PARA QUE SERVE O KEFIR? VAMOS DESCOBRIR!

O nome é estranho, ele é meio azedinho, mas está na moda. O Kefir virou um dos alimentos queridinhos das pessoas que gostam de se alimentar de forma mais saudável. Mas, afinal, para que serve o Kefir?

O Kefir é uma bebida fermentada, feita tradicionalmente através do leite da cabra ou de vaca. Essa fermentação acontece por meio da adição de “sementes” de Kefir ao leite. Nesse caso, “sementes” quer dizer leveduras e bactérias de ácido láctico que se parecem com couve-flor.

E o melhor: podemos cultivar esse alimento saudável e indispensável na nossa própria casa. Por ser um alimento tão extraordinário, resolvemos preparar esse artigo para que você conheça para que serve o kefir e seus benefícios.

Não deixe de conferir e boa leitura!

PARA QUE SERVE O KEFIR?

BENEFÍCIO 1 – DIMINUI PROBLEMAS ESTOMACAIS

Kefir e problemas estomacais

O Kefir auxilia na redução da acidez do estômago em excesso. Por isso, o Kefir se traduz em um excelente alimento para pessoas que tenham problema de refluxo, gastrite, úlcera, dentre outros problemas relacionados.

BENEFÍCIO 2 – É UM PROBIÓTICO MAIS FORTE QUE O IOGURTE

Os probióticos são microrganismos que oferecem benefícios para a saúde quando são ingeridos. Sendo assim, esses microrganismos podem beneficiar a saúde de várias formas, incluindo o controle de peso, melhorando a digestão e a saúde mental.

para que serve o kefir

Quando falamos de dieta, o iogurte é considerado o alimento mais probiótico que existe. Porém, essa informação está errada. Na verdade, o Kefir é uma fonte ainda mais potente desse ativo.

As sementes do Kefir contam com diversidade maior de leveduras e bactérias. Isso faz com que ele seja uma excelente fonte de probióticos bastante diversificada e rica.

Alguns outros produtos lácteos fermentados, não são fabricados com uma quantidade numerosa de estirpes. Inclusive, tem alguns que não possuem nem sequer leveduras.

Leia também: VEGANOS PODEM CONSUMIR KEFIR?

PARA QUE SERVE O KEFIR?

BENEFÍCIO 3 – PREVINE PROBLEMAS HEPÁTICOS

fígado

O Kefir tem uma função fundamental no que se refere ao controle da produção da bílis pelo fígado. Além disso, o Kefir também é recomendado como coadjuvante em casos relacionados a hepatite.

BENEFÍCIO 4 – PROPRIEDADES ANTIBACTERIANAS POTENTES

Tem alguns probióticos no Kefir que funcionam como ativos para combater infecções. Nesses probióticos, está incluso o Lactobacillus kefiri, um probiótico exclusivo do Kefir. Esse probiótico pode inibir o crescimento de diversas bactérias, incluindo Helicobacter, Salmonella e E. coli.

Além desse probiótico, há no Kefir um carboidrato chamado Kefiran que também tem propriedades para inibir o crescimento de bactérias.

BENEFÍCIO 5 – PREVINE PROBLEMAS INTESTINAIS

intestino

No Kefir existem várias bactérias amigas e leveduras que atuam para enfrentar crises de colite de várias formas. Fora as crises de colite, ele também atua para enfrentar outras patologias que estejam relacionadas ao cólon e ao ataque de bactérias que são prejudiciais ao organismo.

Leia também: FOCO NO INTESTINO – O SEGUNDO CÉREBRO

Por conta disso, o Kefir se torna um grande aliado para combater diarreias, inflamações ou outras constipações intestinais.

PARA QUE SERVE O KEFIR?

BENEFÍCIO 6 – AUXILIA NA PROTEÇÃO CONTRA O CÂNCER

Sabemos que o câncer é uma das doenças que mais matam pessoas no mundo. Ele ocorre quando alguma célula anormal no nosso corpo cresce de forma descontrolada, isto é, como um tumor.

câncer

E onde entra o Kefir nisso? Bem, o Kefir é um probiótico. E os probióticos que existem em produtos lácteos fermentados ajudam a inibir o crescimento desses tumores. Sendo assim, a formação de elementos carcinogênicos é reduzida.

Por isso, o recomendado é que você esteja sempre colocando na sua alimentação produtos lácteos fermentados. E o Kefir, como percebemos, é uma excelente escolha.

BENEFÍCIO 7 – AUXILIA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS ARTICULARES

Na composição do Kefir existe cálcio. Sendo assim, ele previne problemas articulares. Por isso, o Kefir é excelente para combater osteoporose, osteopenia e reumatismo. Essas doenças são caracterizadas pela deterioração do tecido ósseo.

para que serve o kefir

Para melhorar a saúde dos ossos e retardar o aparecimento dessas doenças, é importante garantir uma alimentação rica em cálcio. E mais uma vez o Kefir faz um excelente trabalho com relação a isso.

Primeiramente, o Kefir contém cálcio, como dito anteriormente. Porém, além do cálcio, o Kefir também conta com a vitamina K2, que desempenha um papel central no metabolismo do cálcio. Ter uma suplementação com esses elementos podem diminuir o risco de fraturas em até 81%.

BENEFÍCIO 8 – AJUDA A COMBATER PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

Essa é outra propriedade interessante do Kefir. Ele melhora as crises de bronquite, asma e previne contra a tuberculose. Essas doenças acontecem em pessoas que possuem o sistema imunológico mais sensível. Por conta disso, ficam mais propensas a pegar esse tipo de doença.

pulmões

Vale ressaltar ainda que essas doenças são provenientes de reações alérgicas. Essas, por sua vez, são causadas por alguma reação inflamatória contra substâncias que estão no ambiente e são inofensivas.

Consumindo o Kefir de forma regular, você pode controlar esse tipo de doença.

PARA QUE SERVE O KEFIR?

BENEFÍCIO 9 – POSSUI BENEFÍCIOS MUSCULARES

Se você quer ter um bom rendimento físico, ingerir o Kefir pode contribuir para tal ação. Isso porque o Kefir é um alimento rico em proteínas. As proteínas são os agentes essenciais para a construção muscular.

muscular

Além disso, as proteínas auxiliam na potencialização da absorção de glicose pelas células musculares. E isso, aliado com elas serem excelentes agentes para a construção muscular, faz com que o rendimento físico seja ainda melhor.

BENEFÍCIO 10 – AJUDA A EMAGRECER

Assim como o Kefir auxilia na construção de músculos, ele também é um ótimo aliado para quem quer perder uns quilinhos. Isso acontece por causa de vários outros benefícios que citamos ao longo do artigo.

Afinal, o Kefir é um regenerador da microbiota. Sendo assim, ele auxilia na digestão, ajudando a metabolizar as gorduras e retirar as toxinas do nosso corpo. Fora isso, o Kefir é rico em proteínas. Isso faz com que o metabolismo do nosso corpo seja acelerado.

kefir e emagrecimento

É um excelente alimento e possui um baixo teor calórico. Ele também aumenta os fluídos corporais, auxiliando a retirar as gorduras e toxinas. Porém, vale lembrar que apenas o Kefir não fará você emagrecer. Como explicamos, ele é apenas um complemento para que você consiga realizar esse processo.

Apesar de possuir diversos benefícios e favorecer no emagrecimento, apenas o Kefir não fará você chegar no corpo dos seus sonhos. Por isso, se você quer mesmo emagrecer, inclua o Kefir na sua alimentação, mas não deixe de ter os cuidados essenciais.

E que cuidados são esses? Praticar atividade física com frequência e ter uma alimentação balanceada e rica em todos os nutrientes que o nosso corpo precisa.

BENEFÍCIO 11 – AUXILIA NO COMBATE AOS PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS

problemas circulatórios

O último benefício do Kefir, porém não menos importante, é que ele previne problemas circulatórios. Isso significa que ele estimula a circulação do sangue, ajuda a regular a pressão das artérias, favorece o bom funcionamento do coração. Além disso, ele também auxilia no combate ao colesterol ruim.
Espero que você tenha entendido quais são os benefícios do Kefir e para que ele serve. Não deixe de inclui-lo na sua alimentação para aproveitar todos os benefícios desse superalimento.

PARA QUE SERVE O KEFIR?

Agora você já sabe responder! O que está esperando para incluir este superalimento em sua dieta?

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

RecebaNovidades

4 comentários em “PARA QUE SERVE O KEFIR? VAMOS DESCOBRIR!”

    • Bom dia, Maria. A BioLogicus não trabalha com doações de colônias de Kefir de leite. Mas Você pode encontrar em redes sociais como Facebook e/ou Instagram, grupos de pessoas que fazem doação.

Deixe um comentário