INTESTINO E CÉREBRO – COMUNICAÇÃO DIRETA

Já é bem conhecida e estudada pela ciência a relação entre o sistema digestivo e o cérebro, inclusive o intestino é chamado do segundo cérebro. Dessa maneira, cheio de mais de 100 milhões de células nervosas, o intestino comunica-se com o cérebro liberando hormônios que nos informam se temos fome ou se comemos demais.

CONHEÇAM A COMUNICAÇÃO DIRETA ENTRE O INTESTINO E O CÉREBRO

Ainda não havia sido vista de que forma essa conexão era realizada, mas agora cientistas descobriram que isso é feito por meio de um circuito de neurônios sensoriais dentro do intestino que transmitem os sinais em poucos segundos.

Na figura abaixo representa-se como esses neurônios informam ao nervo vago (amarelo) e ao cérebro como estão nosso estômago e intestino.

intestino e cérebro

O estudo publicado na revista Cell inclui o brasileiro Ivan de Araújo, neurocientista da Escola de Medicina Icahn, no Mount Sinai, em Nova York, que liderou o estudo e mostra que estímulos viscerais provocam no cérebro uma sensação de prazer, e não de saciedade, assim, ocorrendo a produção de dopamina.

Leia também: FOCO NO INTESTINO – O SEGUNDO CÉREBRO

Sendo assim, Araújo afirma: “Nosso estudo revela, pela primeira vez, a existência de neurônios de recompensa entre as células sensoriais do ramo direito do nervo vago”. E continua: “Descobrimos que a estimulação do nervo, especificamente no intestino, é suficiente para excitar os neurônios de recompensa que estão no cérebro.” Então, daí está a explicação de nos sentirmos bem ou mal quando comemos.

Ainda que existam muitas perguntas a serem respondidas. Sendo assim, segundo os autores desse estudo, essa descoberta pode conduzir a novos tratamentos para a obesidade, os transtornos alimentares, a depressão e o autismo.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

REFERÊNCIAS:

Nicolle R. Fuller /Science. 21 Sep 2018: Vol. 361, Issue 6408, pp. 1203–1204. https://nmas1.org/news/2018/09/28/cerebro-intestino-ciencia-tecno

Han, W. et al. A Neural Circuit for Gut-Induced Reward. Cell. 2018 Oct 18;175(3):665-678.e23

Suarez, A. N. Gut vagal sensory signaling regulates hippocampus function through multi-order pathways. Nat Commun. 2018; 9: 2181.Published online 2018 Jun 5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5988686/

Deixe um comentário