SISTEMA DIGESTIVO – SEU MELHOR AMIGO

O sistema digestivo também pode ser conhecido como sistema digestório ou gastro-intestinal (SGI). É uma das principais partes do corpo humano e o objetivo dele é o processamento alimentos.

Além de processar alimentos, o sistema digestivo também deve absorver os nutrientes. O que é essencial para a vida humana, pois permite o ótimo funcionamento do organismo. 

Se trata de um sistema cuja constituição é devido a vários órgãos, que agem em união com o propósito de executar as seguintes e principais atividades:

  • Fazer com que haja a digestão das proteínas, lipídios e dos carboidratos de alimentos e das bebidas que são consumidas;
  • Absorção dos micronutrientes e de fluidos;
  • Proporcionar uma barreira imunológica e física para os microrganismos indesejáveis, corpos estranhos e antígenos que são ingeridos com os alimentos.

Sendo assim, o sistema digestivo fica com a responsabilidade de regulação do metabolismo e do sistema imunológico. Dessa maneira, mantém o excelente funcionamento do corpo de uma pessoa.

Portanto, como pode ser percebido, é essencial para o organismo das pessoas, pois possui diversas funções para que o corpo mantenha o perfeito funcionamento e não haja problemas. 

Quer saber mais sobre o sistema digestivo? Fique atento a tudo que será informado nesse texto. 

SISTEMA DIGESTIVO – ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO DESSA PARTE DO ORGANISMO

Há alguns fatores, como a indigestão, azia e constipação que não são nem um pouco agradáveis, porém é certo que pelo uma dessas coisas poderá incomodar as pessoas em determinado momento da vida. 

Resultado de imagem para sistema digestorio

De forma geral, não há nenhum problema mais sério que esteja envolvido, porém aprender algumas estratégias tranquilas de remediar esses incômodos fazer muita diferença.

Lembre-se que ele é seu melhor amigo, desta forma, melhorar a digestão pode ser essencial. 

SAIBA UM POUCO MAIS!

DICAS PARA MELHORAR O SISTEMA DIGESTIVO

1 – Beba bastante água

Essa é uma forma de garantir que o sistema digestivo e a evacuação sejam eficientes. 

Nos períodos de calor, principalmente nos meses de verão é preciso tomar muito cuidado para não ficar sem consumir água. 

2 – Aposte nas atividades físicas

Seja uma pessoa que se movimenta, pois, a inatividade poderá resultar em problemas para o sistema digestivo. 

As atividades físicas de forma regular fazem com que os alimentos se desloquem pelo intestino com maior velocidade, além disso é uma ótima forma de fazer com que os sistemas do organismo tenham a sua resistência aumentada. 

3 – Consuma kiwi ou abacaxi

É essencial comer kiwi ou abacaxi após as refeições, pois auxilia o sistema digestivo, já que possuem enzimas que são benéficas nesse processo. 

Resultado de imagem para KIWI ABACAXI

A comida quando é temperada com hortelã ou alecrim, o consumo de alcachofra e agrião, algumas vezes, pode ser vantajoso. 

São alimentos que fazem os líquidos digestivos fluírem. 

O QUE INTERFERE NAS ATIVIDADES DO SISTEMA DIGESTIVO?

Alguns fatores podem fazer com que o sistema digestivo não aconteça da forma certa. 

  • Fator psicológico: a aparência, o sabor e o cheiro da comida são sensações que aumentam a produção de saliva e também de secreção do estômago e isso favorece a atividade muscular do SGI;
  • Quantidade e a composição do alimento consumido: as características de um alimento poderá influenciar, pois, alguns alimentos são mais lentos de serem digerido ou mais rápidos;
  • Processamento dos alimentos: a maneira como o alimento é consumido também poderá influenciar na digestão. 

Agora que você já sabe porque o sistema digestivo é seu melhor amigo, busque adotar estratégias para melhorá-lo e entenda porque essa parte do corpo humano pode executar suas funções de forma incorreta.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário