SONO: ESSENCIAL PARA SAÚDE

O bom sono é fundamental para a saúde, essencial para uma boa qualidade de vida. Sendo assim, ele deve ser tranquilo. O local onde se dorme deve ser escuro e silencioso para permitir um bom relaxamento. Se a pessoa tem sono agitado por problemas  emocionais, é aconselhável que trate desse tema. Assim também, a posição da cama também é importante.

O sono desempenha um papel essencial no sistema imunológico, no metabolismo, memória, bem como na aprendizagem, criatividade, atenção, entre outras coisas.

QUANTO TEMPO DEVEMOS DORMIR?

Dormir a quantidade adequada de horas é fundamental para qualquer pessoa, desde os recém-nascidos até os mais idosos. As recomendações ideais de horas sono por faixa etária são mostradas na abaixo, segundo um estudo da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos. Cada um deve saber depois de adulto quantas horas necessita para se recuperar e evitar viver estressado. Uma boa noite de sono faz o cérebro se recuperar e esquecer das pressões e obrigações. Enquanto dormimos, o organismo limpa nossas artérias das gorduras e açúcares e a pressão sanguínea diminui, reduzindo a possibilidade de sofrermos acidentes cardiovasculares.

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Dormindo também nos recuperamos das microlesões causadas durante as atividades físicas, fazendo nossos músculos descansarem. Se dormimos bem até nossa pele reflete isso, nos deixando livres de olheiras e, o melhor, nosso humor é beneficiado e nos livra de muitas discussões no dia a dia.

SAIBA MAIS!!!

O QUE FAZER PARA TER UM SONO SAUDÁVEL?

Cada um deve saber como dorme melhor, desde o tipo de colchão, travesseiro, com música ou sem música, mas existem algumas regrinhas que podem ajudar a melhorar:

1. Mantenha um horário fixo de dormir, na medida do possível.

2. Não durma com aparelhos eletrônicos no seu quarto.

3. Deixe o quarto na maior escuridão possível para que a melatonina possa ser liberada.

4. Não faça refeições muito pesadas pelo menos 3 horas antes de dormir.

5. Esqueça todos os problemas do dia, deixe-os fora do seu quarto.

6. Beba algo leve antes de dormir, tipo um chá calmante (camomila, valeriana), ou um Kefir de leite ou de frutas (especialmente o de uva), que possa ajudar a conciliar o sono.

Dormir bem fará toda a diferença a cada amanhecer. Que tenhamos bons sonhos!

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REFERÊNCIAS:

https://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/energiaebonsfluidos/ult602u84.shtml

https://asociacioneducar.com/national-sleep-foundation

https://clinicadeansiedad.com/soluciones-y-recursos/prevencion-de-la-ansiedad/sueno-y-ansiedad-recomendaciones-para-dormir-bien/

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