PANC’s – PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS

Você sabia que muitas plantas consideradas daninhas fazem parte das plantas alimentícias não convencionais (PANC’s)? Essas mesmas plantas têm um potencial nutritivo muito grande. No entanto, são pouco conhecidas. Mesmo quando nascem no seu quintal, nos terrenos baldios ou nos pés das calçadas.

Atualmente, estima-se que exista mais de dez mil espécies de plantas com potencial alimentício no Brasil. Contudo, por não serem conhecidas pelas pessoas, acabam não sendo exploradas.

Desse modo, a grande massa de pessoas acaba optando por plantas e legumes convencionais estrangeiros. Dentre eles estão o tomate, o pimentão e o alface que não são naturalmente plantas brasileiras. Que tal buscar os nutrientes encontrados nas plantas alimentícias não convencionais brasileiras? 

O QUE SÃO PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS – PANC’s?

A denominação de plantas alimentícias não convencionais, ou PANC’s, foi criada pelo biólogo Valdely Kinupp. Se refere a plantas comestíveis que surgem de forma espontânea nos mais inesperados lugares.

panc's

Plantas que não são cultivadas e nem plantadas pelas pessoas, de modo que, geralmente, são vistas como ervas daninhas. Assim, acabam não sendo consumidas por falta de conhecimento e até de costume. Entretanto, as mesmas possuem uma vasta quantidade de nutrientes e sabores.

Contudo, mesmo que boa parte das pessoas ainda as vejam como daninhas e não as utilizem para temperos ou saladas, as PANC’s já estão sendo bastante utilizadas por grandes chefes em seus pratos.

Listamos algumas das plantas alimentícias não convencionais, pois saber identificá-las é o primeiro passo para consumi-las.

PANC’s

FEIJÃO-BORBOLETA

Seu nome científico é Clitoria ternatea, e se trata de uma trepadeira em que é possível consumir tanto suas flores quanto suas folhas.

feijão-borboleta panc's

Seu consumo pode se dar em saladas, em sucos e ainda é possível utilizá-lo como corante natural.

CAPUCHINHA

Seu nome científico é Tropaeolum majus e se trata de uma PANC totalmente comestível: folhas, sementes, flores e ramos.

Resultado de imagem para capuchinha

Seu consumo pode se dar de forma cozida ou mesmo crua, inclusive seu sabor é bastante parecido com o de rúcula e o de agrião.

A capuchinha ainda tem uma característica peculiar, pois é uma planta com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. 

AZEDINHA

Seu nome científico é Rumex acetosa e é uma PANC cujo nome popular já a caracteriza bastante, pois seu sabor é um tanto quando “azedinho”.

Resultado de imagem para azedinha panc's

Seu consumo pode se dar em saladas cruas, em sucos, refogado ou ainda em molhos e omeletes.

Leia também: PLANTAS MEDICINAIS – VAMOS CONHECER UM POUCO?

PEIXINHO

Seu nome científico é Stachys byzantina é uma PANC cujo nome popular a caracteriza bastante, pois ao consumi-la é possível lembrar-se do gosto de peixe.

Resultado de imagem para peixinho panc's

Seu consumo pode se dar de forma empanada e fritas, onde suas folhas ficam bastante crocantes e saborosas.

PANC’s

AMOR-PERFEITO

Seu nome científico é Viola x wittrockiana e se trata de uma das plantas alimentícias não convencionais mais conhecidas, ou seja, facilmente identificadas, bastante comuns nos canteiros em todo o território nacional.

Resultado de imagem para amor perfeito panc's

Seu consumo pode se dar de forma tanto cozida quanto crua, podendo ser utiliza, desse modo, em saladas, sopas, geleias e até mesmo bebidas (sucos, etc.).

DENTE-DE-LEÃO

Seu nome científico é Taraxacum officinale e se trata, também, de uma das PANC’s bastante conhecidas e presentes tanto em terrenos baldios como em agrícolas.

Resultado de imagem para dente de leão panc's

Seu consumo, especificamente de suas folhas, pode se dar de forma cozida, crua, salteadas ou empanas. 

O dente-de-leão, ainda tem uma característica peculiar, pois é uma planta com fonte de cálcio e vitamina C.

MAJOR-GOMES

Seu nome científico é talinum paniculatum e é encontrada em todo o território nacional, é bastante conhecida por todos como uma planta daninha.

Resultado de imagem para major gomes panc

O consumo de suas folhas pode ser tanto de forma crua ou cozida, já as suas sementes podem ser usadas em pães ou para empanar.

O major-gomes, ainda tem uma característica peculiar, pois é uma planta com alta fonte de cálcio e potássio.

FICA LIGADO!!!

Essas são apenas algumas das plantas alimentícias não convencionais, além das mencionadas ainda temos tantas outras como saião, tagete, ora-pro-nóbis, taioba, etc.

Já que existe uma grande variedade não seria possível mencionar todas, mas é sempre bom relembrar que elas são ricas em nutrientes e algumas têm características peculiares que enriquecem ainda mais seu consumo.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário