QUIABO – ALIADO NO COMBATE À DIABETES

O quiabo é um legume conhecido por suas propriedades extremamente benéficas para a saúde. De fato, este alimento é rico em vitaminas, minerais e água, além de ser uma fonte de fibras.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é que esse legume também pode ajudar no controle da diabetes. Atualmente, já se sabe que a composição desse alimento permite o controle efetivo do índice glicêmico.

Resultado de imagem para QUIABO

Uma receita muita indicada é conhecida como água de quiabo. Com o intuito de falar mais sobre ela, apresentamos um conteúdo inteiramente dedicado ao assunto. Aproveite a leitura!

AS PROPRIEDADES DO QUIABO

Antes de entender os benefícios da mistura desse legume com a água, é preciso entender por que ele pode ser útil no controle e prevenção da diabetes.

Antes de qualquer coisa, devemos chamar atenção para o fato de que esse alimento realmente pode fazer a diferença no controle dos níveis de açúcar no organismo.

Isso se deve ao fato de ele ser uma rica fonte de fibras. Esse nutriente em grandes quantidades, por sua vez, diminui a absorção de carboidratos pelo corpo.

As fibras desse legume estão concentradas principalmente na mucilagem do legume, também conhecida como “baba”.

Ademais, o quiabo tem propriedades diuréticas que reduzem a concentração de líquidos no corpo. Esse efeito também ajuda no controle dos índices glicêmicos.

Além disso, esse alimento é muito nutritivo, visto que contém vitamina A e C, além de ser um poderoso antioxidante.

Leia também: FIBRAS ALIMENTARES – CONHEÇA ALGUMAS

A ÁGUA DE QUIABO

Essa receita foi inventada por um grupo de jovens estudantes mineiros. Inicialmente, o legume foi testado em animais. 

Resultado de imagem para ÁGUA DE QUIABO

Nesses experimentos, verificou-se uma redução considerável dos índices glicêmicos das cobaias.

A partir de então, os jovens testaram os efeitos da mucilagem em humanos, obtendo resultados muito satisfatórios.

Em seguida, procuraram desenvolver um modo de tornar possível o consumo do quiabo mais simples, de modo a beneficiar o maior número de pessoas.

Foi então que surgiu a ideia da solução que mistura a água com a “baba” do legume. De fato, é muito simples fazer essa receita. Para isso, basta seguir os passos a seguir:

  • Corte dois quiabos ao meio;
  • Coloque-os em um copo cheio de água, sem as pontas;
  • Aguarde até que a mucilagem saia por completo do quiabo.

Pode-se também colocar os legumes cortados em outros líquidos, como no suco de limão.

CURA DIABETES?

No entanto, é necessário fazer uma ressalva no que concerne ao consumo dessa solução.

Isso porque há relatos de pessoas que abandonam por completo o uso da medicação para controle da diabetes e passam a tomar apenas a mucilagem com água.

É necessário ressaltar que, embora seja muito efetiva no controle da glicemia, essa solução não substitui a medicação receitada por um médico.

Antes, ela pode ser um complemento tratamento estipulado por um profissional qualificado.

Ademais, é preciso que se tenha em mente que a diabetes não tem cura, podendo apenas ser controlada.

Nesse sentido, a água de quiabo serviria para controlar a glicemia de modo a evitar os sintomas inconvenientes da doença.

Esse alimento pode ainda favorecer a manutenção de uma dieta saudável, o que é fundamental para o controle da diabetes. Além de poder ser consumido com a água, ele também pode ser acrescentado a muitas outras receitas.

Resultado de imagem para QUIABO

UMA RECEITA SIMPLES E MUITO RECOMENDADA PARA DIABÉTICOS

Assim, podemos dizer que essa solução é muito recomendada para pessoas com diabetes, haja vista que pode diminuir os índices glicêmicos de maneira significativa.

De fato, a água de quiabo é feita a partir da mucilagem do legume, o qual é rico em fibras. Esses nutrientes, por sua vez, diminuem a absorção de carboidratos pelo organismo.

E você, já tinha conhecimento de todos os benefícios que esse legume pode proporcionar para pessoas com diabetes? Comente!

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário