KEFIR EM JEJUM: DEVEMOS TOMAR?

Kefir em jejum, será que devemos?

Essa é mais uma dúvida que identificamos por aqui.

Vamos pensar um pouco?

Kefir em jejum

O QUE É KEFIR?

Kefir é um alimento probiótico com valores e empregos, que vão além do mero uso da alimentação básica. É considerado um amigo da vida e um grande aliado no combate de inúmeras enfermidades e disfunções.

O Kefir consiste de um conjunto de microrganismos benéficos que vivem em simbiose. Quando ingerido de maneira regular, ele proporciona bem-estar ao indivíduo.

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA TOMAR KEFIR? DEVEMOS TOMAR KEFIR EM JEJUM?

Alguns estudos estão sendo conduzidos para definir qual o melhor horário para ingerir Kefir ou outros probióticos.

Um estudo publicado no World Journal of Gastroenterology, indicou que tomar probióticos em jejum ou depois das refeições não aparecem afetar a capacidade de ação de uma combinação dos probióticos Bifidobacterium longum BB536 e Lactobacillus rhamnosus HN001 e seus benefícios para a microbiota intestinal em participantes saudáveis.

Os resultados do estudo foram bem recebidos pelo Comitê Científico da Associação Internacional de Probióticos (em inglês International Probiotics Association – IPA), que comunicou que pela primeira vez foi conduzido um estudo que abordasse a questão do horário do consumo de probióticos.

“Curiosamente, muitos indivíduos que participaram do estudo e receberam a suplementação de probióticos em jejum, tinham níveis detectáveis ​​das cepas probióticas. Eles ainda estavam excretando níveis detectáveis ​​um mês depois de pararem de consumi-los, indicando que a colonização foi satisfatória”, acrescentaram os especialistas científicos do comitê.

Contudo, o próprio IPA e seus pesquisadores, sugeriram que mais estudos são necessários em relação ao horário de ingestão de probióticos.

Sendo assim, ao Kefir em jejum, cabem algumas colocações.

Leia também: 6 ALIMENTOS PROBIÓTICOS PODEROSOS.

OUTRAS COLOCAÇÕES ACERCA DO USO DO KEFIR EM JEJUM

Há quem acredite que a associação simultânea do Kefir com jejum não é aconselhável, devido a maneira que o Kefir atua em nosso organismo. O Kefir atua como um enzimático poderoso e acentua amplamente o anabolismo, ou seja, a assimilação de nutrientes, isto faz com que seja necessária a utilização de comida normalmente.

É interessante combinar a ingestão de Kefir com um constante consumo de líquidos para que o alimento se prolifere de forma adequada em seu organismo. Além disso, cabe mesclar o Kefir a outros produtos, para potencializar seus efeitos.

Segundo estudos, por exemplo, o consumo desse alimento, somado à ingestão de fibras, é bastante benéfico ao organismo. Essas fibras são chamadas de prebióticos, que por sua vez servem de alimento para os microrganismos presentes no Kefir.

Os microrganismos do Kefir vão competir com os microrganismos patogênicos por nutrientes em nossa microbiota intestinal. Sendo assim, a ingestão de alimentos se faz necessária para que os benefícios do Kefir sejam potencializados.

Uma alimentação saudável e rica em fibras é importante para quem consome Kefir.

Vale lembrar que o Kefir é um estimulante natural do trânsito intestinal. Sendo assim, a ingestão dele em jejum, pode gerar cólicas.

O Kefir pode ser consumido em qualquer horário, desde que seja associado a uma alimentação equilibrada. Alguns especialistas recomendam também que ele seja consumido antes de dormir, pois assim, a absorção dos nutrientes será potencializada.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

66 comentários em “KEFIR EM JEJUM: DEVEMOS TOMAR?”

    • Boa tarde, Laudisseia. Logo quando o Kefir é inserido na dieta, este sintoma pode ocorrer. Geralmente a competição por nutrientes e sítios em nossos intestinos, provoca a morte de muitos microrganismos potencialmente patogênicos, gerando esta sensação de empanzinamento. Com a ingestão diária do Kefir, este sintoma costuma desaparecer. Sugiro que converse com seu gastroenterologista também, uma vez que já sabe que tem gastrite. Forte abraço.

  1. Costumo tomar o kefir pela manhã associado ao ovo cozido e as vezes um chá ou leite. Passo o dia bem e fico bem saciada com esse desjejum.

  2. Bom dia!
    Fiz meu cadastro agora neste site.
    Estou consumindo o Kefir de água, pois sou intolerante a lactose. Uso o açúcar mascavo para alimentar os grãos.
    Queria saber, se posso fazer o iogurte de leite sem lactose e acrescentar o açúcar mascavo para substituir a lactase?
    Obrigada

    • Bom dia, Rita! Você pode fazer o teste com seus grãos e observar como se comporta a fermentação. Dependendo do seu grau de intolerância, vc tb pode fazer uso do Kefir de leite, uma vez que os microrganismos consomem a lactose, o teor da mesma diminui.

