IR AO BANHEIRO COM REGULARIDADE

É muito comum, hoje em dia, pessoas se queixarem que não conseguem “ir ao banheiro” com regularidade.

Por que este índice vem numa crescente? Quais o fatores que influenciam para que isto ocorra?

Veja hoje no Globo Repórter!

ir ao banheiro

Brincadeiras à parte, que tal tentarmos entender o que vem ocorrendo?

Então, vamos nessa!

QUANTAS VEZES É NORMAL IR AO BANHEIRO PARA EVACUAR?

Falar sobre as necessidades fisiológicas é, quase sempre, um assunto evitado nos círculos de conversa.

Contudo, é de suma importância fomentar diálogos que abordam este conteúdo. Uma vez que já temos ciência que a saúde intestinal tem sua participação na resposta imunológica como um todo.

O hábito intestinal pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de diferentes fatores.

Sendo assim, a coloproctologista Lucia Camara de Castro Oliveira, explica que pode ser considerado normal o indivíduo que consegue evacuar diariamente.

Embora, do ponto de vista médico o que considera ser uma constipação importante, são aqueles pacientes que apresentam apenas 2 ou menos evacuações por semana, ou os que necessitam algum auxílio (laxantes, lavagens, manobras digitais, supositórios ou remédios) em mais de 25% das vezes que tentam evacuar.

ir ao banheiro

Vale lembrar que, mais importante do que ir ao banheiro diariamente, é a pessoa sentir-se bem, ter um bem-estar ao evacuar e não se sentir inchada, com dores bem como desconforto, caso fique um dia sem evacuar.

QUAIS FATORES INFLUENCIAM NA REGULARIDADE DAS EVACUAÇÕES?

  • Hipotireoidismo;
  • Síndrome do cólon irritável (por provocar espasmos no cólon, compromete a velocidade de trânsito do bolo fecal);
  • Uso constante de laxativos;
  • Ignorar o desejo de ir ao banheiro;
  • Sedentarismo;
  • Estresse;
  • Alimentação.

Percebemos, portanto, que ir ao banheiro com regularidade pode estar ligado a múltiplos fatores.

Contudo, a recuperação da regularidade intestinal pode ser iniciada com medidas muito simples, como a mudança nos hábitos alimentares atrelado à prática de exercícios regulares.

Leia também: BUTIRATO, PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS

ALIMENTAÇÃO E REGULARIDADE INTESTINAL

A dica dos nutricionistas é investir no consumo constante de água e fibras, já que uma sem a outra não faz efeito. Decerto, só com a ingestão de fibras, as fezes podem ficar ressecadas e causar desconforto e demora para evacuar.

Além disso, outra dica dos nutricionistas é… MOVA-SE! MEXA-SE!

Em síntese, a falta de movimentação orientada, pode causar um impacto significativo na regularidade intestinal.

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS FIBRAS?

A fibra alimentar é mais importante do que imaginávamos. Sua função vai além do transporte do bolo fecal. Além disso, a fibra é importante para a nutrição e manutenção de uma microbiota intestinal adequada. Sendo assim, as fibras podem ser consideradas prebióticos, pois, servem de alimento para os microrganismos benéficos que compõem nossa microbiota intestinal.

Alguns estudos têm confirmado a diminuição da diversidade de microrganismos benéficos em nossa microbiota intestinal. Isto quando se compara a microbiota intestinal da população do mundo moderno, com a dos índios caçadores coletores do passado.

ir ao banheiro

Em outras palavras, as pessoa que possuem uma dieta equilibrada, rica em vegetais e frutas, apresentam uma microbiota intestinal mais diversificada.

As fibras são o combustível para nossas bactérias benéficas produzirem ácidos graxos de cadeia curta, que ajudam a regular nosso sistema imunológico.

O baixo consumo de fibras, além de alterar nosso “ir ao banheiro”, pode causar o que os especialistas chamam de intestino poroso.

Um intestino poroso permite que partículas não digeridas no intestino cheguem à corrente sanguínea, podendo causar reações alérgicas e outros problemas, como Diabetes tipo 1, Doença Celíaca, Doença Crohn e Síndrome do Cólon Irritável.

Além das fibras, prebióticos, podemos também procurar consumir alimentos que carregam em sua matriz microrganismos do bem. Os também chamados, alimentos probióticos.

A associação de alimentos prebióticos e probióticos dá um up em nosso organismo.

Então, converse com um profissional de saúde. Esclareça suas dúvidas. Assim também, busque informações constantes.

Nossa alimentação diz muito sobre nós.

Ir ao banheiro é sentir-se bem, é estar bem!

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário