SARAMPO – ENTENDA OS PERIGOS

O sarampo é uma doença de infecção muito grave, cuja origem é de um vírus e pode ser uma condição fatal. Portanto, é uma doença que deve ser levada a sério e ao sentir os sintomas um médico deve ser consultado. 

A transmissão do sarampo acontece no momento em que a pessoa que possui a doença, fala, tosse, respira e espirra próximo de uma outra pessoa. 

A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacina. 

Os principais sintomas dessa doença são os seguintes:

  • Irritação nos olhos;
  • Intenso mal-estar;
  • Tosse acompanhada de febre;
  • Nariz muito entupido e escorrendo.

Durante o período de 3 a 5 dias, outros sintomas e sinais poderão aparecer, como vermelhidão no rosto e também atrás das orelhas e, em seguida, poderão se espalhar pelo corpo todo. 

Após o aparecimento de manchas como essas, a febre poderá persistir e isso é um sinal de alerta que pode ser uma indicação da gravidade do problema. Principalmente nas crianças que não possuem mais de 5 anos de idade. 

SARAMPO: QUAIS SÃO OS PERIGOS DESTA DOENÇA?

Como já dito, o sarampo é uma doença muito grave e que poderá resultar em sequelas por toda vida de uma pessoa. Além disso, pode até mesmo causar mortes. 

Entretanto, a vacina é a única forma para que esse problema seja evitado.

Algumas complicações que possuem chances de acontecer em certas fases da vida. 

O PERIGO DO SARAMPO PARA AS CRIANÇAS

Há alguns perigos na vida de uma criança com sarampo. Dessa maneira, assim como qualquer outra doença, necessita de muito cuidado. 

Resultado de imagem para sarampo

ENCEFALITE AGUDA

1 em cada 1000 crianças acabam desenvolvendo esse tipo de complicação e 10% desse público morrem devido a essa complicação. 

PNEUMONIA

É estimado que 1 em cada 20 crianças que possuem o sarampo podem desenvolver pneumonia. Esta é a causa mais comum de morte por sarampo em crianças de pouca idade. 

MORTE

1 a 3 em cada 1000 crianças que estão doentes de sarampo podem morrer devido as complicações causadas por essa doença. 

OTITE MÉDIA AGUDA

Também conhecida como infecções de ouvido, a otite média aguda acontece a cada 1 em 10 crianças com sarampo e poderá ter resultado da perda auditiva de forma permanente. 

PERIGO DO SARAMPO PARA ADULTOS

Já os adultos que não tratam o sarampo e sofrem com essa doença, acabam sendo prejudicados com a pneumonia. Portanto, é necessário procurar ajuda médica em casos como estes. 

Leia também: ÁGUA – QUANTO PRECISAMOS TOMAR POR DIA?

PERIGO PARA GESTANTE

Alguns problemas podem acontecer com mulheres grávidas que possuem sarampo.

A mulher que está na idade fértil, de 10 a 49 anos, que não é vacinada antes de se engravidar poderá apresentar o parto prematuro e o bebê poderá nascer com peso baixo. 

É fundamental que a vacinação ocorra antes da gestação, já que a vacina é contraindicada durante o período da gravidez. 

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO PARA QUEM POSSUI ESSA DOENÇA?

Não há um tratamento específico para quem tem sarampo, já que os remédios irão ser usados para ajudar na redução do desconforto causado pelos sinais dessa doença. 

Não é autorizado o uso de algum medicamento sem que haja a indicação de um médio, sendo assim, é importante procurar por um serviço próximo que proporcione saúde, em casos onde os sintomas acima estão acontecendo. 

A PREVENÇÃO DO SARAMPO: V A C I N A Ç Ã O

vacina

Por mais que não haja um tratamento específico, o sarampo é uma doença que pode ser prevenida por vacina.

Os critérios onde a indicação da vacina acontece são revisados de forma periódica pelo Ministério da Saúde e diversas características são levadas em conta para que isso seja possível de acontecer. 

Por isso é fundamental prestar atenção nos sinais dessa doença e não deixar de tomar a vacina. 

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário