SISTEMA DIGESTÓRIO: SAIBA UM POUCO MAIS

Sistema digestório, você sabe a importância dele para nossa vida?

Para viver, crescer e manter o nosso organismo, precisamos consumir alimentos.

Mas o que acontece com os alimentos que ingerimos? Como os nutrientes dos alimentos, chegam às células do nosso corpo?

Para permanecer vivos, renovar continuamente as células, desenvolver o nosso corpo e manter as atividades vitais, necessitamos de alimentos, pois são eles que fornecem energia para o nosso corpo.

E aí, vamos conhecer um pouco mais sobre o sistema digestório?

Vamos nessa!

EXPLORANDO O SISTEMA DIGESTÓRIO

O processo digestivo começa quando você coloca um pedaço de comida na boca. Dessa maneira, sua saliva começa imediatamente a trabalhar quebrando aquele pedaço saboroso em elementos que o seu corpo pode utilizar.

Algumas bactérias são engolidas e mortas pelos ácidos do estômago. Outras podem proliferar e causar problemas como cáries bem como doenças da gengiva.

Não importa se você está comendo um bife, uma maçã ou uma fatia de pizza, toda comida ingerida segue o mesmo caminho através de seu sistema digestório, ou trato gastrointestinal (frequentemente chamado de TGI):

  • Boca;
  • Garganta (faringe);
  • Esôfago;
  • Estômago;
  • Intestino delgado;
  • Intestino grosso (ou cólon, o que inclui o reto);
  • Ânus.
sistema digestório

FUNÇÕES FUNDAMENTAIS DO SISTEMA DIGESTÓRIO

O TGI desempenha duas funções fundamentais:

  • Dividir o alimento para fornecer nutrientes ao corpo;
  • Prevenir que substâncias nocivas sejam absorvidas.

Quando você engole, o alimento se move através do seu sistema digestório por um processo chamado peristaltismo. Sendo assim, à medida que o alimento entra em contato com o trato gastrointestinal, músculos se contraem e o impulsionam para a frente, como uma espécie de onda no oceano. O esôfago transporta os alimentos da garganta para o estômago.

Assim, quando o alimento adentra o estômago, o ácido clorídrico e as enzimas digestivas quebram esse alimento em pequenas partículas. Células parietais, localizadas no revestimento do estômago, reagem à presença desses alimentos e secretam ácido para quebrá-los.

CURIOSIDADE!!!

O estômago produz uma média de 2 litros de ácido todos os dias.

FUNÇÕES FUNDAMENTAIS DO SISTEMA DIGESTÓRIO

Após o alimento ter sido pulverizado no estômago, ele é empurrado para dentro do intestino delgado, que mede aproximadamente 6 metros. Assim, o intestino delgado digere partículas de alimentos, extraindo nutrientes absorvidos pelo corpo.

Muito do que do que permanece após esse processo é um resíduo do corpo como um todo.

Depois disso, as partículas entram no cólon – o intestino de aproximadamente 2 metros. A água desses resíduos é absorvida, e o restante, a material fecal, é eliminada por movimentos intestinais através do reto e do ânus.

O CÓLON

O cólon é revestido por uma barreira mucosa, também chamada barreira epitelial. As células epiteliais, também conhecidas como colonócitos, são guardiãs do intestino. Uma barreira mucosa saudável impede o corpo de absorver organismos e toxinas nocivos.

Mas, se essa barreira for comprometida – por exemplo, o uso excessivo de antibióticos pode desgastar pontos na barreira – , os lugares enfraquecidos podem permitir que algumas coisas bastante desagradáveis adentrem sua corrente sanguínea e causem todos os tipos de estrago na sua saúde.

Leia também: MICRORGANISMOS E A NOSSA SAÚDE

Bilhões de locais de aderência nas células epiteliais do intestino oferecem lugares para que diferentes bactérias se prendam ao seu intestino.

As bactérias benéficas superam as bactérias nocivas ao competir por esses locais. Se os locais de aderência estiverem cheios, não haverá lugar para as bactérias nocivas “grudarem”.

FIQUE LIGADO!!!

A saúde geral depende do funcionamento saudável do seu sistema digestório. Ele não só absorve os nutrientes dos alimentos para nutrir o seu corpo, como também ajuda a protegê-lo das doenças.

REFERÊNCIAS:

O sistema digestório humano;

Probióticos para leigos – Dr. Shekhar K Challa, 2014.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

RecebaNovidades

Deixe um comentário