O que é Kefir e qual o melhor tipo?

Você sabe o que é Kefir? Também conhecido como cogumelos tibetanos, fungo do iogurte e Lotus de neve, este alimento encabeça diversas listas sobre alimentação saudável e não é por acaso que muitas pessoas não vivem mais sem ele.

Quando você souber o que é Kefir e tudo o que está relacionado ao universo saudável desses grãos especiais, irá entender a razão de tanta apreciação e procura.

Pensando nisso, preparamos este artigo. Continue lendo e junte-se ao grupo de pessoas que cultivam saúde de forma natural e mais feliz com o Kefir.

Acompanhe!

Afinal, o que é Kefir?

O Kefir é um grão utilizado para a fermentação de bebidas. Uma das mais ricas fontes naturais de bactérias benéficas ao organismo, o que responde à tradução do seu nome, que significa “bem-estar” ou “bem viver”.

Uma das principais hipóteses da sua origem é que a cultura tenha se iniciado na região do Cáucaso, na fronteira entre Europa e Ásia, considerado um grão sagrado por causa do seu poder de vitalidade e cura.

A bebida é o resultado da fermentação realizada por bactérias e leveduras, quando ficam em repouso no leite, na água açucarada ou no suco de frutas. Esses microrganismos  formam colônias em grãos maiores e conforme se alimentam do açúcar presente nos substratos se reproduzem rapidamente e aumentam cada vez mais a sua quantidade.

Para entender o que é Kefir, primeiro você precisa perceber que essas bactérias são probióticos que oferecem alto valor nutricional e terapêutico. Por isso, mesmo quando os povos antigos utilizavam sem saber exatamente do que a bebida era composta, eles atribuíam a ela um caráter “sagrado”.

O Kefir é utilizado há séculos em todo o mundo, especialmente na forma de cultivo do leite, mas somente nos últimos anos tem se popularizado no Brasil.

Quais são os principais benefícios do Kefir para a saúde?

Aqueles que descobrem o que é Kefir, aprendem que os benefícios deste alimento são muitos. Os mais comuns estão ligados ao equilíbrio da flora intestinal, mas vão muito além disso. Os probióticos do Kefir atuam no combate a bactérias, fungos, parasitas e vírus, e ainda:

  • Na reposição de cálcio e magnésio, essenciais para o fortalecimento de ossos e dentes;
  • Alivia problemas estomacais por eliminar substâncias prejudiciais a este sistema;
  • Fornece proteínas para regeneração muscular;
  • Favorece o emagrecimento, pois inibe a retenção de líquidos e de gordura;
  • Já foi testado com efeitos anticancerígenos;
  • Restabelece a flora intestinal ao colonizar as bactérias probióticas que têm a função de auxiliar na absorção de nutrientes e estimular a cura de infecções e inflamações;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Equilibra os níveis de colesterol;
  • Auxilia no tratamento de alergias respiratórias;
  • Fornece vitaminas do complexo B e vitamina K.

Por que este alimento se tornou o queridinho daqueles que buscam uma vida saudável?

Ao saber o que é Kefir todos se deparam com uma série de benefícios, como estes mencionados acima, e nenhum malefício. Além disso, o cultivo é relativamente simples e a cultura do Kefir acaba se tornando uma prática prazerosa.

Outra razão é que é possível fazer diversas receitas a partir do Kefir, o que torna esse probiótico versátil para quem é adepto ou deseja começar a ter uma vida mais saudável, sem ser refém da monotonia alimentar.

Quais são os principais tipos de Kefir?

São 2 os principais tipos de Kefir:

  • Kefir de leite;
  • Kefir de água;

É possível observar a diferença entre os grãos de Kefir pela coloração: o de água é transparente ou caramelo – de acordo com o tipo de açúcar que for usado na fermentação –, o de frutas pode absorver a coloração da fruta e o de leite é branco.

É importante que não se utilize os grãos de Kefir de leite para fazer o de água ou de suco de fruta, pois como algumas das bactérias são diferentes, próprias de cada substrato, a colônia de bactérias poderá não se desenvolver e até morrer.

Há contraindicações?

A única contraindicação a ser considerada é que pessoas com alergia severa à lactose evitem o Kefir de leite. Mesmo que as bactérias utilizem a lactose para se alimentar, fazendo com que esta substância quase não esteja presente, ainda pode haver uma quantidade mínima que deixe o intolerante vulnerável. Neste caso, a solução é simples: basta consumir o Kefir de água ou de suco de fruta.

Como o Kefir pode ser consumido?

O Kefir pode ser consumido puro ou incluído em receitas, que são especialmente variadas no caso do Kefir de leite. O de água costuma ser utilizado para preparar bebidas saborizadas e o de suco de frutas já está deliciosamente pronto para beber.

Há também a possibilidade de consumir o suplemento probiótico em cápsulas que costuma ser recomendado para tratar a síndrome do intestino irritável, inflamações e alergias gastrointestinais, disbiose intestinal, controle do colesterol e da glicemia.

Nesta modalidade é indicado que seja prescrito por um médico para que seja utilizado na quantidade necessária.

Posso encontrar Kefir para vender nos supermercados e lojas de alimentos saudáveis?

Todos que se envolvem com o Kefir logo percebem que para ter a sua muda e começar a cultura, quase sempre é preciso receber uma doação. Esse costume existe por 2 motivos:

  • Um deles vem dos antepassados, que o consideravam sagrado e sem preço, a não ser a solidariedade;
  • O outro é que o Kefir se reproduz tão rápido que uma pessoa não necessita de tanto para seu consumo próprio, fazendo todo sentido doar a quem precisa.

Porém, nem todo mundo quer ou pode se dedicar ao cultivo do Kefir em casa, por isso, ele está começando a aparecer nas lojas de produtos naturais e especializadas, sejam lojas físicas ou online.

Agora que você já sabe o que é Kefir…

Certamente percebeu que este produto é também uma grande oportunidade de negócio, pois cada vez mais as pessoas estão buscando equilibrar uma vida saudável e natural como fonte da felicidade.

Tudo o que é relacionado à qualidade de vida está sendo cada vez mais procurado, portanto, é importante que você busque saber o que é Kefir, para que serve e como utilizar. Com certeza, você vai descobrir um mercado muito aquecido para investir.

Agora que você já sabe o que é Kefir, o que acha de se tornar nosso leitor e ser avisado quando publicarmos conteúdos novos e úteis para você toda semana? É só assinar a nossa newsletter. Garantimos que não enviaremos spam!

2 comentários em “O que é Kefir e qual o melhor tipo?”

Deixe um comentário