MÉTODO BLW – INTRODUÇÃO ALIMENTAR DOS BEBÊS

O método BLW é uma forma de introduzir alimentos ao bebê no qual ele começa a se alimentar com as mãos. Neste método os alimentos são cortados em pequenos pedaços assim também são bem cozidos.

 blw

Dessa maneira, este método é uma forma de complementar a alimentação do bebê a partir dos 6 meses de idade. 

É nesse período que a criança já se senta sem precisar de apoio e consegue segurar os alimentos utilizando a mão e levar o que deseja comer até à boca. Além disso, o bebê apresenta desejo em comer o que os pais estão comendo. 

O método só deve ser adotado quando o bebê atinge esses marcos de desenvolvimento. Ao contrário, não é uma boa ideia de introdução alimentar. 

MÉTODO BLW – COMO COMEÇAR?

método blw

Como já dito, esse método só pode ser adotado pelos pais quando o bebê tiver 6 meses de idade. Isto porque, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, esse é o período em que a amamentação não é mais exclusiva. 

Assim também é o tempo de vida em que a criança consegue sentar e segurar os alimentos de uma forma mais independente. Sendo assim, é mais fácil abrir as mãos e levar os alimentos até a boca. 

É nessa fase que o bebê deve ser sentado à mesa e fazer as suas refeições acompanhadas dos pais.

A criança deve se alimentar apenas com alimentos saudáveis. Tais como verduras, frutas bem como legumes, sendo assim, nessa fase é excluído os pães, doces e biscoitos. 

Uma boa maneira de iniciar e utilizar esse método é ao invés de colocar os alimentos em algum prato, deixe-os em cima de um tabuleiro, aquele que vem na cadeirinha de bebê.

Dessa maneira, os alimentos chamam mais atenção da criança e parecem ser mais vistosos. 

Leia também: LEITE MATERNO – ESSE NÃO TEM SUBSTITUTO

O QUE O BEBÊ PODE COMER NA INTRODUÇÃO ALIMENTAR BLW?

método blw

Há diversas opções que o bebê pode passar a comer sozinho utilizando o método BLW:

  • Macarrão parafuso, bolinho de arroz e ovo cozido picado;
  • Couve-flor, vagem, quiabo;
  • Omelete; 
  • Cenoura, chuchu, pepino e brócolis; 
  • Inhame, beterraba em palito, maçaroca de milho de cozido; 
  • Frutas cortadas em palito, cozidas e sem cascas;
  • Peito de frango cortado em pequenas tiras. 

Todo alimento deve ser cozido para que a mastigação seja facilitada. Mesmo que a criança não tenha dentes ainda, a gengiva é capaz de fazer o processo de trituração para que o bebê consiga engolir o alimento. 

O corte dos legumes em formato de palito é a melhor estratégia para ajudar o bebê a segurar cada pedaço do alimento. Assim também para conseguir colocar na boca. 

Se os pais possuem dúvidas em relação a capacidade do bebê conseguir mastigar o alimento com a gengiva, é possível que a mãe ou o pai da criança coloque o alimento da boca e tente amassá-lo com a língua e o céu da boca. 

QUAL A QUANTIDADE DE ALIMENTO QUE O BEBÊ DEVE CONSUMIR?

É ideal que o bebê coma apenas 3 alimentos no almoço e no jantar.

Não quer dizer que a criança irá consumir todos os diferentes alimentos. O que vale nesse método é a experiência de pegar o alimento, colocá-lo na boca bem como sentir o cheiro.

Os pais devem se acostumar com a sujeira causada pelo bebê na mesa de jantar. A criança está no processo de aprendizagem. Sendo assim, não pode ser punido por não comer toda refeição ou por espalhar a comida pela cadeira e mesa. 

O MELHOR PARA O BEBÊ!

A criança não pode ser deixada sozinha nesse momento e os pais devem ser bastante calmos em relação a esse método. 

O método BLW é uma forma muito utilizada e excelente na introdução alimentar de uma criança, deixe que o bebê fique livre em momentos como esse e aproveite essa ocasião em família. 

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSO PRODUTOS!

Deixe um comentário