PRISÃO DE VENTRE? O KEFIR PODE AJUDAR

Prisão de ventre?

Sim, o que Kefir pode ser um forte aliado no combate!

Quer descobrir como?

Vem Comigo GIF by Nah Cardoso - Find & Share on GIPHY

O QUE É PRISÃO DE VENTRE?

Também conhecida como constipação intestinal, é uma doença provocada principalmente pelo consumo insuficiente de fibras, porém, outros aspectos também são importantes para manter um bom funcionamento intestinal, evitando essa e outras doenças de origem gastrointestinal, segundo o Ministério da Saúde.

A GERAÇÃO QUE SOFRE PARA IR AO BANHEIRO

Segundo dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FGB), cerca de 20% dos brasileiros sofrem com a prisão de ventre. Assim também ainda segundo a FGB, a maioria das pessoas afetadas por este problema são mulheres acima de 50 anos.

prisão de ventre

Contudo, a prisão de ventre é um alerta para homens e mulheres. Principalmente porque a tendência é piorar com a idade, tendo em vista que os músculos intestinais perdem um pouco da força para empurrar as fezes.

prisão de ventre

Nos dias atuais, a prisão de ventre é mais comum do que se imagina. Sendo assim, como qualquer mau funcionamento, ela pode gerar várias consequências, garante o gastroenterologista Flávio Quilici, professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no interior de São Paulo:

“As consequências vão desde perda de concentração até alterações de humor”

QUAIS SÃO AS CAUSAS MAIS COMUNS DA PRISÃO DE VENTRE?

  • Uso indiscriminado de antibióticos e outras medicações;
  • Má alimentação (alimentos industrializados, cheios de conservantes, acidulantes, entres outros);
  • Ingestão deficiente de água;
  • Falta de exercícios físicos regulares;

Claro que existem inúmeros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da prisão de ventre. Contudo, decidimos listar essas quatro, como forma de alerta ao leitor. Sendo assim, esperamos que vocês possam dar uma atenção maior ao seu dia a dia e ao funcionamento do seu intestino.

KEFIR PODE SER UM FORTE ALIADO NO COMBATE À PRISÃO DE VENTRE

Segundo o ministério da saúde, a forte tendência de consumo de alimentos industrializados pode agravar bem como prejudicar o consumo diário de fibras. Os alimentos industrializados são, em sua grande maioria, processados. O processamento acaba retirando alguns nutrientes do alimento, sendo as fibras, um deles. 

As fibras também podem ser chamadas de prebióticosSua ingestão estimula a manutenção da microbiota intestinal saudável do nosso organismo.

Leia também: PREBIÓTICOS E A MICROBIOTA INTESTINAL

Elas auxiliam na produção do bolo fecal e em parceria com a água, as bactérias benéficas da nossa microbiota e as atividades físicas regulares, são responsáveis por estimular a atividade muscular intestinal.

É muito importante estar atento aos alimentos que estamos ingerindo.

Como parceiro nesta empreitada, o Kefir surge como um forte aliado. Em sua composição, o Kefir possui microrganismos do bem. Por sua vez, quando ingeridos regularmente, auxiliam no equilíbrio da nossa microbiota intestinal saudável. Esses microrganismos do bem, também são conhecidos como probióticos.

Por sua vez, o consumo de probióticos, faz parte do guia de prevenção e tratamento de constipação, da Fundação Espanhola do Aparelho Digestivo. Para reforçar esta recomendação, o cirurgião do aparelho digestivo Marcelo Rodrigues Borba, do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo afirma que:

“Esse conjunto de microrganismos vivos normaliza a microbiota intestinal e aumenta a absorção de água dentro do intestino grosso, o que leva a um aumento do bolo fecal”.

É possível encontrar probióticos em vários alimentos hoje em dia, iogurtes, leite fermentado, sachê, bem como no Kefir, que se diferencia dos demais pela sua diversidade de microrganismos.

Saiba mais: 6 ALIMENTOS PROBIÓTICOS PODEROSOS

ATENÇÃO!!!

Esteja em alerta quando o assunto for sem trânsito intestinal. Nosso intestino diz muito sobre a nossa saúde. Não é à toa que ele é considerado por muitos especialistas como o segundo cérebro.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

8 comentários em “PRISÃO DE VENTRE? O KEFIR PODE AJUDAR”

  1. Olá! Escrevo com a esperança de que possam me ajudar. Estou apaixonada pelo kefir, tenho feito e consumido há uns meses, mas tenho notado o seguinte “desarranjo”: no meu caso, tomando o kefir em jejum, diariamente, percebo que minhas fezes se tornam mais secas e passo a evacuar menos. No caso de uma amiga q mora comigo, que tem histórico de intestino preso, ela chega a não ir “aos pés”, se toma regularmente o kefir (consumimos de leite). Acho estranho, porque ele é recomendado até mesmo para soltar o intestino, não é? Já experimentei com o de 12h e onde 24h de fermentação e acontece mais ou menos o mesmo. O que fazer?? GRATA pela possibilidade de uma resposta e tomara que isso possa ser revertido, porque estou amando tanto cuidar da colônia qto consumir. Percebo minha imunidade melhor. Acho até que estou me liberando da rinite. Help!!

    • Bom dia, Marisa! Que tal começar a consumir frutas junto com o Kefir pela manhã? É de suma importância o consumo de frutas e fibras de uma forma geral para que o Kefir mostre sua eficiência em nosso organismo.

  2. Bom se é pra ingerir fibras e frutas etc então ele não é tão assim como se fala , eu tmb não melhorou em nada na minha ida ao banho , triste isso , porém vai se fazer oque né .

    • Bom dia, Renata! O Kefir é uma auxiliador quando o assunto é imunidade, prisão de ventre, entre outros. Tudo que ocorre em nossa saúde é multifatorial, logo, pra ter uma resposta significativa, não basta apenas tomar Kefir, é necessário sim, melhorar a ingestão de fibras pois elas servem de alimentos para os microrganismos presentes na matriz do Kefir. Além disso, se puder adicionar exercícios físicos regulares, também vai somar para que o Kefir mostre uma eficiência ainda mais relevante. Lembre-se sempre… tudo que acontece com nossa saúde é multifatorial, Kefir é um superalimento, um forte aliado quando o assunto é equilíbrio. Forte abraço!

    • Bom dia, Betania! Tente acrescentar mais fibras à sua alimentação, frutas, legumes, vegetais. Assim também beba água e se puder acrescente algumas atividades físicas durante a semana. Kefir é um aliado forte, mas os microrganismos presente nele precisam de alimentos como fibras para que ele exerça seu papel com mais eficiência. Forte abraço!

Deixe um comentário