    • Bom dia, Odair! Quando começamos a ingerir Kefir, é normal apresentar um inchaço ou desarranjo passageiro. É um sinal de “limpeza” na sua microbiota. Quando os microrganismos benéficos oriundos do Kefir chegam no seu intestino, eles reforçam as bactérias boas que já estão por lá e começam a competir por nutrientes e por espaço com os microrganismos potencialmente patogênicos. Este “combate” provoca morte de alguns microrganismos potencialmente patogênicos e isto pode gerar algum desconforto inicial. Com o tempo esses sintomas desaparecem pois sua microbiota estará renovada.

    • Contudo, é interessante vc consultar um profissional de saúde (médico ou nutricionista). Ou ainda tentar substituir o Kefir de leite pelo Kefir de frutas.

  3. Eu posso consumir o Kefir com frutas?
    Potencializa o efeito, frutas tipo mamao, banana, morango?
    Não todas juntas, é que estou mudando a minha alimentação dando preferência para as frutas.

    • Pode sim! Essa é um das nossas primeiras recomendações, associar o uso do Kefir ao consumo de frutas, verduras e legumes. Eles servem de alimento para os microrganismos presentes no Kefir.

  4. Comecei a consumir o Kefir há um mês, porém, tenho tido muita prisão de ventre. Já tive pedras nos rins, o Kefir pode potencializar a formação de cálculos?
    Agradeço desde já a colaboração.

    • Bom dia, André! Em relação à prisão de ventre, sugiro que junto com a ingestão do kefir vc adicione frutas, legumes e verduras, pois os microrganismos do Kefir precisam desse tipo de alimentos para desempenhar suas funções em nosso organismo. Quando aos cálculos renais, não há estudos que o Kefir pode potencializar a formação. É importante vc não consumir o Kefir de Cálcio + vitamina D3 por exemplo, mas isto por causa do Cálcio presente na formulação. Além disto, procurar ingerir água de maneira regular.

      • Boa tarde, Sirlene! O Kefir batido com frutas é uma ótima pedida. Quanto a substituição do jantar, é super interessante conversar com uma nutricionista. Forte abraço!

          • Bom dia, Lígia! Que tal tentar aumentar a ingestão de fibras? Frutas, legumes, verduras… Além disto, praticar exercícios também vai te ajudar bastante. Forte abraço.

  5. E o açúcar utilizado no kefir de água. O líquido resultante fica um líquido azedo. Pois então, torna-se uma bebida com alto teor de calorias ou a fermentação elimina isso? E como fica o índice glicêmico?

    • Boa tarde, Júlio Cézar! Os microrganismos presentes no “Kefir de água” consomem o açúcar utilizado, quando maior o tempo de fermentação, mais “azedinho” o líquido vai ficar, devido o consumo do açúcar pelos microrganismos presentes na matriz do Kefir.

  6. Meu filho tem três anos, e sempre dou ele Kefir de leite batido com frutas no lanche da noite após o jantar, porém. De uns dias ele está tendo prisão de ventre e dor abdominal, será consequências do Kefir?

    • Bom dia, Renata! Tente dar em outros horários para observar como se comporta. É interessante também aumentar o consumo de frutas. Os microrganismos presente no Kefir precisam de alimento para agir de maneira correta, este alimento está presente nas frutas como laranja, maçã, banana, entre outros. O consumo de fibras (prebióticos) é de suma importância.

  7. Bom dia, Erika Marcella!
    A Sra. é médica, nutricionista….? Procurei seu nome no Google, mas existem outras 10 Érikas.
    Eu tomava um líquido semelhante (1962) produzido por um fungo, que se reproduzia em Mate. Nós o apelidámos de “bicho”. O mate ficava gaseificado, como refrigerante.
    Hoje (tenho 82 anos de idade), estou com uma pangastrite e uma úlcera gastroduodenal cicatrizada e tomo 8 remédios par colesterol, afinar sangue, controlar pressão, aumentar as células do sangue etc. Neste caso, é melhor kefir de água ou de leite. Comprei na feira de produtos orgânicos, no parque da Água Branca (SP/SP), 4 garrafinhas de kefir de água. O efeito sobre o intestino já se manifestou. Tenho tomado cerca de 100 ml uma vez ao dia.
    Tenha um excelente dia. Agradeço antecipadamente por um resposta. Se for possível para meu e-mail

    • Boa tarde Walter. Sou Química com especialização e microbiologia. Para responder as perguntas do blog estou sempre em contato com Drº Djalma Marques (PhD em medicina preventiva) e a Drª Fátima Fonseca (Engenheira química). O que o senhor está consumindo, aqui no Brasil chamam de Kefir de Água, mas na verdade se trata de TIBICOS, uma bebida fermentada oriunda do Tibete. Para o seu caco específico é melhor o TIBICOS ao Kefir de Leite. Forte abraço!

