VERÃO E ALIMENTAÇÃO: O QUE RECOMENDAMOS?

Alimentação e verão precisam ficar bem alinhados para garantir uma boa saúde.

Sendo assim, que tal algumas dicas em relação a este assunto?

Então vamos lá!

ALIMENTAÇÃO E VERÃO

O verão é uma época incrível para aproveitarmos os dias de sol ao ar livre. Contudo, é preciso estar atento, também, à alimentação.

Quando a gente pensa em verão, logo vem à mente a saúde da pele bem como em manter uma boa forma para curtir as praias, piscinas, clubes, entre outros. Contudo, na estação mais quente do ano, é importante ficar atento com a alimentação. A alimentação é o segredo para passar o verão tranquilo, saudável e leve.

De acordo com a nutricionista Carolina Baliere, os alimentos mais recomendados para essa estação são aqueles que hidratam mais o corpo, tais como os chás, sucos de frutas, além do consumo de alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura e abóbora, por exemplo.

O apetite se modifica muito por conta das altas temperaturas e o corpo passa a pedir mais líquidos e minerais, que são eliminados constantemente através da transpiração. Os alimentos que estamos acostumados a comer em temperaturas mais amenas precisam ser substituídos por refeições mais leves, mas nem por isso menos nutritivas.

E aí? Vamos mudar os hábitos alimentares?

QUAIS ALIMENTOS DEVEMOS BUSCAR COM MAIS MAIS FREQUÊNCIA?

Antes de tudo, é interessante que a gente fracione as refeições. No verão, não conseguimos comer tanto como no inverno. Tendo em vista que no inverno o corpo pede mais calorias e carboidratos para se manter aquecido. Sendo assim, o ideal é fazer as refeições de 3 em 3h para garantir saciedade e nutrição ao longo do dia.

SUBSTITUIÇÕES SAUDÁVEIS

Os alimentos gordurosos, como as frituras, por exemplo, devem ser trocadas por gorduras do bem, encontradas no abacate, no coco, ovos, castanhas, linhaça e chia.

E que tal fazer uma substituição extraordinária do refrigerante e sucos prontos, por Kefir de Frutas e/ou sucos da fruta?

verão

CONSUMA ALIMENTOS EM SUA FORMA NATURAL

Verdura, legumes e frutas são melhores naturais, isto garante uma absorção completa dos nutrientes contidos nesses alimentos. Além disso, quanto mais refrescante for a alimentação, melhor.

Então, nada melhor para refrescar o paladar do que uma boa salada fresquinha, não é mesmo?

As mais comuns podem levar, tomate, pepino, folhas verdes. Contudo, algumas pessoas diversificam usando frutas também.

Leia também: SUCO VERDE COM KEFIR – RECEITA

FRUTAS

No verão é a melhor hora para consumi-las. Podemos ser generosos no consumo delas e buscar variações também. As frutas cítricas refrescam, imunizam o corpo e ainda é possível fazer sucos e refrescos com ela.

PREFIRA CARBOIDRATOS COMPLEXOS

Alimentos como batata doce, inhame e macaxeira, por exemplo, fornecem energia e mais nutriente do que os pães e torradas que são fontes de carboidratos simples. Esses alimentos vão ajudar a ter mais disposição para enfrentar a rotina diária.

EM HIPÓTESE ALGUMA SE ESQUEÇA…

BEBA ÁGUA!

verão

Manter o organismo hidratado é de extrema importância.

Todas essas informações não excluem o cuidado com a pele. É só um plus para manter tudo em equilíbrio.

ATIVIDADES FÍSICAS TAMBÉM SÃO IMPORTANTES

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a OMS, 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, já pode ajudar a manter o organismo mais equilibrado e saudável. As atividades físicas também são responsáveis por gerar ainda mais energia, prevenir as doenças cardiovasculares e fortalecer os ossos e músculos, garantindo qualidade de vida e longevidade.

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