TEMPEH – BENEFÍCIOS PARA SAÚDE

Você já ouviu falar no tempeh? Não? Sem problemas, pois muitas pessoas ainda não conhecem este alimento e até estranham o nome quando o escutam pela primeira vez.

Mas este artigo foi totalmente preparado com o intuito de lhe informar um pouco mais sobre o tema e lhe dizer os maiores benefícios deste alimento, que é pouco conhecido, mas realmente pode fazer um bem enorme para saúde.

O QUE É O TEMPEH?

Tempeh é um alimento formado por soja, fermentado e preparado em diversos processos diferentes.

tempeh

Sendo assim, depois de feita a fermentação, os grãos passam a ser agrupados em algo como um cubo, parecendo com um cubo de queijo, usado no preparo de diversos pratos, sendo estes vegetarianos, ou até mesmo com carne.

Sua textura é seca, mas firme, e devido a sua capacidade de absorver líquidos, e o sabor de suas especiarias, ele pode ser utilizado na culinária, podendo ser assado, ensopado e o que mais se imaginar.

Além de sabor e textura, o tempeh tem benefícios que são exclusivos. Ele é considerado até mesmo um dos melhores substitutos da carne. Assim, mesmo as pessoas que não se consideram vegetariana/veganas podem usá-lo em diversos pratos saudáveis.

Vamos então ver quais os benefícios deste alimento:

AJUDA NO EQUILÍBRIO DE BACTÉRIAS NO INTESTINO

O tempeh ajuda a facilitar a digestão, além de torná-la mais eficiente, por meio de sua fermentação.

Além disso, ele produz a criação de probióticos. Esses são colônias de bactérias benéficas para combater infecções.

O equilíbrio das bactérias no sistema digestivo é fundamental. Dessa forma, o tempeh é recomendado, já que oferece uma grande variedade de probióticos.

Leia também: 6 ALIMENTOS PROBIÓTICOS PODEROSOS

TORNA O PROCESSO DIGESTIVO MAIS FÁCIL

A fibra é importante em nossa dieta, pois ela auxilia a digestão e regula os movimentos intestinais. Contudo, recentes pesquisas mostram que nós estamos longe do consumo correto.

O ruim é que o consumo incorreto de fibras acaba provocando gases, dores no estômago, ou até mesmo desconforto físico, que são causados devido a digestão de alimentos da forma inadequada.

FORNECE PROTEÍNAS IMPORTANTES PARA O CORPO

tempeh

As proteínas não deixam de ser um dos nutrientes mais importantes do corpo, que são responsáveis por diversas funções fundamentais.

Dentre essas funções, podemos citar:

  • Manter a função natural do cérebro e coração;
  • Produzir anticorpos;
  • Construir músculos.

Ainda há outras funções, mas escolhemos as principais.

Infelizmente, muitas pessoas optam por uma dieta que não fornece as proteínas necessárias. Certamente, é possível suprir essa deficiência com o tempeh, que fornece grandes quantidades do macronutriente.

AJUDA A REDUZIR OS NÍVEIS DE COLESTEROL

Você pode reduzir os níveis de colesterol antes que eles se tornem altos demais. Para isso, basta colocar o tempeh em sua dieta. Com o tempo, você verá a diferença nos níveis de colesterol.

Isso porque o alimento conta com isoflavonas, componente que reduz os níveis de colesterol no sangue, principalmente nos níveis de colesterol ruim (LDL).

FORTALECE OS OSSOS

Uma boa dieta contribui para o fortalecimento ósseo. Porém, podemos encontrar um mineral vital que todos precisam para manter os ossos saudáveis, o cálcio.

Precisamos consumi-lo todo dia, para que possamos prevenir a perda óssea, que levaria facilmente a fraturas.

REDUZ O RISCO DE CÂNCER

Nosso corpo é surpreendente, principalmente no processo de produção de novos vasos sanguíneos: a angiogênese.

Se este processo ficar fora de controle, os vasos sanguíneos podem começar a se desenvolver em áreas desnecessárias. Dessa forma, os tumores podem acabar recebendo sangue devido esses vasos fora do lugar.  

O que acaba ocasionando o crescimento dos tumores, tornando-se câncer.

Porém, um estudo de 2005 mostrou que a ingestão de tempeh contribui na redução de produção excessiva de vasos sanguíneos. Isso pode impedir o desenvolvimento de tumores perigosos.

O QUE VOCÊ ACHA DE USAR O TEMPEH EM SUA DIETA?

Como você viu, o tempeh é um dos melhores alimentos, e você também pode preparar na sua própria casa. Assim, não deixe de colocar este alimento tão saudável em sua rotina, para que você tenha esses e outros benefícios na sua saúde.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário