VOCÊ SABE O QUE ESTÁ CONSUMINDO?

Comer ou se alimentar? O que você pensa quando procura seus alimentos? Matar sua fome? Saiba que a alimentação correta é capaz de prevenir enfermidades e melhorar nosso bem estar de forma permanente. Comer de tudo um pouco não significa comer saudável.

Nessa série de artigos, Vamos abordar alguns tipos de comidas que são vendidas e até apresentadas como saudáveis, porém são responsáveis por deixar você doente.

A primeira delas são os Embutidos, ou as chamadas carnes processadas (salsichas, linguiças, fiambre, peito de peru, etc).

Esses produtos não são tão saudáveis quanto se crê. O Centro Internacional de Investigação sobre o Câncer (CRIC) advertiu em 2015 do risco cancerígeno que implica em comer carne vermelha processada, especialmente produtos defumados, curados ou salgados. Segundo  esse órgão, as pessoas que consomem embutidos de forma rotineira correm um risco real de sofrer um tumor de cólon.

O que tem nos embutidos? Sal, corantes, aditivos químicos, açúcar, temperos artificiais, gordura saturada. São baixos em quantidade de nutrientes, ricos em calorias, possuem muito sódio, sendo problemático para hipertensos, além de causarem retenção de líquidos. Ricos em gordura saturado, causam entupimento das artérias e aumentam o colesterol LDL.

Para a conservação de sua cor, intensificação  dos aromas, dando aparência de fresco, utilizam-se nitratos e nitritos, que se transformam em nitrosaminas, substâncias carcinogênicas.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS), relaciona o  aumento do consumo de embutidos com o risco de câncer de intestino.

Se você quiser saber mais sobre isso, procure conhecer os lugares onde se fabricam essas carnes processadas. Você, literalmente, terá nojo de consumir esse tipo de produto. Podem vir muito bem embalados mas eles não te darão a saúde que buscas. Prefira alimentos confiáveis, que você sabe a origem e o tipo de no processo. Quanto menos processado o alimento, melhor pra seu organismo. Frutas, legumes e verduras cultivados sem agrotóxicos, preparados em casa, até mesmo fermentados, são as melhores opções de comida de verdade.

Se ainda assim, seus níveis de minerais e vitaminas não estiverem adequados,, principalmente para enfrentar os “novos vírus” com um sistema imunológico robusto, adicione suplementos alimentares, incluindo probióticos e prebióticos. 

Lembre-se que “você é o que os seus microrganismos absorvem”. 

Referências:

https://habitualmente.com/como-saber-si-comes-bien/

https://www.healthychildren.org/Spanish/ages-stages/gradeschool/nutrition/Paginas/Making-Healthy-Food-Choices.aspx

https://www.google.com.br/amp/s/www.lanueva.com/nota/2015-10-27-1-12-0-el-peligro-de-los-fiambres-y-embutidos/amp

https://misionesonline.net/2017/09/07/cuales-los-efectos-del-consumo-embutidos-la-salud/

Deixe um comentário