • Limpar a cerâmica do banheiro como se fosse um abrasivo suave, mas que não arranha. Usar numa esponja úmida e esfregar nas superfícies. Enxaguar e secar. Se quiser uma limpeza mais forte, usar bicarbonato, sal e água como uma pasta.
  • Para limpar fornos: espalhe o bicarbonato dentro do forno, umedeça com água e deixe toda noite. Pela manhã retire com uma esponja.
  • Para limpeza dos pisos, usar meia xícara de bicarbonato para cada balde de água morna. Pode adicionar algumas gotas de óleo essencial para dar o aroma. Muito bom lavanda, citronela, cedro, eucalipto.
  • Na geladeira serve para tirar maus odores, deixe num recipiente aberto.
  • Nos tênis, pode usar como se fosse um talco. deixar um pouco de tempo e depois retirar com uma escova.

LIMÃO – é antioxidante e tira mancha. Pode ser usado no lugar dos óleos essenciais, mas acho mais prático e aromático os óleos como Tea tree, eucalipto, menta, lavanda e a citronela. Pode  usar puros ou misturados.

Deixe um comentário