“Kefir de Água” e de Frutas: entenda as diferenças!

O chamado “Kefir de água” produzido por meio da fermentação de água açucarada é preferido de muitas pessoas, sobretudo daquelas que são intolerantes à lactose, substância que pode estar presente no Kefir de leite recém fermentado, ainda que em pequena concentração. Vale salientar que o que se chama “Kefir de água” no Brasil é, em geral, de fato, um fermentado procedente do Tibet o qual se chama Tibicos, sendo este, composto de outros microrganismos diferentes do Kefir original do Cáucaso, o qual é produzido a partir do leite. O Kefir de água existe, mas é um produto raríssimo no Brasil e seus grãos são diferentes dos grãos de Tibicos.

Por outro lado, além do Tibicos e do Kefir de leite, existe o Kefir produzido a partir de uma matriz original do Cáucaso, ou seja, com os mesmos microrganismos, por meio da fermentação de sucos de frutas. Este é um produto patenteado e exclusivo da BioLogicus, a primeira e única empresa que industrializa o Kefir do Cáucaso adaptado ao suco de frutas no Brasil desde 2004.

Para garantir que você está consumindo um alimento de qualidade e conhecer todos os benefícios presentes em cada tipo, criamos este artigo!

Pronto para tirar todas as suas dúvidas sobre o “Kefir de água” e o original Kefir de suco de frutas? Então, continue lendo!

Afinal, o que o fermentado conhecido no Brasil como Kefir de água?

O Tibicos, chamado chamado no Brasil de Kefir de água, possui tipos de microrganismos diferentes do Kefir original do Cáucaso. Em geral sendo poucos microrganismos quando comparados com aquele.

É fácil observar a diferença entre os grãos do Tibicos e os grãos de Kefir leite, bas ver a coloração dos mesmos: Os grãos de Tibicos absorvem a cor do açúcar e, por isso, podem ser transparentes, quando se usa açúcar branco, ou de cor caramelada, no caso do açúcar demerara.  já os grãos de Kefir de leite são brancos

É importante que não se misture os grãos dos dois tipos. Isso porque cada tipo de grãos se alimenta de um substrato diferente, açúcar ou lactose.

Como os grãos do Tibicos, “Kefir de água” são cultivados?

Para cultivar os grãos do Tibicos, você deve dispor os grãos em um frasco de vidro esterilizado e cobri-los com água filtrada e açúcar (de preferência mascavo ou demerara orgânico).

Após esse processo, tampa-se o frasco com um papel toalha, uma fralda limpa ou outro tecido poroso que permita a respiração das bactérias. Depois, prende-se com um elástico na borda para fixá-lo e armazena-se em local seco e ao abrigo da luz por 24 e até 72 horas.

Neste período, as bactérias que formam os grãos de Tibicos irão se alimentar do açúcar (sacarose) para crescer, fazendo a fermentação.

Quais são as principais formas de consumo?

O sabor do Tibicos pode não agradar, caso a bebida seja consumida pura. Por isso, é possível colocar rodelas de limão, gengibre ou ervas junto com o fermentado, depois de pronto, e manter na geladeira.

Também é interessante utilizar bebida em outras receitas, onde normalmente você usaria apenas água. Assim, é possível agregar muito mais valor nutricional ao que vai consumir. Um ótimo exemplo é bater no liquidificador com frutas e fazer uma bebida gaseificada natural ou suco.

Como armazenar e quanto tempo dura cada um?

Depois de cada processo de fermentação, que pode durar entre 24 e 72 horas, conforme a intensidade que desejar, é preciso coar o Tibicos. Então, os grãos devem ser novamente colocados em frasco de vidro limpo para reiniciar o processo.

Não é necessário lavar os grãos a cada novo início de fermentação, mas é recomendado que você lave uma vez na semana ou se for trocar de líquido, voltando para a água. Para lavar, basta colocar a peneira com os grãos embaixo da água filtrada por alguns segundos.

Quanto ao líquido coado, ele pode ser consumido na hora, ou armazenado em recipiente de vidro. Em temperatura ambiente o Tibicos dura cerca de 3 dias. Na geladeira, dura de 2 a 3 semanas. Se quiser congelar, poderá armazenar por até 3 meses.

Para que o Tibicos,  ou mesmo o Kefir de leite seja mais eficiente para sua saúde, lembre-se da importância de manter uma alimentação saudável, viva e orgânica, em quantidade balanceada. A prática de exercícios físicos também é fundamental para a sua qualidade de vida e longevidade.

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite e curta a nossa página no Facebook. Assim você ficará sabendo tudo sobre o Kefir e receberá muitas dicas sobre alimentação e vida saudável.

2 comentários em ““Kefir de Água” e de Frutas: entenda as diferenças!”

    • Bom dia, Maria! Sua colônia provavelmente está com algum tipo de contaminante. Uma vez que o “Kefir de água” é formado por grãos. A sugestão que te damos é tentar conseguir uma nova doação de colônia para tentar garantir confiabilidade. Forte abraço!

Deixe um comentário