KEFIR: SUPLEMENTO PROBIÓTICO EM CÁPSULAS

Você já ouviu falar de suplemento probiótico em cápsulas? E de Kefir? E de suplemento probiótico em cápsulas à base de Kefir?

Se achegue, vamos trocar uma ideia sobre o que são e como funcionam!

SUPLEMENTO PROBIÓTICO E KEFIR

Suplemento probiótico.

Segundo Challa 2014, os probióticos são suplementos de bactérias boas, concebidos para ajudar o seu corpo a manter o equilíbrio bacteriano que irá, por sua vez, mantê-lo em ótima saúde.

Os probióticos podem ser encontrados em diversos alimentos, dentre eles:

  • Kefir;
  • Iogurt;
  • Kombucha;
  • Missô.

Por sua vez, o Kefir é um probiótico considerado uma bebida de tradição milenar, que na língua turca, quer dizer “sentir-se bem”. Originalmente, o Kefir é uma bebida fermentada de leite de cabra procedente das montanhas do Cáucaso (Chechenia). Contudo, já existe no mercado, Kefir produzido a partir de outras matrizes.

Dentre os alimentos citados acima, o Kefir é o que apresenta maior variedade de microrganismos, e, por isso, seu efeito benéfico é potencializado quando ingerido pelo indivíduo.

Sob o mesmo ponto de vista, alguns especialistas já recomendam o uso de suplemento probiótico para reposição da microbiota intestinal em diversas situações:

  • Disbiose;
  • Após uso de antibióticos;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Inflamações intestinais;
  • Redução de alergias.

Geralmente, os probióticos em cápsulas encontrados atualmente no mercado, são produzidos com o mesmo tipo de bactéria encontrada em alimentos naturais. Desta forma, eles oferecem os mesmos benefícios que o alimento natural viabiliza. Contudo, a variedade de probióticos presentes nas cápsulas pode ser muito menor do que as que você encontraria no Kefir.

Ocorre que, em geral, os produtores desses suplementos probióticos estão trabalhando com um tipo de microrganismo apenas. Por sua vez, esse microrganismo serve para auxiliar em uma única função do nosso organismo.

Por outro lado, o Kefir disponibiliza uma variedade de microrganismos em sua matriz. Esses microrganismos convivem em completa simbiose. Desta maneira, além de por si só já fazerem bem à saúde do indivíduo, eles produzem metabólitos primários e secundários que fazem bem aos que o consomem regularmente.

MAS E SE O SUPLEMENTO PROBIÓTICO FOR À BASE DE KEFIR?

Neste caso, estaríamos ganhando uma variedade incrível de microrganismos benéficos, em apenas uma cápsula. Além da variedade, o consumidor deve se preocupar com a quantidade de microrganismos contidos em sua cápsula diária.

A ANVISA preconiza que a quantidade mínima viável para os probióticos deve estar situada na faixa de 10^8 a 10^9 Unidades Formadoras de Colônias (UFC) na recomendação diária do produto pronto para o consumo, conforme indicação do fabricante. Valores menores podem ser aceitos, desde que a empresa comprove sua eficácia.

DICAS IMPORTANTES:

Ao comprar seu suplemento probiótico, fique atento ao que diz no rótulo. Alguns probióticos podem precisar de refrigeração. E, mesmo que não indiquem a necessidade de refrigeração, procure deixá-lo em lugar arejado. A estabilidade do seu suplemento probiótico está diretamente ligada a NÃO exposição do mesmo ao calor e/ou à umidade. Seguindo as recomendações do fabricantes, seus probióticos ficarão estáveis por meses.

Pesquisas mostram que a umidade reduz a vida útil dos probióticos.

E LEMBRE-SE!

Nem tudo que passa pela sua boca, chega necessariamente ao seu intestino. As bactérias benéficas (probióticos) só poderão ajudá-lo, se sobreviverem ao seu ácido gástrico.

É importante procurar produtos com indicação de que foi utilizada tecnologia suficiente para auxiliar essa chegada dos probióticos à sua microbiota intestinal. Procure por alimentos denominados “encapsulados”, bem como, aqueles em que as cápsulas utilizadas são resistentes ao ácido estomacal, pois assim, os probióticos serão lançados no seu intestino de forma integral.

Visite nosso site!!!

4 comentários em “KEFIR: SUPLEMENTO PROBIÓTICO EM CÁPSULAS”

Deixe um comentário