  8. Ola, Erika, td bem? Meu nome e Andreza. Primeiramente mto obrigada pela disposição em esclarecer e doar seu tempo para nos ensinar. Q Deus continue t abençoando grandemente. Minha dúvida e a seguinte: gostaria de ter acesso aos benefícios do kefir de leite, mas não gostaria de ingerir o iogurte. Consigo ter esses benefícios tomando 200ml por dia somente do soro puro de kefir ou batido juntamente com uma fruta que tenha grande quantidade de fibras?

    • Boa tarde, Marlene! O Tibicos aqui no Brasil é conhecido como Kefir de água. Muito utilizado também é um ótimo auxiliador da microbiota intestinal também.

  9. OLÁ PRECIOSOS ANJOS DE DEUS,
    GOSTARIA DE SABER SE POSSO CONSUMIR AS BOLINHAS(PROBIÓTICOS), JUNTO COM ALGUMA BATIDA DE FRUTA, OU PURO?
    OBRIGADA,

    • Bom dia, Antônia! O ideal seria vc manter as “bolinhas” vivas e consumir o produto delas, no caso o líquido. Bata com uma fruta do seu agrado e aproveite os benefícios. Forte abraço!

    • Bom dia, Renata! É sempre bom conversar com o pediatra do seu filhote, mas a partir dos 3 anos seria o ideal para consumir com regularidade. Forte abraço.

  10. Onde achar kefir em Portugal ? Só achei em forma de iogurte no mercadona, mas não sei se é tão eficiente.
    Fiz uma cirurgia no intestino e na qual tenho muitos gases e muito barulho na minha barriga, me indicaram o kefir para tomar

  11. Boa tatde, Erika!
    Sou intolerante, posso consumir o de leite? Ja que eles se alimentam da lactose presente?
    O de água faz o mesmo efeito que o de leite em benefícios? O que altera De um para o outro é somente o sabor ? E outra duvida posso kefir e kombucha juntos ? Perco probioticos ao consumir junto em.vitaminas e sucos ? Acidez de algum fruta ou algo do tipo pode matar os probioticos?

    • Boa tarde, Yego! Então, dependendo do seu grau de intolerância, você pode sim consumir o de leite, uma vez que os microrganismos se alimentam da lactose, seu teor é diminuído na bebida. Mas é de suam importância você conversar com seu médico para tentar fazer uso do kefir de leite, observar quais reações ele pode causar em você. Quanto ao kefir de água, alguns nutricionistas explicam que ele é mais refrescante que o de leite, mas que o de leite chega a ser um pouco mais nutritivo, por toda matriz que o compõe. Mas esses mesmos nutricionistas afirmam que o importante é ter comida fermentada na dieta, e fica a critério do cliente conhecer o paladar dos que estão no mercado e consumir o que mais agrada. Se o paladar da mistura fermentada entre kefir o kombucha lhe agradar, você pode consumir. Há várias receitas feitas com probióticos, vitaminas, sucos, é bacana ir testando. Temperaturas elevadas podem matar microrganismos, por isto, é importante seguir as recomendações do rótulo.

  12. Olá estou consumindo meu Kefir de leite em Jejum com banana ou mamão coloco mel e chia em 500ml do Kefir e bebo tudo os
    500ml é muito? Posso continuar a tomar esse tanto todos os dias? Quantos dias dura o Kefir na geladeira?

    • Bom dia! Que combinação excelente vc está fazendo com seu kefir. A quantidade está ótima. Quanto aos dias de geladeira,eu sempre aconselho consumir em no máximo 3 dias. O kefir de leite pode ficar muito ácido e não agradar o paladar.

  13. BOM dia, se eu bater o kefirr com frutas no liquidificador ele pode perder algum benefício? Qual a melhor forma de consumi-lo?

    • Bom dia, Orlando! Quando aplicamos algum tipo de quebra mecânica (liquidificador, por exemplo), podemos causar estresses nos microrganismos presentes no kefir sim, isso pode ocasionar a morte de alguns microrganismos tb. Além disso, também teremos a perda das fibras das frutas. Se vc estiver consumindo Kefir de leite, tente apenas colocá-lo em cima de frutas, é um boa pedida. Coso esteja consumindo Kefir de frutas, tente fazer estilo coquetel (coqueteleira), para impor o mínimo de estresse mecânico. Caso liquidifique, tente não passar muito tempo causando essa quebra. Ainda pode consumi-lo separadamente. O importante é sempre associar o consumo dos dois. Forte abraço!

Deixe um comentário