SAÚDE MENTAL – HÁBITOS QUE AJUDAM A MELHORAR

Saúde mental, antes de mais nada, independentemente da situação que você estiver passando em sua vida, lembre-se:

Você nunca está sozinho!

Embora os trabalhos relacionados à saúde mental se intensifiquem no mês de setembro, onde ocorre campanha de conscientização para auxiliar as pessoas e ajudar aqueles que possuem doenças psicológicas que acabam por terminar em depressão profunda ou suicídio, não é apenas no mês de setembro que devemos dar a devida importância ao equilíbrio mental.

O mês de setembro passou, outubro também… O TEMPO NÃO PARA! Mas, é necessário falar sobre saúde mental de maneira recorrente.

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Não apenas com o intuito de ajudar os portadores da doença, como também aqueles que não a possuem, visto que até nos dias de hoje, ainda existem pessoas que julgam doenças mentais como nada mais do que frescura.

Mas, para você que está interessado em saber, existe sim a oportunidade de mudar, a partir de algumas simples práticas.

No artigo de hoje vamos te apresentar alguns meios para melhorar a saúde mental. Você também é capaz e pode sim se dar muito orgulho, basta acreditar em si mesmo, pois nós, já acreditamos.

Então, boa leitura!

SAÚDE MENTAL – CONSCIENTIZAÇÃO

Setembro amarelo é um mês de conscientização em relação a uma das doenças que mais matam nos dias atuais, a depressão.

Esta que se alastra em grande parte por jovens de 15 anos até jovens adultos de 29 anos, também está sendo chamada por muitos de mal do século, visto tamanha sua periculosidade.

As doenças não apenas se iniciam por agentes externos, mas também por internos. Dessa maneira, estar psicologicamente doente faz com que percamos diversos pontos importantes dentro de nós mesmos, como a autoestima e o amor próprio.

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Esta campanha veio para conscientizar a todos aqueles que possuem ou não este tipo de doença, mostrando o quão fundamental é o apoio de cada um.

Às vezes, escutar faz toda a diferença na vida de alguém, e realmente pode salvar aquela pessoa. Estar à disposição não é apenas quando você precisar, mas sim quando todos estiverem buscando por ajuda. 

QUE BOM QUE O SETEMBRO AMARELO EXISTE, MAS É DE SUMA IMPORTÂNCIA A CONTINUIDADE DESSA CONSCIENTIZAÇÃO DURANTE O RESTO DO ANO.

ALGUNS HÁBITOS QUE PODEM AJUDAR NA SUA SAÚDE MENTAL

Abaixo vai uma lista de atividades que podem ajudar você a manter sua saúde mental.

Pratique ao menos um desses. É sempre importante tentarmos achar significado em nossas vidas e, mesmo que este não apareça tão cedo, equilíbrio na mesma. Sendo assim, estas atividades podem lhe auxiliar nisso ou, pelo menos, manter você atento à outras coisas do que pensamentos ruins.

DURMA BEM

Nenhuma noite de sono é perda de tempo, mas sim, o ganho efetivo do mesmo.

Nunca vamos render nem a metade de nossas capacidades com as mentes cansadas. Estresse, mal humor, indisposição bem como mente inquieta são sintomas comuns daqueles que dormem mal.

Leia também: A SAÚDE E A MICROBIOTA INTESTINAL

Então, procure buscar pela regularização do sono e, no horário definido, dê prioridade ao descanso.

PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS

Nunca subestime o poder da endorfina.

A atividade física é uma ótima maneira de aliviar todas as tensões e estresses mentais, evitando pensamentos depreciativos.

O exercício físico é apontando como um fator extremamente positivo no tratamento de ansiedade e depressão. Criar o hábito de alguma atividade física pode lhe ajudar, também, a estar mais dispostos a outras atividades.

PRATIQUE O FOCO EM SUA MENTE

Nada melhor que meditar ou praticar a atenção plena para trazer benefícios para nossa cognição.

mente sã

Se concentrar totalmente na ação presente pode ser o recurso que você tanto precisava. Geralmente, pessoas com doenças psicológicas, acabam por se sentirem incapazes de realizar algo e isso se deve muito a sua dispersão.

A partir do momento que você consegue se concentrar totalmente em algo, sua mente irá fluir melhor e você passará a abraçar de maneira mais positiva seus resultados.

UMA ÚLTIMA DICA

Queremos dizer novamente:

Você não está sozinho!

Esta não é uma lutar para se lutar você e apenas você mesmo, justamente por ser uma luta contra de você contra você.

A batalha não precisa ser lutada sozinha. Procure um profissional do ramo para lhe auxiliar a gerir seu estado mental. Se necessário, use medicamentos. Não importa o que seja, procure ajuda.

Você é especial, e seu lugar no mundo é merecido. Cada segundo da sua vida vale a pena. Você é importante para alguém sim, e esse alguém é você mesmo.

Nunca desista de lutar!

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