MELANCIA – CONHEÇA OS BENEFÍCIOS

É uma opinião bastante difundida a de que o consumo de frutas pode ter efeitos benéficos para a saúde. No entanto, poucos sabem quais são os benefícios da melancia.

melancia magali gif

No entanto, essa fruta tem uma série de propriedades que podem fazer a diferença em qualquer dieta. Entre os benefícios propiciados por ela, podemos citar sua ação sobre os músculos, o coração e os rins.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos em detalhes as vantagens que se pode ter ao incluir a melancia na dieta. Para saber mais, basta prosseguir na leitura!

OS BENEFÍCIOS DA MELANCIA PARA O CORAÇÃO

A ingestão pode propiciar uma maior vasodilatação, o que facilita a circulação sanguínea.

Dessa forma, ocorre também um melhor controle da pressão arterial. Esse efeito é ocasionado pela transformação da citrulina em arginina, a qual é utilizada pelo óxido nítrico para sintetizar o gás da mesma substância.

É esse gás que tem o efeito vasodilatador. Outro nutriente presente na melancia e que contribui com esse mesmo efeito é o potássio.

Ademais, nutrientes como a vitamina C e o licopeno podem auxiliar no combate à formação de placas nas artérias. Isso porque esses nutrientes combatem a oxidação de lipídios e proteínas.

A MELANCIA: BENEFÍCIOS PARA OS MÚSCULOS

Conforme já mencionamos, ela é uma rica fonte de potássio, o qual é um nutriente envolvido nos processos que ocorrem durante a contração dos músculos.

Por isso a ingestão dessa fruta é muito recomendada para atletas de diversas modalidades esportivas.

 melancia

Só para exemplificar, a melancia é muito consumida por praticantes de musculação, pois auxilia no processo de reparação muscular. 

Nesse caso, consumir a fruta até meia hora antes da atividade física propicia melhores resultados nos treinos.

Ademais, a melancia é uma fruta muito recomendada para quem deseja ganhar massa magra sem correr o risco de ingerir muitas calorias.

De fato, essa fruta tem apenas apenas 30 gramas de calorias a cada 100 gramas de porção, ao passo que a mesma quantidade de banana contém 89 gramas.

Leia também: FIBRAS ALIMENTARES – 10 FRUTAS RICAS

PREVINE A DISFUNÇÃO ERÉTIL

A melancia também pode ser consumida para combater a disfunção erétil. Esse benefício está também relacionado à presença de citrulina na fruta.

Esse nutriente permite a produção do óxido nítrico. Esse nutriente é um potente vasodilatador, o que permite a maior irrigação da área em que ficam situados os genitais.

No entanto, é importante salientar que o consumo da melancia com essa finalidade deve aproveitar todas as partes da fruta.

Isso porque a citrulina se concentra principalmente na casca e nas sementes da melancia.

OS BENEFÍCIOS DA MELANCIA PARA OS OSSOS

A melancia é rica em uma substância chamada licopeno, a qual favorece em muito os processos que envolvem a formação dos tecidos ósseos.

Por esse mesmo motivo, o consumo regular dessa fruta pode reduzir as chances de aparecimento da osteoporose.

Isso ocorre porque o licopeno tem uma ação antioxidante, o que retarda o processo de degradação dos tecidos ósseos.

Ademais, o licopeno estimula a produção dos osteoblastos, os quais são substâncias imprescindíveis para a formação dos ossos.

COMBATE AO CÂNCER

Por ter uma potente ação antioxidante a melancia pode ajudar a prevenir diversos tipos de câncer.

Isso porque existem três nutrientes que, quando combinados, exercem um forte combate a esse tipo de doença. Estamos falando da vitamina C, do betacaroteno e do licopeno.

Resultado de imagem para melancia

MAIS SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Assim, podemos concluir que essa fruta é um alimento com alto valor nutricional. Seu consumo pode trazer uma melhora significativa da qualidade de vida.

De fato, os benefícios da melancia vão desde a prevenção de doenças até a melhoria da performance de atletas.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário