VITAMINA D3 QUAIS OS BENEFÍCIOS?

A vitamina D3 é popularmente conhecida como a vitamina do sol. Isso porque ela é produzida pelo nosso organismo, a partir da exposição do mesmo a níveis adequados de luz solar.

Cientificamente ela é chamada de Colecalciferol. Um hormônio esteroide lipossolúvel (solúvel em gordura), que pode ser armazenado nas células adiposas (tecido formado de gordura) para uso futuro.

A deficiência da vitamina D3 no organismos, pode levar a uma série de complicações. Isso porque ela é responsável por controlar em torno de 270 genes, principalmente as células do sistema cardiovascular.

Além da exposição solar, é possível obter vitamina D3 a partir da alimentação e/ou de suplementos alimentares disponíveis no mercado.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA VITAMINA D3?

1. SAÚDE ÓSSEA

Vitamina d3 e saúde óssea

A vitamina D3 é oferece vários benefícios à saúde. Contudo, sua principal contribuição está relacionada ao desenvolvimento e manutenção dos ossos. Isso ocorre porque ela é capaz de estimular uma maior densidade óssea através da absorção do cálcio.

Pesquisas apontam que pessoas com deficiência de vitamina D3 chegam a aproveitar 30% menos do cálcio proveniente da dieta. Dessa maneira, a vitamina D3 garante um crescimento saudável para crianças e evita o aparecimento da osteoporose em adultos e idosos.

2. BENEFÍCIOS PARA O CORAÇÃO E DEMAIS MÚSCULOS

Vitamina D3 e saúde muscular

Além dos ossos, a vitamina do sol também protege o corpo contra a fraqueza muscular. Isso porque ela promove a absorção de cálcio no sangue, que consequentemente é levado para todas as partes do corpo.
Sabe-se que tanto o cálcio, quanto o fósforo, são substâncias reguladas pela vitamina D3.

Por sua vez, esses minerais têm um papel importante na contração muscular. Isso vale para qualquer tipo de músculo, inclusive o coração.

A deficiência de vitamina no organismo, acarreta um maior risco de quedas e fraturas, devido a fraqueza muscular.

Quanto ao coração, a vitamina tem influência direta no controle das contrações do músculo cardíaco, que por sua vez são necessárias para bombear o sangue para o corpo.

Pesquisas apontam que pessoas com níveis de vitamina D3 equilibrada possuem as paredes das artérias menos rígidas, isso permite um relaxamento maior dos vasos sanguíneos e isso influencia na produção da renina. Principal hormônio regulador da pressão arterial.

A falta da vitamina D3, pode levar ao acúmulo de cálcio nas artérias. Isso favorece o risco de formação de placas, e consequentemente, aumenta o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

3. FORTALECE IMUNIDADE

Vitamina D3 e imunidade

Sabe os linfócitos? Eles são um tipo de célula de defesa do nosso organismo. Também conhecidos como glóbulos brancos. Essas células possuem receptores para vitamina D3. Dessa maneira, o equilíbrio dos níveis de vitamina D3 no organismo, colabora para o fortalecimento do sistema de defesa e auxilia na prevenção de doenças.

4. REDUZ O RISCO DE DIABETES

vitamina d3 e diabetes

Estudos indicam que a vitamina D3 age de forma positiva na produção de insulina. Dessa maneira, faz com que o organismo processe melhor o açúcar ingerido.

Um estudo realizado pelo Institute of Child Health da Inglaterra acompanhou 10.000 crianças finlandesas desde o nascimento e observou que aquelas que receberam regularmente suplementos da vitamina tiveram 90% menos chances de desenvolver diabetes tipo 1.

A diabetes tipo 1 ocorre quando não há insulina suficiente para metabolizar o açúcar no organismo.

Quer saber mais sobre os tipos de diabetes?

A Sociedade Brasileira de Diabetes explica!

5. SAÚDE HORMONAL

Vitamina D3 e saúde hormonal

Sua saúde hormonal está diretamente ligada aos níveis de vitamina D3 no seu organismo. Pois, ela estimula a produção de estrogênio nas mulheres e testosterona nos homens.

Sabe-se que oscilações hormonais estão diretamente ligadas ao humor. Nas mulheres, as oscilações hormonais são bem mais visíveis no período de TPM.

Manter a vitamina D3 equilibrada irá atenuar os sintomas que a TPM pode causar. Sua deficiência também pode levar a quadros mais graves como a depressão.

6. AUXILIA NA PERDA DE PESO

Vitamina D3 e perda de peso

Estudos mostram que um nível equilibrado de vitamina D3 no organismo, está associado a capacidade do corpo em queimar gordura. Sendo assim. a vitamina diminui a capacidade de armazenamento de gordura no organismo.

Além disso, também evita a fome excessiva e aqueles desejos repentinos por determinadas comidas, principalmente doces. Isso porque, a presença de vitamina D3 no organismo, proporciona uma maior absorção de nutrientes como cálcio e fósforo, pelo intestino. Dessa maneira, promove também, a saúde da microbiota intestinal.

Intestino saudável, corpo saudável!

7. CÂNCER

Vitamina D3 e Câncer

A vitamina D3 participa da diferenciação das células. Isto quer dizer que ela ajuda a manter as células da pele como células da pele, as células cardíacas como células cardíacas, entre outras.

Por sua vez, o câncer pode ser definido como células anormais que se dividem incontrolavelmente e destroem o tecido do corpo.

Sendo assim, a vitamina D3 evita que as células do organismo se tornem cancerosas. Além de também promover a autodestruição das mesmas.

8. DIMINUI OS RISCOS DURANTE A GRAVIDEZ

Vitamina D3 e gravidez

Já mencionamos que a vitamina D3 inflencia no fortalecimento do sistema imunológico.

Durante a gravidez, o sistema imunológico da mulher requer uma força ainda maior.

No primeiro trimestre, a falta de vitamina D3 pode levar a abortos. Já no final da gestação, a falta dessa vitamina pode causar pré-eclâmpsia. Doença na qual a gestante desenvolve hipertensão arterial.

Já mencionamos também que a vitamina D3 é responsável pela produção da renina, principal hormônio que regula a pressão arterial.

Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition feita com mais de 1000 gestantes, observou que quando a mulher ingere a vitamina D3 os riscos do bebê desenvolver problemas respiratórios diminuem.

Outro estudo feito pela Universidade da Carolina do Sul, dos Estados Unidos, com 500 gestantes observou que o suplemento de vitamina D3 previne problemas como diabetes gestacional, parto prematuro e infecções.

COMO OBTER VITAMINA D3?

  • Exposição solar;
  • Alimentação;
  • Suplementação por cápsulas.

EXPOSIÇÃO SOLAR

Recomenda-se a exposição solar de 15 a 20 min diariamente. Contudo, vale salientar que a quantidade de vitamina absorvida é proporcional a quantidade de pele exposta. É recomendado tomar sol no início da manhã ou no fim da tarde. Pois, nesses horários os raios de sol são menos intensos.

É importante lembrar que não é necessário o uso de protetor solar durante essa exposição diária e consciente, pois o protetor inibe a absorção da vitamina pelo organismo.

As janelas também atrapalham a absorção da vitamina. Tendo em vista que os raios ultravioletas do tipo B (UVB), capazes de ativar a síntese da vitamina, não conseguem atravessar vidros.

ATENÇÃO!!!

A exposição ao sol de maneira irresponsável pode acarretar câncer de pele. Sendo assim, o uso do protetor solar é de suma importância neste sentido.

A exposição ao sol de maneira recomendada, irá proporcionar ao indivíduo cerca de 10 mil unidade de vitamina D3.

A exposição ao sol já confere ao indivíduo quantidades significativas da vitamina. Dessa maneira, se faz necessária a análise da necessidade do indivíduo por um profissional de saúde, para saber se será preciso uma alimentação rica em vitamina D3 ou suplementação da mesma.

ALIMENTAÇÃO

A maioria das fontes de vitamina D3 são de origem animal porque as fontes vegetais não conseguem sintetizar a vitamina da maneira como os alimentos provenientes de animais.

  • Atum;
  • Sardinha;
  • Ovo;
  • Carne bovina;
  • Ostras;
  • Suco de laranja.

É importante salientar que alimentos de origem animal são bastante ricos em gordura saturada. Quando ingeridos em grandes quantidades este lipídio sofre o processo de oxidação e há o risco do aparecimento de placas que podem inflamar as artérias sanguíneas, levando a doença vascular que pode comprometer o coração, os rins, bem como o cérebro a longo prazo.

Dessa maneira, é importantíssimo o equilíbrio dos níveis de vitamina D3 vir através da exposição, consciente, ao sol.

SUPLEMENTAÇÃO POR CÁPSULAS

A suplementação com vitamina D3 por meio das cápsulas, pode ocorrer em caso de carência da substância, bem como para o tratamento de algumas doenças. A falta desse nutriente é constatada por meio de exames de sangue.

É importante ter a orientação médica para que seja administrada essas doses extras de vitamina D3.

A suplementação por cápsulas também pode ajudar a quem vive na correria diária.

Muitas vezes não conseguem tempo para fazer a exposição consciente ao sol, nem tampouco uma alimentação balanceada rica em vitamina D3.

Com as cápsulas em mãos, a carência dessa vitamina será evitada. Um vez que você pode carregar as cápsulas dentro da bolsa.

Uma das formas de apresentação em cápsulas da vitamina D3 existente no mercado é o suplemento Kefir Real Vitamina D3 e Cálcio. Um suplemento inteligente que além da vitamina D3 e do mineral cálcio, traz consigo os benefícios contidos no Kefir.

Kefir Real e vitamina D3

Quer saber mais sobre suplementos inteligentes à base de Kefir? Leia também: SUPLEMENTOS INTELIGENTES: MAGNÉSIO.

FIQUE LIGADO!!!

O excesso por meio dos suplementos sem a orientação médica pode ser muito perigoso. Pois, há o risco de ocorrer a elevação da concentração de cálcio no sangue e isso pode provocar a calcificação de vários tecidos, sendo que os mais afetados são os rins, que podem chegar a perder sua função.

Seja consciente com sua saúde!

Além do acompanhamento médico, para quem faz suplementação com vitamina D3, é importante se hidratar e manter uma alimentação balanceada.

A hidratação é importante em todos os momentos. Contudo, é sempre bom reiterar a importância da água para o bom funcionamento do nosso organismo.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!

Deixe um comentário