O QUE É MICROBIOTA – FOCO DE PESQUISAS

As pesquisas sobre o que é microbiota tem aumentado cada vez mais. Isto em vista da necessidade que as pessoas têm manifestado de cuidar melhor de sua saúde.

Com isso, não apenas leigos, mas a própria comunidade científica também tem se voltado para esse tema. No intuito de solucionar uma série de problemas em relação à saúde.

Nesse sentido, de uns anos pra cá há, de fato, há uma proliferação de estudos sobre o assunto. O que pode gerar certa confusão caso você esteja começando agora a se aprofundar nele.

Pensando nisso, preparamos um texto para você tirar as suas dúvidas sobre o que é microbiota e o porquê dela ter ganhado essa centralidade. Vamos conferir?

O QUE É MICROBIOTA?

A resposta para essa pergunta, a princípio, pode lhe causar certo estranhamento. Porque muito provavelmente você foi levado a achar que os microrganismos representam necessariamente uma ameaça ao nosso corpo.

Porém, de forma resumida, a microbiota nada mais é do que um conjunto desses micro seres, composta principalmente por bactérias, que está presente em partes diversas de nosso organismo.

Existem sítios, portanto, em nossa boca, olhos, ouvidos, intestino, pele e muitos outros lugares, cada um desempenhando uma função específica.

microbiota

Logo, não se assuste! Garantimos que, em geral, eles fazem muito mais bem do que mal, sendo fundamentais para o nosso bem-estar.

O QUE É MICROBIOTA E POR QUE ELA TEM SIDO FOCO DE PESQUISAS?

O foco da microbiota em pesquisas acadêmicas (e outras) surge, justamente, a partir do reconhecimento da importância da mesma para os seres humanos.

Atualmente, entende-se que ela foi essencial para o processo evolutivo. Garantindo de forma direta a nossa sobrevivência ao longo do tempo.

A motivação que existe em se estudar a mesma se baseia, portanto, na possibilidade de descobrir novas funções para ela. Relacionando-a com tratamentos como o do câncer, por exemplo.

Dito isso, selecionamos alguns itens relacionados a esse complexo de microrganismos que têm ganhado centralidade dentro da comunidade científica.

Leia também: A SAÚDE E A MICROBIOTA INTESTINAL

ELA AUXILIA NO AMADURECIMENTO DO NOSSO SISTEMA IMUNE

O primeiro item dessa lista faz referência ao nosso sistema imune, conhecido também como sistema imunológico ou imunitário, e o seu aperfeiçoamento.

Dito isso, entende-se que essas colônias habitem o nosso corpo desde os nossos primeiros momentos de vida.

Em resumo, o que ocorre é que a partir desse encontro com o mundo exterior, o nosso organismo consegue diferenciar os seres transmissores de doenças e infecções daqueles que não nos fazem mal.


ELA PRODUZ NEUROTRANSMISSORES

Por sua vez, a microbiota intestinal, uma das mais importantes quando tratamos desse tema, produz neurotransmissores. O que têm ajudado diretamente os estudos relacionados à neurociência e às doenças psíquicas.

Entre eles, destacamos aqui a acetilcolina, a adrenalina, a dopamina e a serotonina. Sendo todos eles importantíssimos para a garantia de nossa saúde física e emocional. Não é impressionante?


ELA PODE AJUDAR A TRATAR QUADROS COMO AUTISMO

Relacionado ao item anterior, cabe comentar que mais recentemente foi identificado também que pessoas com autismo apresentavam uma microbiota intestinal diferente dos demais, sendo menos diversificada.

Logo, espera-se que a identificação das bactérias ausentes nessas colônias possa contribuir para um possível tratamento. Sendo assim, isto seria revolucionário para a ciência.


ELA CONTRIBUI PARA O TRATAMENTO DA OBESIDADE

Por fim, a mesma ainda contribui para o tratamento de problemas relacionados ao sobrepeso e a obesidade.

Isso porque a microbiota intestinal está diretamente relacionada com a absorção de nutrientes, contribuindo para que o nosso organismo possa funcionar normalmente.

Um desequilíbrio aqui, por outro lado, pode acarretar, entre outras coisas, em um metabolismo mais lento, dificultando a queima de calorias.

Dito isso, estudar o que é a microbiota e os seus efeitos no corpo humano é um importante objeto do campo da saúde, existindo muitos outros tópicos para serem explorados.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário