SACIEDADE – ALIMENTOS QUE CONTRIBUEM

Vamos falar um pouco sobre saciedade?

Você sabia que a seleção dos alimentos também influencia no seu apetite? Algumas categorias conseguem saciar por mais tempo. Sendo assim, o intervalo entre uma refeição e outra aumenta. Então, fazendo a escolha correta, sua vontade de comer toda hora vai ficar no passado.

PROTEÍNA – SACIEDADE

NÃO É SÓ CARNE!!!

Além das carnes em geral, a proteína é encontrada nas leguminosas (feijão, lentilha bem como grão-de-bico), em ovos, leite e derivados e nas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas).

Resultado de imagem para proteína

Assim, a proteína atua produzindo maior estímulo hormonal, fazendo com que a sensação de saciedade dure por mais tempo.

FIBRA – SACIA

COLOCA MAIS QUE ESTÁ POUCO!

Quando falamos em saciedade, as fibras são excelentes aliadas na missão de não comer mais que o necessário.

Resultado de imagem para fibras saciedade

Então, frutas inteiras, hortaliças, leguminosas, verduras e cereais integrais são os itens que não podem faltar na sua vida.

GORDURAS

Há gorduras e gorduras, né mores?

Resultado de imagem para gorduras boas

As gorduras provenientes de fontes animais bem como vegetais têm, basicamente, função energética. As mais conhecidas estão presentes em óleos, azeite de oliva, castanhas, carnas vermelhas, peixe e leite integral, por exemplo, promovem saciedade.

Leia também: MASTIGAÇÃO – IMPORTANTE NO PROCESSO DIGESTIVO

POR QUE OS ULTRAPROCESSADOS NÃO AJUDAM NA SACIEDADE?

São vários fatores que fazem dos alimentos ultraprocessados inimigos do seu apetite e, claro, da sua saúde. São aquelas comidas excessivamente industrializadas, cheias de sabor, aditivos, assim também sal ou açúcar em excesso, atraentes e fáceis de comer. Como salsichas, biscoitos, geleias prontas, barrinhas de cereal, sorvetes, chocolates, molhos prontos e macarrão instantâneo, entre outros.

Resultado de imagem para alimentos ultraprocessados saciedade

Geralmente, na tentativa de “matar” a fome e sem tempo para cozinhar, nossa tendência é a busca por alimentos processados e ultraprocessados, que são de fácil acesso e que atendam nossa necessidade daquele momento.

Acontece que esses atributos são uma grande armadilha para os mecanismos de saciedade do seu corpo. Segundo o “Guia Alimentar da População Brasileira”, os ultraprocessados “enganam” os dispositivos que o organismo dispõe para regular o balanço de calorias.

Isso significa que as calorias que provêm de alimentos ultraprocessados são subestimadas pelo organismo, fazendo com que a mensagem de saciedade demore a chegar. Como consequência, vamos comendo além do necessário sem nem perceber.

E vale lembrar ainda que esses alimentos são pobres em nutrientes de verdade e ricos em sódio, aditivos químicos, açúcares, gorduras e tantos outros componentes que só prejudicam a sua saúde.  Então, para resistir e decidir por boas escolhas nos momentos de maior indisposição, planeje sua alimentação diariamente.

NÃO ESQUEÇA A MASTIGAÇÃO

Resultado de imagem para mastigação gif

Não é novidade que uma boa digestão começa pela boca. A mastigação é uma forte aliada no quesito saciedade. Além de ser bem mais prazeroso, comer devagar permite que você usufrua ainda mais dos sabores e texturas do alimentos.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

2 comentários em “SACIEDADE – ALIMENTOS QUE CONTRIBUEM”

Deixe um comentário