INSULINA – VOCÊ SABE PARA QUE SERVE?

Talvez você já tenha ouvido falar sobre insulina, mas faz alguma ideia de para que ela serve? Ou ainda, o que ela é de fato?

Muito conhecemos da insulina por ser falado que os diabéticos devem inserir doses da mesma durante seus dias de vida.

Nesse artigo você irá descobrir o que é e para que serve a insulina e por que ela ficou tão famosa pela necessidade dos diabéticos.

Então, continue acompanhando e boa leitura! 

PARA QUE SERVE A INSULINA?

Insulina é um hormônio que transporta a glicose inserida no sangue após as refeições até nossas células.

Exatamente, ela não é a injeção que os diabéticos tomam, mas sim o conteúdo da aplicação.

Sendo assim, levar a glicose às nossas células é o que garante a energia de nosso corpo, sua disposição e o bom funcionamento do mesmo. Dessa maneira, é um processo vital para qualquer atividade que nos propomos a realizar.

E é por este motivo que os diabéticos precisam tomar doses diárias de insulina.

Esta é um dos hormônios mais importantes do corpo, que não pode faltar caso queiramos exercer nossas rotinas. Para as pessoas portadoras de diabetes, a atividade adicional de aplicar doses de insulina no corpo passa a ser uma realidade bem comum.

insulina

Estas fazem isto para que o corpo possa assimilar a glicose no sangue nas células.

Aqueles que portam a doença não possuem destes hormônios produzidos no pâncreas. O que acaba gerando, além de indisposição, diversos problemas para a saúde de seu portador.

Alguns dos problemas causados pela ausência de insulina em nosso corpo são:

  • Retinopatia;
  • Insuficiência renal;
  • Ferimentos de difícil, para não dizer incapacidade, cicatrização;
  • Aumento na probabilidade de AVC;

Estes são alguns dos diversos problemas que a falta de insulina em nosso corpo pode acabar gerando.

ALGO QUE MUITOS DESCONHECEM

Por se tratar de hormônio gerado em nosso pâncreas, a insulina acaba por ficar mais evidente e presente em nossas vidas quando desenvolvemos diabetes.

Nós pouco nos interessamos em descobrir mais sobre nosso próprio corpo, o que ocasiona em, muitas vezes, poucas informações em relação a algumas situações que podemos passar.

Entenda, auto índice de glicose em seu sangue não é o que, verdadeiramente, válida a doença que sofrerá. O alimento com uma das maiores taxas de responsabilidade por ocasionar o desenvolvimento da doença é nosso famoso macarrão com arroz.

O excesso de carboidrato pode acabar por danificar nosso pâncreas, terminando assim, em sua baixa produção de hormônios. Por conta disso, o açúcar fica localizado no sangue, e acabamos por associar que açúcar demais é sinônimo de diabetes.

Leia também: KEFIR NA DIABETES – PODE SER UM ÓTIMO ALIADO

UM AGENTE REGULADOR

Dentro do pâncreas, também geramos outro hormônio, este que é o contrário da insulina, chamado de glucagon.

Este componente corpóreo atua liberando a glicose armazenada em nossa gordura, fígado e músculos no sangue, para que o corpo possa utilizar quando os níveis de açúcar estiverem mais baixos.

A ação de ambos em conjunto é muito importante para nós, visto que estes regulam juntamente a quantidade de glicose no sangue, impedindo a falta ou excesso deste, visto que em ambos os casos, o organismo acaba por sofrer.

QUANDO PRECISO TOMAR INSULINA?

Insulina sintética é necessária quando o corpo não consegue produzir o hormônio por conta própria em quantidades necessárias.

insulina no organimo

A insulina sintética imita a secreção da natural dentro do corpo ao longo do dia. Por esta razão que existem tipos variados, que se diferenciam pela rapidez que agem sobre a glicose dentro do sangue.

UM AGENTE AGORA CONHECIDO

Apesar de insulina ser tratada como um sinônimo de diabetes, devemos lembrar que ela nada mais é que um hormônio extremamente necessário do nosso corpo.

É justamente para evitar complicações que sempre devemos nos alimentar bem. Toda a saúde tem sua importância na parte alimentar, e deve ser levada a sério e tomada os devidos cuidados.

Sempre é válido visitar um médico para se informar mais sobre o tipo da sua doença e qual deve ser o tratamento aplicado. Mas antes de tudo, previna-se!

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

2 comentários em “INSULINA – VOCÊ SABE PARA QUE SERVE?”

Deixe um comentário