INFECÇÕES CUTÂNEAS E CREMES ANTIBIÓTICOS

Infecções cutâneas são favorecidas pelo uso de cremes antibióticos.

Antibióticos e antissépticos perturbam a microbiota da pele, aumentando o risco de colonização por bactérias patogênicas. Você sabia disso?

infecções cutâneas

Vamos tentar entender?

Então vamos nessa!

MICROBIOTA DA PELE – INFECÇÕES CUTÂNEAS

Pois é, a microbiota da pele é um ecossistema complexo com importantes implicações para a saúde e doença cutânea.

Sendo assim, estudos demonstraram que a microbiota dérmica reage imediatamente, diminuindo a população bacteriana que tem função de proteger a pele, se o sabão é útil para se livrar das bactérias do meio ambiente, não é bom para a pele porque elimina muitos  microrganismos da sua microbiota natural.

Um estudo realizado na Universidade da Pensilvânia demonstrou que os cremes antibióticos (por exemplo, os usados para tratar acne) e, em menor grau, os antissépticos, afetam a composição microbiana da pele, deixando-a exposta a um maior risco de infeção por bactérias patogênicas. Assim sendo, nesse estudo, houve uma redução considerável dos microrganismos da pele não patogênicos, que são uma barreira para a infecção por Staphylococcus aureus.

Leia também: CONHEÇA A COSMÉTICA PROBIÓTICA BIOLOGICUS E SEUS BENEFÍCIOS

Os resultados demonstraram que cremes antibióticos podem provocar mudanças de longo prazo nas comunidades bacterianas da pele, deixando assim, o hospedeiro com maior suscetibilidade a patógenos como o Staphylococcus aureus..

Assim, se você tiver a oportunidade de usar uma cosmética probiótica, vai descobrir como ela faz exatamente o efeito contrário, deixando a barreira da pele mais forte para resistir aos ataques dos inimigos.

Pessoalmente posso relatar que, nossos filhos passaram pela adolescência sem os traumas da acne. Então, pense nisto e escolha seus produtos para a pele de forma consciente.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

REFERÊNCIAS:

SanMiguel AJ et al. Topical antimicrobial treatments can elicit shifts to resident skin bacterial communities and reduce colonization by Staphylococcus aureus competitors. Antimicrob Agents Chemother. 2017 Jun 19.

Deixe um comentário