O SONO E O MAGNÉSIO – ENTENDA A RELAÇÃO

Ainda que o estresse advindo da correria do dia a dia possa afetar a qualidade do sono, sabe-se que a carência de magnésio também pode provocar esse problema.

Isso porque esse nutriente está envolvido no processo de regulação de uma série de hormônios responsáveis por propiciar uma sensação de relaxamento ao cérebro. Já a deficiência do mineral pode gerar ansiedade.

Com o intuito de falar mais sobre o assunto, explicamos a relação entre o consumo de magnésio e o sono. Mostramos os benefícios desse mineral e por que ele é indicado para pessoas insones. Aproveite a leitura!

A RELAÇÃO ENTRE O SONO E O MAGNÉSIO

Estudos já confirmaram a relação entre o sono e esse mineral. De fato, a deficiência dele pode causar uma série de transtornos que podem levar à insônia.

Resultado de imagem para magnésio e sono

Nesse sentido, temos que níveis inadequados dessa substância levam ao aumento da produção de cortisol. Esse hormônio é o principal responsável pelos sintomas do estresse.

Ademais, o magnésio em níveis insuficientes também pode levar a picos maiores de ansiedade.

Essas duas condições dificultam em muito o relaxamento necessário a uma boa noite de sono.

Assim, o estresse e a ansiedade são dois dos elementos que mais podem contribuir para o quadro de insônia.

Por sua vez, o conjunto de todos esses elementos pode levar à depressão ou agravar os sintomas dessa doença.

Além de propiciar a redução do estresse e da ansiedade, o consumo de alimentos ricos em magnésio pode ainda aumentar o tempo de sono.

Afora isso, esse nutriente possibilita noites ininterruptas de sono, além de facilitar o adormecimento.

Outra função desse mineral é evitar que os sinais emitidos pelo cálcio e o glutamato cheguem até os receptores nervosos e causem excitação em excesso.

Dessa forma, o consumo do magnésio ajuda na regulação da excitação, o que facilita ainda mais o relaxamento físico e mental.

COMO UTILIZAR O MAGNÉSIO PARA MELHORAR O SONO?

AJUSTANDO A DIETA

Antes de qualquer coisa, é preciso que se inclua na dieta alimentos que sejam fontes desse nutriente.

Resultado de imagem para magnésio

Entre esses alimentos, podemos indicar o espinafre, o chocolate amargo e a alcachofra.

Alguns peixes também são fontes ricas desse mineral, tais como a cavala e o salmão.

Frutas como a banana, o abacate e o figo também são indicadas como fontes do nutriente.

APLICANDO MAGNÉSIO SOBRE A PELE

Esse mineral também pode ser absorvido por meio de produtos de uso tópico. Entre esses produtos podemos indicar o óleo de magnésio e os sais de Epsom.

Essa substância pode ser aplicada sobre a pele durante o banho, o que pode proporcionar uma profunda sensação de relaxamento.

Já o óleo feito a partir do mineral pode ser passado sobre a pele seca. O ideal é que se massageie a pele suavemente.

SUPLEMENTOS

Ainda que os alimentos ricos nesse nutriente sejam importantes para manter a boa qualidade do sono, nem sempre eles são suficientes.

Isso porque o sistema digestivo tem muita dificuldade em absorver o mineral. Para que se tenha uma ideia, do total de magnésio ingerido, no máximo 50% é de fato absorvido pelo organismo.

Leia também: SUPLEMENTOS INTELIGENTES – MAGNÉSIO

Para suprir essa falta, o mais recomendado é fazer o uso dos suplementos. Esses produtos contêm uma alta concentração da substância, o que propicia a quantidade adequada de nutrientes.

BOAS NOITES DE SONO COM O MAGNÉSIO

À vista do que foi dito, podemos concluir que esse nutriente é fundamental para que se possa ter uma noite de sono reparadora.

De fato, o magnésio pode evitar a agitação proveniente do estresse e da ansiedade, proporcionando uma maior sensação de relaxamento.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário